Foi-se o tempo em que sites imobiliários eram fator de diferenciação. Hoje, não ter e/ou não seguir as boas práticas pode significar ficar para trás. Confira tudo sobre o assunto nesse post!

Sabe aquela ideia de que ter um site imobiliário é algo complicado e caro para incluir na sua estratégia de Marketing Imobiliário? Esqueça!

O avanço de novas tecnologias e ferramentas tornou simples o processo de criação de sites. O que antes só era possível por meio da contratação de uma grande equipe, agora se faz com alguns cliques e um pouco de conhecimento.

Além disso, você conhece algum profissional ou empresa de sucesso do mercado imobiliário que não tenha um site imobiliário?

Seja corretor, imobiliária ou construtora de qualquer porte, o fato é que todos os negócios imobiliários de sucesso tem um site.

É por esse motivo que: ter um site imobiliário não é mais fator de diferenciação e sim de exclusão. Ou seja, quem não tem está ficando para trás no mercado.

Se você não tem um site imobiliário ou já possui e quer potencializar os seus resultados, esse post é pra você.

Aqui você aprenderá:

Importância dos Sites Imobiliários

Um site imobiliário é considerado tão importante que chega a ser conhecido como a “casa na internet” e o “cartão de visitas 24 horas” de qualquer profissional ou empresa do mercado.

Pensando em te ajudar, separei os 5 principais benefícios de utilizar essa estratégia. Vamos conhecer?

1 – Ser Encontrado

Sabe aquela frase: “Qualquer profissional ou empresa que não aparece no Google, não existe”? É totalmente verdadeira!

Hoje, 80% das buscas por imóveis começam na internet. Logo, se você não aparece para essas pessoas no momento da pesquisa, elas não irão considerar adquirir um imóvel com você.

Uma das melhores formas para que isso não aconteça é tendo um site imobiliário.

Através da utilização de técnicas focadas na boa experiência do usuário e em otimização para os buscadores (SEO), você pode ranquear seu site em primeiro lugar para pesquisas relacionadas ao seu produto ou serviço e, desta forma, ser sempre encontrado por potenciais compradores de imóveis.

2 – Promover seus Produtos/Serviços

Através de um site imobiliário, é possível apresentar os seus produtos e serviços de forma atrativa e dinâmica.

Para isso, utilize descrições bem detalhadas, fotos de qualidade, forneça o endereço do imóvel, os principais atributos e, se achar interessante, informe até o preço.

3 – Ganhar Autoridade

Imagine que um potencial comprador de imóvel ouve falar de dois corretores, duas imobiliárias ou de duas construtoras. Porém, ao pesquisar na internet, acha apenas o site de uma delas. Em qual ele vai confiar mais?

Qualquer profissional ou empresa do mercado imobiliário que não tem um site imobiliário corre o risco de ser julgado como ultrapassado ou pouco acessível pelo possível comprador.

Por outro lado, aqueles que promovem seus produtos e serviços e sanam as dúvidas dos potenciais compradores por meio de um site imobiliário, geram autoridade e credibilidade.

4 – Gerar Leads Imobiliários

O site imobiliário é uma ótima ferramenta para converter aquele potencial comprador de imóvel que está visitando o seu site em um lead/contato.

Através de formulários estrategicamente posicionados e dentro de um contexto, as suas chances de se relacionar com ele e, posteriormente, vender aumentam muito.

Por exemplo: É possível oferecer uma simulação de financiamento gratuita para o empreendimento que o usuário está interessado. Nessa simulação, você pode pedir: nome, email, telefone, renda individual bruta, renda familiar, valor de entrada, valor máximos das parcelas e data de nascimento. Já imaginou ter todas essas informações de um possível comprador?

5 – Vencer a Concorrência

Se você ainda não tem um site imobiliário, seu concorrente, muito provavelmente tem.

Isso quer dizer que todos as pessoas que buscam imóveis na internet vão encontrar ele, vão considera-lo como uma autoridade e vão dar seus contatos para começar um relacionamento e, posteriormente, comprar com ele.

Portanto, se você ainda tem algo que te impeça de ter um site imobiliário, é bom repensar.

Boas Práticas para Sites Imobiliários

Ter um site imobiliário simplesmente porque todos têm não é o suficiente.

Seu site precisa ser encontrável, centrado no usuário e com foco em conversão.

Ou seja, é preciso que as pessoas achem seu site imobiliário nos buscadores, tenham uma boa experiência nele e entrem em contato para começar o processo de compra.

É por isso que, pensando em te ajudar, compartilhei as 3 principais técnicas e boas práticas para ter um site que gere resultados. Confira!

1 – Foque na Experiência do Usuário

O principal ponto a ser levado em consideração na criação de um site imobiliário é, sem dúvidas, a experiência do usuário.

A experiência do usuário tem relação com o modo que a pessoa se sente ao navegar por seu site imobiliário. 

Para exemplificar melhor, imagine duas situações:

A) Um site imobiliário que demora para carregar e quando abre no celular fica com os elementos todos fora de ordem. Como se não bastasse, o usuário tem dificuldade de achar o imóvel que procura e, quando acha, encontra imagens com baixa qualidade e informações incompletas. Por fim, mesmo estando apaixonado pelo empreendimento, ele não encontra um formulário pra entrar em contato.

B) Um site imobiliário rápido que abre da mesma forma no computador, celular ou tablet. Além disso, tem uma ferramenta de busca que facilita o usuário a procurar seu imóvel da maneira que quiser. Quando o imóvel é encontrado, boas imagens são apresentadas e todas as informações estão completas. Por fim, existem formulários para que o usuário entre em contato por telefone, email, whatsapp e etc. 

Em qual dos sites o potencial cliente teve a melhor experiência?

Para que você não tenha visitantes entrando e saindo do seu site na mesma hora, algumas boas práticas precisam ser realizadas. As principais delas são:

  • Tenha um Site Responsivo: Um site responsivo é aquele que se adapta a qualquer tela. Ou seja, ele abre da mesma forma, sem bagunçar os elementos, em computadores, celulares e tablets.
  • Tenha um Site Rápido: Se o seu site demora mais de 5 segundos pra abrir, pode ter certeza que você vai perder aquele usuário. Além disso, a velocidade de carregamento do site é um dos principais fatores para se posicionar bem no Google.
  • Tenha um Site “Bonito”: Por mais que a beleza seja algo relativo, busque ter um site focado em designs modernos. Isso vai passar pro usuário que você está atualizado e se preocupa com as tendências do digital.
  • Tenha um Site Intuitivo: Um site intuitivo é aquele que o seu usuário encontra as informações de forma fácil e rápida. Por isso, forneça campos de busca de imóvel, formulários de contato, além de informações completas e organizadas sobre os empreendimentos.

2 – Otimize seu Site para os Buscadores

Ter o site imobiliário nas primeiras posições do Google é o sonho de qualquer profissional ou empresa do mercado. Afinal, quem não quer aumentar a quantidade de visitantes de forma gratuita?

Porém, para que isso aconteça, é preciso investir em conjunto de técnicas de otimização para sites e blogs chamadas de SEO (Search Engine Optimization).

Esse conjunto de técnicas de otimização visam fazer com que seu site imobiliário ganhe posições nos buscadores, se torne encontrável e, consequentemente, tenha mais visitas. Incrível, não!?

Caso queira saber mais como potencializar os resultados do seu site com o SEO, te convido a ler os seguintes artigos:

3 – Foque em Conversão

Imagine que os usuários encontraram seu site nos buscadores, entraram nele, tiveram uma boa experiência mas foram embora sem deixar nenhum contato. Triste, não é mesmo?

É exatamente isso que acontece com sites imobiliários que não focam em converter.

Desta forma, é essencial utilizar técnicas para que seus visitantes deixem seus contatos e iniciem o processo de compra.

Mas como fazer isso?

Existem algumas boas práticas para aumentar a conversão de um site imobiliário. São elas:

  • Crie Páginas de Captura: Landing pages ou páginas de captura são páginas 100% focadas em conversão. É essencial que você torne as páginas dos seus empreendimentos com esse foco: fazer com que o visitante não saia sem deixar seus contatos.
  • “Esconda” o Menu: Se você quer que o usuário deixe seus contatos é essencial que não tire o foco dele no que importa: a conversão. Por isso, mostrar claramente outros “caminhos” do site através do menu pode fazer com que ele saia da sua página sem converter.
  • Faça uso de Formulários: Os formulários são a melhor forma de obter o contato de um visitante. Por isso, utilize formulários com chamadas e benefícios que atraiam o visitante a deixar os dados com você.
  • Coloque os Formulários no Começo: Sabe aquele conteúdo que você vê logo quando entra na página de um site, sem nem precisar rolar pra baixo? Essa é a “primeira dobra” do site e é lá que seu formulário precisa aparecer.
  • Use Chamadas para Ação: Chamadas para ação ou call to action (CTA) são elementos que tem o intuito de induzir o usuário a realizar a ação que você deseja. Por exemplo: sabe quando você entra em um site imobiliário e tem um botão, geralmente com uma cor contrastante, para entrar no chat? Isso é um CTA.
  • Inclua Provas Sociais: Se possível, inclua depoimentos de pessoas falando sobre você, sua empresa ou seu empreendimento. A prova social é um gatilho mental poderosíssimo que facilita a conversão.

Como Criar Sites Imobiliários no WordPress

Você pode até nunca ter ouvido falar mas, mesmo sem saber, já acessou algum site feito no WordPress.

Isso porque o WordPress é a maior plataforma de gerenciamento de conteúdo do mundo.

Só para se ter uma ideia, é através dele que 31% dos sites e blogs de todo o mundo são criados.

Todo esse sucesso se deve, principalmente, ao fator simplicidade. A ferramenta foi pensada para pessoas que não dominam linguagens de programação.

Por isso, pensando em te ajudar, vou mostrar um simples passo a passo de como criar um site imobiliário moderno e focado em resultados no WordPress. Vamos lá?

1 – Domínio

O primeiro passo para tirar um site imobiliário do papel é escolher o domínio. Ou seja, a sequência de caracteres que identificam um site (Exemplo: imobmarketing.com.br).

Para adquirir o domínio, é preciso ir até um site de registro de domínio (Exemplo: Registro.br) ou ir direto na plataforma de hospedagem e checar se o domínio desejado está disponível. Se disponível, basta comprar.

Se ficou alguma dúvida sobre este processo, veja o vídeo abaixo:

2 – Hospedagem

O segundo passo é a hospedagem. Ou seja, a casa do seu domínio que vai ser onde você coloca os arquivos que gerem o seu site.

A primeira parte da hospedagem é o host. Ou seja, a hospedagem, propriamente dita, do domínio.

Os principais hosts são: GoDaddy e HostGator (Esse é o que eu uso).

Escolhido o servidor de hospedagem, é hora de ir para a próxima parte que é a da instalação WordPress nele.

Para isso, basta acessar o painel da hospedagem, ir nos aplicativos e instalar o WordPress.

Se ficou alguma dúvida sobre este processo, veja o vídeo abaixo:

3 – Instalação do Tema

O terceiro e último passo é a instalação do tema. Ou seja, o layout do seu site.

Existem milhares de temas pagos e gratuitos pra você escolher o que mais se encaixa com seu projeto.

Sugiro você entrar neste artigo para ver os principais temas gratuitos para sites imobiliários e neste site para ver os principais temas pagos para sites imobiliários.

Depois de escolhido o tema, basta baixa-lo, instalá-lo dentro do WordPress e fazer as mudanças de texto e fotos de acordo com seus produtos e serviços.

Se ficou alguma dúvida sobre este processo, veja o vídeo abaixo:

Vantagens do WordPress

  • Open Source: O WordPress é uma plataforma open source. Ou seja, ela pode ser utilizada pra diversos fins sem precisar pagar qualquer tipo de licença. Desta forma, você não fica preso a nenhuma empresa de desenvolvimento.
  • Experiência do Usuário e SEO: O WordPress acompanha as tendências de experiência do usuário e SEO. A plataforma fornece um gerenciamento de sites responsivos, rápidos, intuitivos e otimizados para os motores de busca.
  • Temas: Existem milhares de temas/layouts para todos os gostos e bolsos. Além disso, os temas estão avançando e oferecendo soluções integradas. Por exemplo: você compra um tema para sites imobiliários que já vem com a capacidade de receber orçamentos e gerenciar os empreendimentos.
  • Plugins: Os plugins são as extensões do tema. Por exemplo: Quer colocar um formulário de contato nas páginas do empreendimento mas não sabe programar? Basta baixar o plugin e coloca-lo de forma simples.
  • Personalização: Seja um site imobiliário, um blog imobiliário, um fórum online, uma loja virtual ou até uma plataforma de cursos, você consegue fazer através do WordPress.
  • Suporte da Comunidade: O WordPress é a maior plataforma de gerenciamento de conteúdo do mundo. Desta forma, existem milhares de especialistas na plataforma espalhados. Teve uma dúvida? Basta ir no fórum da plataforma ou pesquisa no Google que você encontrará a resposta.

Desvantagens do WordPress

  • Conhecimento Inicial: Por mais simples que a plataforma seja, ela ainda exige um pouco de conhecimento e familiaridade. Se você pensa que logo na primeira tentativa, sem nenhum estudo, vai conseguir fazer um site imobiliário em WordPress, está enganado.
  • Investimento: Por mais que seja a melhor opção levando em conta o custo-benefício, não são todos do mercado que podem arcar com o investimento. Um bom site imobiliário feito no WordPress pode sair por, em média, R$ 400,00.

Como Criar Sites Imobiliários em Softwares Imobiliários

Os softwares imobiliários são sistemas que oferecem soluções completas e personalizadas para o mercado.

Em sua maioria, esses sistemas disponibilizam sites imobiliários, integração com portais imobiliários, CRM para gestão de contatos a até email personalizado.

Alguns dos softwares imobiliários mais conhecidos são:

Para fazer um site imobiliário dentro dessas plataformas é muito simples. Basta escolher a que melhor se encaixa no seu projeto, contratá-la e, basicamente, seguir um passo a passo.

Veja como é simples criar um site imobiliário através de um dos softwares:

Vantagens dos Sites feitos em Softwares

  • Facilidade na Criação: Os softwares imobiliários foram pensados para facilitar o dia a dia dos profissionais e empresas do mercado. Desta forma, a criação de sites imobiliário nessas plataformas é muito simples e intuitiva. É basicamente inserir fotos e preencher os campos solicitados.
  • Integração com Portais Imobiliários: Se você já cadastrou seus imóveis em vários portais imobiliários sabe o quanto é improdutivo ficar cadastrando o mesmo empreendimento em todos eles. Nos softwares imobiliários, você cadastra uma vez e ele envia tanto para o site quanto para os portais integrados.
  • Integração com CRM Imobiliário: O CRM é um sistema que facilita a gestão da sua carteira de clientes. Desta forma, todo lead/contato gerado através do site já cai automaticamente no programa sem a necessidade de inserir manualmente.
  • Experiência do Usuário e SEO: A grande maioria dos softwares também contam com sites que seguem os conceitos de experiência do usuário e SEO. Ou seja, os sites costumam ser responsivos, rápidos e otimizados para os buscadores.
  • Investimento Baixo: Apesar de existirem diversos softwares, cada um com suas especificações, é possível encontrar opções a partir de R$ 39,00.

Desvantagens dos Sites feitos em Softwares

  • Personalização: Os softwares oferecem poucas opções de layout para sites imobiliários. De modo geral, você escolherá um entre os poucos “temas” e mudará apenas cor, logo, imagens e texto. Se você busca algo mais personalizável e único, talvez essa não seja a melhor opção.
  • Extensões: Seguindo a mesma linha, os softwares não oferecem tantas extensões para os sites imobiliários. Por exemplo: Não é possível fazer um formulário de simulação de financiamento pedindo dados específicos ou criar um pop-up que deve aparecer depois que o usuário passar 30 segundos no site.

Como Criar Sites Imobiliários Gratuitos

Sites imobiliários gratuitos são opções bastante utilizadas por corretores autônomos ou pequenas imobiliárias que não tem como fazer nenhum investimento ou até preferem investir em outras estratégias de marketing imobiliário.

Para criar um site imobiliário gratuito é preciso, primeiramente, fazer uma escolha de qual plataforma você vai utilizar. Basicamente, existem duas opções: sistemas como o Wix ou as versões gratuitas porém restritas dos softwares imobiliários citados no tópico anterior.

Escolhida a plataforma, o processo é muito simples: se cadastrar, escolher o “tema” desejado e fazer as mudanças de cor, texto, imagens e logo.

Veja como é simples criar um site no Wix:

De todo modo, apesar de ser uma opção gratuita, é preciso observar bem as vantagens e desvantagens.

Vantagens dos Sites Imobiliários Gratuitos

  • Gratuidade: Por mais óbvia que possa ser, essa é a grande vantagem de um site imobiliário gratuito. Como todos precisam de um site e nem todos tem o investimento necessário para fazer, esse tipo de site acaba sendo uma boa opção.
  • Facilidade na Criação: As plataformas para criação de sites imobiliários gratuitos foram pensadas para quem não entende de tecnologia. Um dos principais conceitos utilizados é o de “arrastar e soltar”. Ou seja, você muda tudo de forma simples e rápida.

Desvantagens dos Sites Imobiliários Gratuitos

  • Restrições: Apesar de realmente existirem sites imobiliários gratuitos, eles são bastante limitados. As versões gratuitas tanto das plataformas como o Wix quanto dos softwares imobiliários oferecem poucas e restritas opções.
  • Falta de Flexibilidade: Após escolhido um tema não tem como voltar atrás. Ou seja, se você quiser melhorar seu site com outro layout ou novas funcionalidades terá que começar tudo do zero.
  • Ambiente Compartilhado: Por ser algo sem custo, você acaba ficando no mesmo ambiente do que todos os outros sites da mesma plataforma. Desta forma, caso seu site receba muitos acessos, por exemplo, existem grandes chances de haver uma instabilidade ou até dele sair do ar.
  • Domínio Padrão: Na versão gratuita das plataformas como o Wix, não existe a possibilidade de criar um domínio personalizado. Ou seja, seu site não poderá terminar com “.com.br”, ele sempre terminará com “wix.com.br”

Melhores Sites Imobiliários

Agora que você sabe a importância, as boas práticas e como fazer um site imobiliário em diversas plataformas, deve estar se perguntando: “E como isso tudo funciona na prática?”.

Para responder esse questionamento, selecionei 6 sites (2 feitos no WordPress, 2 em softwares imobiliários e 2 no Wix) que considero serem boas soluções para corretores, imobiliárias e construtoras. Vamos analisar?

Zap Imóveis (WordPress)

Foi isso mesmo que você leu. O Zap Imóveis escolheu a maior plataforma de gerenciamento de conteúdo do mundo para fazer seu site. Já imaginou ter a possibilidade de fazer um site no mesmo padrão dessa gigante dos portais imobiliários?

O site do Zap Imóveis dispensa comentários: totalmente alinhado com as tendências de experiência do usuário e SEO, além de ser focado em conversão.

Veja o site: Site do Zap Imóveis

Sites Imobiliários - Zap Imóveis

Lello Imóveis (WordPress):

Se você nunca entrou no site da Lello Imóveis não sabe o que tá perdendo.

O site, feito no WordPress, é totalmente interativo e intuitivo. Além disso, fornece uma boa experiência ao usuário, é otimizado para SEO e tem o foco na conversão.

Veja o site: Site da Lello Imóveis

Site Imobiliário - Lello Imóveis

Grupo Luminen (Softwares)

O Grupo Luminen escolheu fazer seu site através dos softwares imobiliários e o resultado ficou bem interessante.

O site é responsivo e conta com um filtro para busca logo na primeira dobra, o que o torna mais intuitivo e, consequentemente, melhora a experiência do usuário.

Veja o site: Site do Grupo Luminen

Site Imobiliário - Grupo Luminen

Novais Imobiliária (Softwares)

A Novais Imobiliária também escolheu um software imobiliário para fazer seu site.

O site tem um design moderno, com um vídeo no background, o filtro de busca logo na primeira dobra, além de ser responsivo e conter boas imagens.

Site Imobiliário - Novais Imobiliária

Tema Pronto (Wix):

Esse não é necessariamente o site imobiliário de algum corretor de imóveis, imobiliária ou construtora.

Se trata de um tema pronto da plataforma do Wix. Ou seja, você pode pegar o modelo desse site e personalizar com as suas imagens e textos.

Apesar de não ter um domínio próprio, esse template é bem moderno e ainda conta com uma versão para celular.

Veja o site: Tema para sites de imóveis (Wix)

Site Imobiliário - Tema Pronto Wix

Regis Rodrigues (Wix):

O Corretor Regis Rodrigues resolveu fazer seu site imobiliário na plataforma do Wix.

O site tem um estética interessante e é interativo, porém não é responsivo, o que prejudica a experiência do usuário e o posicionamento dele nos buscadores, além de não ter um domínio próprio.

Veja o site: Site do Regis Rodrigues

Site Imobiliário - Regis Rodrigues

Agora que você já sabe tudo sobre sites imobiliários, tá na hora de criar ou melhorar o seu, não é mesmo? São diversas possibilidades para não ficar para trás no mercado.

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Postado por Gabriel Passos

Especialista em Marketing Digital com certificações no Google, Hubspot, Goobec, Rock Content, Resultados Digitais e Agência Mestre, além de mais de 10 anos de experiência em Marketing Imobiliário.