O WhatsApp é o aplicativo mais popular do mundo e não pode ficar de fora da sua estratégia. Quer saber como vender imóveis pelo WhatsApp? Então continue comigo nesse guia completo.

Você sabia que o WhatsApp é o aplicativo mais popular do mundo?

Com bilhões de usuários ativos em todo o planeta, a rede social promoveu uma verdadeira revolução na nossa comunicação.

O que antes você tinha que pagar para enviar uma simples mensagem de texto, agora é possível com apenas acesso à internet.

Diante de toda essa popularidade, transformação e funcionalidades, o WhatsApp logo se tornou um forte canal dentro das estratégias de marketing imobiliário.

Atualmente, é bem comum vermos empresas e profissionais imobiliários usando o aplicativo para promover seus imóveis e estreitar a relação com seus potenciais e atuais clientes.

Porém, o que muitos ainda não sabem é a forma correta de como fazer isso.

Quer saber como se relacionar e vender imóveis no WhatsApp de forma eficaz? Então, continue comigo neste post.

Aqui você aprenderá:

O que é o WhatsApp?

O WhatsApp é o maior aplicativo de mensagens instantâneas do mundo.

Para se ter uma ideia, são mais de 2 bilhões de usuário ativos por mês em todo o mundo e, no Brasil, 98% das pessoas que usam smartphone possuem WhatsApp.

Todos esses números impressionantes mostram claramente a inovação que o aplicativo trouxe na forma de nos comunicarmos.

No mercado imobiliário, é cada vez mais comum vermos sites imobiliários com opções de conversas pelo WhatsApp, conversas do chat online sendo finalizadas lá e até potenciais clientes que exigem o contato pela plataforma.

Como se não bastasse tudo isso, o WhatsApp ainda oferece uma série de funcionalidades e formatos. Através dele você consegue:

  • Enviar mensagens de texto;
  • Mandar áudios;
  • Enviar imagens;
  • Enviar vídeos;
  • Fazer o envio de documentos;
  • Realizar ligações;
  • Fazer transmissões de vídeo em tempo real,
  • Compartilhar localização em tempo real;
  • Enviar e receber dinheiro.

Diante desse cenário positivo, as empresas imobiliárias e corretores de imóveis passaram a colocar o WhatsApp Marketing dentro de suas estratégias como forma de vender e se relacionar.

Por que usar o WhatsApp na sua Estratégia de Marketing Imobiliário?

Além do contexto favorável comentado acima, existem outras vantagens de se colocar o WhatsApp na sua estratégia de marketing imobiliário. As principais delas são:

  • Contato Direto: Através do WhatsApp você conversa de forma direta, rápida e privada com seus atuais e potenciais clientes. Isso confere uma maior proximidade na comunicação e no relacionamento com eles.
  • Gratuidade: Apesar de ser constantemente envolvido em notícias de que será pago, o WhatsApp ainda é um aplicativo sem algoritmos, gratuito e, por isso, com excelente ROI (Retorno Sobre o Investimento).
  • Versatilidade: Conforme te falei no tópico anterior, através do aplicativo você consegue desde enviar simples mensagens de texto até fazer transmissões de vídeo em tempo real.
  • Alta Taxa de Abertura: Segundo a Digital Defynd, as mensagens no WhatsApp tem 70% de chances de serem abertas. É uma taxa de abertura muito maior do que qualquer outro canal.

Como vender imóveis pelo WhatsApp?

1 – Utilize o WhatsApp Business

O WhatsApp Business é um aplicativo do próprio WhatsApp que tem como objetivo facilitar a comunicação entre empresas e clientes/potenciais clientes.

Lançado no começo de 2018 apenas para Android e no início de 2019 para IOS, o aplicativo conta com ferramentas exclusivas que não fazem parte da “versão doméstica”.

Por esse motivo, negócios que não utilizam o WhatsApp Business estão desperdiçando um grande potencial de vender mais e estreitar o relacionamentos com a base.

WhatsApp Business - Como Vender Imóveis Pelo WhatsApp

Algumas das principais funcionalidades que você não pode deixar de usar são:

  • Mensagens Automáticas: As mensagens automáticas servem tanto para saudação quanto para períodos de ausência. Ou seja, sempre que alguém entrar em contato nesses momentos, uma mensagem personalizada será enviada automaticamente.
  • Mensagens Rápidas: As mensagens rápidas tem o intuito de tornar o seu atendimento mais rápido e produtivo. Com essa ferramenta, você pode salvar respostas para perguntas frequentes e enviá-las com apenas um clique.
  • Perfil Comercial: O perfil comercial é o seu cartão de visitas no WhatsApp Business e, por isso, precisa ser totalmente preenchido. Nele, é possível colocar as informações como: endereço, telefone, site, email, horários de atendimento e até o segmento de atuação.
  • Etiquetas: As etiquetas servem para organizar os seus contatos e conversas em categorias. Você pode, por exemplo, criar etiquetas para dividir os leads do “Empreendimento X” e do “Empreendimento Y”.
  • Estatísticas: As estatísticas nada mais são do que métricas simples para você analisar o seu desempenho no WhatsApp Business. Apesar de bem básico, é possível ver dados sobre as mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas.

2 – Faça um atendimento rápido, humanizado e qualificado

Você sabia que, de acordo com uma pesquisa da Velocify, falar com o lead no primeiro minuto após ele entrar em contato pode aumentar em até 400% a chance de conversão em venda?

Apesar desse ser um dado bem impactante, é ainda mais impressionante saber que o número cai de 400% para 36% após a primeira hora.

Isso tudo porque estamos na era da ansiedade e, ainda que o WhatsApp não tenha um caráter imediatista, as pessoas esperam por isso.

Portanto, se você deseja aumentar as chances de conversão e estreitar relacionamentos, precisa atender seu lead ou cliente o mais rápido possível.

Aqui, muito embora as mensagens automáticas do WhatsApp Business sirvam para dar uma saudação instantânea ou aviso rápido de possível ausência, nada substituirá a resolução das dúvidas dos leads imobiliários ou clientes.

E não basta apenas responder rápido, é preciso fazer isso de forma humanizada e qualificada.

Por isso, seja sempre cordial, educado, responda todas as perguntas e foque em resolver o problema do usuário.

3 – Faça uso de boas maneiras

O WhatsApp praticamente substituiu as interações por telefone ou SMS.

E é exatamente por esse motivo que você precisa ter ainda mais atenção na hora de se comunicar pelo aplicativo.

Se você é daquelas pessoas que enviam correntes, mandam áudios longos e se utilizam de outras práticas que detonam sua imagem, é hora de rever suas atitudes e mudá-las com o objetivo de gerar credibilidade e profissionalismo.

Para te ajudar, confira algumas dicas do que fazer e não fazer para ter sucesso na venda de imóveis pelo WhatsApp:

  • Primeira Conversa: Sempre que for conversar com alguém pela primeira vez, lembre-se que você ainda é um estranho para ela. Nesses momentos, sempre cumprimente a pessoa, se apresente, informe o motivo do contato, faça mais alguma explicação se for necessário e se despeça com um agradecimento.
  • Escrita: Devido as comunicações via WhatsApp serem quase 100% textuais, a escrita é um dos principais fatores que transmitem ou não credibilidade. Dessa forma, atente-se às regras gramaticais e à grafia correta das palavras.
  • Perfil: O perfil é o seu cartão de visitas. Por isso, escolha uma foto que demonstre profissionalismo, utilize o nome de forma simples com as iniciais maiúsculas e mantenha sempre as informações atualizadas.
  • Grupos: Jamais inclua pessoas em um grupo sem que elas tenham pedido. Antes de fazer isso, peça permissão ou envie um convite para que ela possa entrar por vontade própria.
  • Áudios: Evite ao máximo enviar áudios. Apesar de ser bastante cômodo para quem envia, dificulta a comunicação para quem recebe. Só envie áudio em último caso e com, no máximo, 40 segundos de duração.
  • Horário: Jamais envie informações comerciais fora do horário comercial. Apenas faça isso se você for solicitado pela própria pessoa e se for alguma urgência. Mesmo nesses casos, lembre-se de se desculpar pelo horário.
  • Correntes, Memes, Spam e Mensagens Suspeitas: Em hipótese nenhuma envie correntes, memes, spams ou mensagens suspeitas. Além de não ter nada a ver com o contexto, podem constranger ou aborrecer o outro.

4 – Utilize todos os recursos

O WhatsApp é um dos aplicativos/rede social que conta com o maior número de recursos possíveis.

Através dele, é possível desde enviar qualquer tipo de arquivo até fazer chamadas de vídeo ou compartilhar uma localização em tempo real.

Se formos parar para pensar, praticamente dá para conduzir toda uma negociação por meio do aplicativo.

O potencial cliente quer saber mais sobre o empreendimento? Você pode enviar fotos, textos, vídeos e até o book do empreendimento.

Ele decidiu marcar uma visita mas não sabe direito onde fica? Você pode mandar a localização para ele.

O lead visitou e decidiu virar cliente mas no fechamento do contrato ficou alguma documentação pendente? É possível fazer o envio por meio do aplicativo.

O fato é que o WhatsApp é cheio de funcionalidades para te ajudar, cabe a você utilizá-las da melhor maneira.

5 – Compartilhe conteúdos de qualidade

Você já ouviu falar que “na era digital, o conteúdo é rei”?

No WhatsApp, exatamente por se tratar de uma rede social, essa regra também se aplica.

Porém, é preciso sempre lembrar: o conteúdo precisa ser valioso, de qualidade e fazer sentido para quem vai receber.

Você viu alguma notícia sobre a diminuição da taxa de juros? Mande para o seu potencial cliente que está mais próximo de fechar a compra.

Viu outra notícia sobre um shopping, hospital, supermercado ou qualquer outro empreendimento que vai lançar e valorizar um dos seus imóveis? Também compartilhe com sua base.

Se você quiser ir além, é possível criar o seu próprio conteúdo, o que é ainda melhor do que compartilhar conteúdo de outros veículos de comunicação.

E não tem nada de difícil nisso, afinal você tem o principal: o conhecimento das principais dores dos seus clientes.

6 – Utilize as Listas de Transmissão

As listas de transmissão servem para você automatizar o envio de uma mesma mensagem para vários destinatários.

Já imaginou ter que ficar escrevendo, copiando e encaminhando a mesma mensagem para várias pessoas?

Fazer isso, além de improdutivo, ainda passa um sentimento que aquela mensagem não é “pessoal”, visto que aparece o aviso de “mensagem encaminhada”.

Como toda funcionalidade, as listas de transmissão possuem algumas limitações.

Só é possível mandar a mensagem para até 256 contatos por vez e, para que a mensagem chegue com sucesso, você precisa ter o contato das pessoas salvo na sua agenda, assim como elas precisam ter o seu.

É ainda importante ressaltar que máxima do tópico anterior também se aplica aqui: envie apenas conteúdos de qualidade e jamais faça spam.

Para criar uma lista de transmissão é bem simples. Basta ir em “lista de transmissão” no menu de conversas, depois em “nova lista”, escolher os usuários e enviar a mensagem desejada.

Lista de Transmissão - Como Vender Imóveis Pelo WhatsApp

7 – Faça uso do Status/Stories

Stories ou Status, como é chamado no WhatsApp, é uma funcionalidade que consiste em publicações que duram apenas 24 horas.

O recurso, que começou em 2011 com o Snapchat e se popularizou com o Instagram, é essencial para distribuir o seu conteúdo e divulgar os seus imóveis.

Isso porque o Status do WhatsApp oferece um alto alcance, tem uma seção no aplicativo só para ele e ainda facilita a interação.

Para criar conteúdo nessa funcionalidade, basta clicar na seção de “Status”, escolher a mensagem desejada (foto, vídeo ou texto) e enviar.

WhatsApp Status - Como Vender Imóveis Pelo WhatsApp

Bônus: Não use robôs de automação

Os robôs de automação nada mais são do que softwares que fazem disparos de mensagens em massa, sem limitação de destinatários e em pouquíssimo tempo.

À primeira vista parece ser uma ótima opção. Afinal, você escreve a mensagem uma vez, envia para quantas pessoas quiser e elas recebem em questão de segundos.

Porém, o que muitos não sabem é que o WhatsApp já baniu pelo menos 1,5 milhão de contas apenas no Brasil (no mundo foram 22 milhões), dentro de um período de um ano, por práticas como essa.

Aposto que você não quer que isso aconteça com você. Estou certo?

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Postado por Gabriel Passos

Especialista em Marketing Digital com certificações no Google, Hubspot, Goobec, Rock Content, Resultados Digitais e Agência Mestre, além de mais de 10 anos de experiência em Marketing Imobiliário.