Planejar ações de marketing imobiliário disruptivas é essencial para atingir o novo comprador de imóveis. Quer se inspirar e conhecer como as empresas e profissionais imobiliários estão fazendo isso? Então confira esse post.

Planejar estratégias de marketing imobiliário não é algo simples.

É preciso pensar no público-alvo/persona, no objetivo a ser alcançado, nas vantagens competitivas do empreendimento e tantas outras variáveis.

Tudo isso para chamar a atenção de um comprador de imóveis cada vez mais consciente e insatisfeito com ações de marketing imobiliário comuns.

Dessa forma, para obter sucesso, as empresas e profissionais imobiliários estão tendo que “sair da caixa” para realizar ações realmente impactantes.

A boa notícia é que alguns corretores, imobiliárias e construtoras já estão fazendo isso e você pode se inspirar para colher resultados semelhantes.

Portanto, se você veio em busca de conhecer algumas ações sensacionais para inspiração, preciso te dizer que está no lugar certo.

Nesse post você verá as seguintes ações de marketing imobiliário:

Ações de Marketing Imobiliário

1 – Autoridade (Cyrela)

O ano era o de 2012 e o mercado imobiliário sofria uma desacelaração drástica se comparada ao “boom” dos anos anteriores.

Diante desse cenário, muitos compradores ficaram inseguros sobre o retorno dos seus investimentos em imóveis.

Foi por isso que, pensando resgatar a confiança dos investidores, a Cyrela criou o Cyrela Invest, um “programa” com dicas e conteúdos de Ricardo Amorim sobre o mercado imobiliário.

O uso do Ricardo Amorim, um dos principais economistas e especialistas em mercado imobiliário do Brasil, fez com que a Cyrela ativasse um dos mais eficazes gatilhos mentais: a autoridade.

Já pensou o quão relevante é uma das maiores autoridades do mercado falando para os consumidores que ainda é seguro investir em imóveis?

Veja o vídeo e entenda um pouco mais da ação:

2 – Personalização (Carvalho Hosken)

A Carvalho Hosken realizou, no ano de 2012, uma estratégia de personalização sensacional.

A ação consistiu em customizar o apartamento decorado das visitas que fossem agendadas pelo Facebook.

Dessa forma, assim que o visitante chegava no decorado, se deparava com suas próprias fotos e outras coisas relacionadas aos seus gostos.

A ideia foi exatamente de acordo com o comportamento do consumidor. Segundo estudos da Accenture, 75% das pessoas prefere comprar de empresas que oferecem personalização e exclusividade.

Por esse motivo, a ação comprovou sua eficiência: 28% das visitas realizadas foram convertidas em vendas, além de que 48% das pessoas compartilharam sua experiência no Facebook.

Conheça um pouco mais da ação:

3 – Economia Compartilhada (Souza Gomes)

Você, provavelmente, já ouviu falar economia compartilhada, correto?

Caso ainda não, saiba que é uma das principais tendências da atualidade e consiste, basicamente, no compartilhamento de recursos humanos, físicos ou intelectuais.

Sabe o Uber e o Airbnb? Pronto! São exemplos claros do consumo compartilhado.

Pensando em seguir esse fenômeno mundial, a Souza Gomes Imóveis criou, em 2012, a sua biblioteca compartilhada com o intuito de incentivar a leitura.

Em um primeiro momento, só quem tinha acesso aos livros eram os colaboradores. Porém, agora com uma nova sede, um novo espaço para a biblioteca e 475 livros disponíveis, os clientes também podem consultar os títulos desejados no site e depois pegá-los por empréstimo.

Essa iniciativa, por mais que pareça não ter “nada a ver” com as ações imobiliárias que estamos acostumados a ver, é sensacional porque contribui com a formação dos colaboradores e dos clientes da imobiliária.

Ou seja, a Souza Gomes está contribuindo para um mundo melhor e isso gera muito valor na mente do consumidor.

Biblioteca Souza Gomes - Ações de Marketing Imobiliário

4 – Marketing de Conteúdo (Infinity Imobiliária)

Infinity Imobiliária se intitula como a imobiliária mais disruptiva do mercado e isso faz todo sentido.

Utilizando estratégias de marketing de conteúdo, a Infinity vem criando, através de diversos materiais, um guia completo sobre a cidade de Torres (RS).

Ou seja, em vez de falar apenas sobre o que os produtos vendidos oferecem, a imobiliária foca em mostrar os benefícios e características da cidade.

Um exemplo claro de que educar e atrair o interesse do potencial comprador de imóveis é uma excelente estratégia.

Para entender melhor o que eu estou falando, basta acessar o blog deles, pesquisar a hashtag #descubratorres ou dar uma olhada em um dos conteúdos:

5 – Realidade Aumentada (Rossi)

A realidade aumentada nada mais é do que uma mistura do real com o virtual. Ou seja, a inserção de objetos virtuais no mundo real.

Dois exemplos bem claros dessa tecnologia são os filtros do Instagram e Snapchat e o jogo Pokemon Go.

Imagem do Jogo - Pokemon Go

Pensando em explorar essa inteligência, Rossi, em 2010, inovou e realizou a maior ação de realidade aumentada do mundo.

A ação consistiu na instalação de uma “lona” que ao ser lida apresentava a fachada do empreendimento que ia ser construído no local. Sensacional, não!?

Veja o vídeo da ação e entenda melhor:

6 – Storytelling (Humberto Lobo)

A Humberto Lobo tinha o projeto para lançar um empreendimento em um bairro de Maceió: o Gruta de Lourdes.

Porém, havia um problema. Apesar de se tratar de um bairro nobre, o local convivia com moradores desmotivados e tristes com os descasos urbanos que vinham ocorrendo.

Para sanar esse problema, a construtora lançou uma campanha denominada como “A Gruta Ama Você”.

A ação consistiu em captar depoimentos de pessoas que moravam no local há um tempo, reviver histórias do bairro, revitalizar o local, instalar novas lixeiras e até proporcionar uma nova praça aos moradores.

Um caso puro de Storytelling. Ou seja, criou-se uma narrativa/história para estreitar a relação entre a marca e o consumidor sem a necessidade de fazer a venda direta.

Veja o vídeo que detalha a ação:

7 – Viralização (Aguazul)

Quem nunca ouviu falar do case da “Luiza do Canadá”, não é mesmo?

O comercial da construtora Aguazul para o empreendimento Boulevard Saint Germain ficou famoso devido a uma simples frase: “Menos a Luiza que está no Canadá”.

Na propaganda, o colunista Gerardo Rabello convida toda sua família, menos a Luiza que está no Canadá, para “assinar embaixo”e indicar o empreendimento para os futuros moradores.

Para ter uma ideia do “eco” gerado, veja alguns “resultados” da campanha:

  • A hashtag #LuizaEstaNoCanada foi ao primeiro lugar no trending topics;
  • O vídeo hoje conta com 875 mil visualizações (ouso a dizer que o comercial imobiliário com mais visualizações);
  • Criou-se páginas e eventos esperando a Luiza retornar do canadá;
  • Diversos memes foram criados no estilo “Todo mundo sabe de algo, menos a Luiza que está no Canadá”.

Esse grande repercussão na web foi o que configurou um caso claro de viralização.

Muito embora existam técnicas de viralização, acredita-se que esse não foi o caso.

Afinal, segundo o Gerardo, pai da “Luiza do Canadá”, os produtores do comercial pediram para ele falar a célebre frase devido a família ser bem conhecida na região e, por isso, a falta da Luiza seria sentida.

Veja o comercial e entenda melhor o motivo da viralização:

8 – Influenciadores Digitais (Rossi)

O novo comportamento do consumidor trouxe uma realidade diferente para a publicidade.

Hoje, para atingir o público, não é suficiente você só falar que o produto é bom e pronto. 

Foi diante deste cenário que surgiu uma ótima opção para as marcas promoverem seus produtos: a utilização de influenciadores digitais.

Rossi entendeu isso e, em 2013, lançou uma campanha com o canal do Youtube Porta dos Fundos que na época estava em amplo crescimento.

No vídeo, um casal chega até o stand de vendas e fecha a compra de um imóvel de forma bem engraçada.

Veja o vídeo:

9 – Referência (MRV)

É impossível falar de aluguel e não lembrar do seu barriga cobrando o seu madruga, não é mesmo?

Pegando isso como referência, MRV decidiu criar a campanha #EuOdeioPagarAluguel com o lema “Com tanta facilidade, até o Seu Madruga vai sair do aluguel”.

Para endossar a campanha, a construtora mostra as desvantagens de morar em um imóvel alugado e os benefícios de adquirir um imóvel próprio. Tudo isso através de estudos, depoimentos e gráficos.

Vale a pena conferir: #EuOdeioPagarAluguel

Eu Odeio Pagar Aluguel (MRV) - Ações de Marketing Imobiliário

Se inspirou? Espero que nesse momento sua cabeça esteja “fervendo” de novas ideias para ações de marketing imobiliário.

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Postado por Gabriel Passos

Especialista em Marketing Digital com certificações no Google, Hubspot, Goobec, Rock Content, Resultados Digitais e Agência Mestre, além de mais de 10 anos de experiência em Marketing Imobiliário.