É essencial utilizar as redes sociais no mercado imobiliário. Afinal, o seu cliente está lá. Confira agora um guia que mostra a importância e como ter sucesso nas 5 principais redes sociais.

É definitivamente impossível ignorar as redes sociais na sua estratégia de marketing imobiliário.

Afinal, estamos falando de um dos canais mais utilizados pelos usuários da internet.

Só para você ter uma noção, 53% dos habitantes do planeta possuem uma conta em alguma rede social.

Esse dado só nos traz uma conclusão: o seu cliente, sem dúvidas, está na redes sociais.

Porém, no meio desse cenário positivo, surgem as dúvidas: como impactar essas pessoas? Como vender meus imóveis nas redes sociais?

É sobre isso que irei falar nesse post.

Aqui, você aprenderá qual a importância e como ter sucesso nas cinco principais redes sociais do mundo. Vamos lá!?

Qual a Importância das Redes Sociais Para Corretores de Imóveis e Imobiliárias?

As redes sociais são essenciais na sua estratégia por um único motivo: o seu cliente está lá.

Falo isso porque, como vimos, mais da metade das pessoas do mundo estão em uma ou mais delas.

Além do mais, o Brasil é o 3º no ranking de países que passam mais tempo nelas.

Ou seja, o seu cliente não só está la como também passa grande parte do seu tempo nelas.

Atualmente, estima-se que existam mais de 250 redes sociais, mas isso não quer dizer que você precisa estar em todas elas.

Essa tentativa de “abraçar o mundo” vai fazer com que seus conteúdos percam relevância.

Por isso, a regra de ouro das redes sociais é estar presente apenas nas que seus potencias e atuais clientes estão.

Além disso, é fundamental criar um conteúdo rico e de qualidade que ajude o seu potencial consumidor a resolver uma dor/problema, e que o faça caminhar na jornada de compra.

Quais São e Como Usar as Principais Redes Sociais no Mercado Imobiliário?

Como eu disse, existem mais de 250 redes sociais.

Porém, as mais utilizadas pelos próprios usuários e, consequentemente, por profissionais e empresas imobiliárias são: Instagram, Facebook, WhatsApp, LinkedIn e YouTube.

Conheça agora um pouco sobre elas e como ter sucesso em cada uma.

Instagram

O Instagram é uma rede social online e gratuita de compartilhamento de imagens e vídeos que já conta com mais de 1,22 bilhões de usuários ativos em todo o mundo (mais de 99 milhões somente aqui no Brasil).

Apesar de ainda perder em número de usuários para o Facebook, Youtube e WhatsApp, o Instagram é a rede social com o maior engajamento de todas.

Ou seja, é a que as pessoas mais interagem.

Para ter bons resultados nessa rede social, contudo, não é simples.

É preciso seguir algumas das seguintes boas práticas:

  • Ter um perfil comercial;
  • Produzir conteúdos de qualidade;
  • Fazer anúncios imobiliários;
  • Analisar os concorrentes;
  • Usar o Stories;
  • Utilizar o IGTV;
  • Fazer Lives;
  • Usar Hashtags;
  • Interagir com os seguidores;
  • Analisar as métricas.

Saiba mais sobre o Instagram lendo os artigos: “Como Vender Imóveis Pelo Instagram” e “10 Perfis Inspiradores no Instagram.

Facebook

O Facebook é a maior rede social do mundo.

Para se ter uma ideia, a rede social conta mais de 2,85 bilhões de usuários ativos por mês em todo o mundo (mais de 130 milhões aqui no Brasil).

Através da plataforma, é possível criar uma página para o seu negócio, compartilhar conteúdos relevantes, conversar com seus potenciais clientes, fazer anúncios segmentados, participar de grupos e muito mais.

Confira algumas dicas e boas práticas para ter sucesso no Facebook:

  • Crie um FanPage;
  • Produza conteúdos relevantes;
  • Faça anúncios imobiliários;
  • Analise os concorrentes;
  • Use chatbots;
  • Incorpore sua página o seu site imobiliário;
  • Faça Lives;
  • Use o Stories;
  • Participe e crie grupos;
  • Interaja com seus fãs;
  • Analise os resultados.

Saiba mais sobre o Facebook lendo o meu artigo: “Facebook Para Corretores de Imóveis e Imobiliárias.

WhatsApp

O WhatsApp é o maior aplicativo de mensagens instantâneas do mundo.

Para se ter uma noção, são mais de 2 bilhões de usuário ativos por mês em todo o mundo e, no Brasil, 98% das pessoas que usam smartphone possuem WhatsApp.

Todos esses números impressionantes mostram claramente a inovação que o aplicativo trouxe na forma de nos comunicarmos.

No mercado imobiliário, é cada vez mais comum vermos sites imobiliários com opções de conversas pelo WhatsApp, conversas do chat online sendo finalizadas lá e até potenciais clientes que exigem o contato pela plataforma.

Conheça algumas ações para conseguir ter sucesso no WhatsApp:

  • Utilize o WhatsApp Business;
  • Faça um atendimento rápido, humanizado e qualificado;
  • Use boas maneiras;
  • Utilize todos os recursos;
  • Compartilhe conteúdos de qualidade;
  • Utilize listas de transmissão;
  • Use o Status/Stories;
  • Não utilize robôs de automação.

Quer saber mais sobre o WhatsApp? Então confira o meu blog post sobre: “Como Vender Imóveis Pelo WhatsApp.

LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social tida como a maior rede profissional do mundo.

Para se ter uma ideia, o LinkedIn, comprado pela Microsoft em 2016, conta com mais de 756 milhões de usuários no mundo.

Através da plataforma, é possível gerar leads imobiliários, aumentar o conhecimento da marca, mostrar-se como autoridade, relacionar-se com profissionais do mercado e potenciais compradores, além de, consequentemente, aumentar as vendas.

Conheça agora algumas boas práticas para ter resultados no LinkedIn:

  • Crie um Company Page;
  • Otimize o seu perfil pessoal;
  • Faça buscas avançadas;
  • Anuncie no LinkedIn;
  • Use o LinkedIn Pulse;
  • Crie e participe de grupos;
  • Analise as métricas.

Saiba mais sobre o LinkedIn Imobiliário conferindo o meu artigo sobre: “LinkedIn Para Corretores de Imóveis e Imobiliárias.

YouTube

O YouTube é a maior plataforma de vídeos do mundo.

São mais de 2,29 bilhões de usuários ativos dentro da rede social.

Além disso, o YouTube é o 2º maior buscador do mundo, atrás apenas do Google.

Ou seja, assim como as pessoas pesquisam no Google sobre imóveis, também pesquisam no YouTube.

Quer ter sucesso no YouTube? Então confira agora as seguintes dicas:

  • Crie um canal;
  • Personalize o canal;
  • Faça um bom planejamento;
  • Produza conteúdos de qualidade;
  • Utilize estratégias de SEO;
  • Faça anúncios;
  • Analise os resultados.

Veja, com detalhes, todas essas dicas no meu blog post: “Youtube Para Corretores de Imóveis e Imobiliárias.

O que achou do artigo? Você já utiliza alguma dessas redes sociais no mercado imobiliário?

Se sim, agora é hora de otimizar a estratégia.

Se não, você pode começar a criar conteúdo porque já sabe que o seu cliente está nas redes sociais e também sabe como ter sucesso nas 5 principais delas.

Caso queira aprender ainda mais, te convido a se inscrever na minha newsletter.

Já são mais de 4.000 pessoas recebendo conteúdos como esse diretamente em suas caixas de entrada.

Já são mais de 4.000 pessoas recebendo conteúdos como esse nos seus emails

Inscreva-se na nossa newsletter e não perca nada! Basta colocar seu email abaixo:

Postado por Gabriel Passos

Especialista em Marketing Digital com certificações no Google, Hubspot, Goobec, Rock Content, Resultados Digitais e Agência Mestre, além de mais de 10 anos de experiência em Marketing Imobiliário.