O blog imobiliário é a “casa” do seu conteúdo na internet, e tem capacidade de se tornar uma máquina de leads, conhecimento de marca e relacionamento para o seu negócio. Confira agora esse guia completo e saiba tudo sobre o assunto!

O blog é uma estratégia de marketing imobiliário essencial para quem quer gerar mais leads, ter mais conhecimento de marca e estreitar o relacionamento com potenciais e atuais clientes.

Porém, ainda que tenha todo esse potencial, muitos profissionais e empresas do mercado imobiliário negligenciam essa ferramenta ou fazem mal uso dela.

Ou seja, utilizam o espaço apenas para publicação de releases, notícias da empresa, promoções e campanhas.

Por outro lado, as poucas que colocam o seus blogs imobiliários em prática da maneira correta, conseguem criar uma verdadeira máquina de resultados.

Pensando em ajudar você que não tem um blog e quer ter ganhos parecidos, ou que já tem e não está conseguindo êxito, eu criei esse guia completo com tudo sobre o assunto.

Aqui, você aprenderá:

Vantagens de um Blog Imobiliário

Apesar de pouco utilizado no mercado imobiliário, o blog é uma excelente estratégia para considerar no seu plano de marketing imobiliário.

Confira agora quais são os principais benefícios de criar e manter um blog imobiliário.

Ser encontrado

O blog imobiliário é o meio mais rápido e eficaz para você alcançar o topo de Google de forma orgânica.

Ou seja, sem precisa investir nada em anúncios.

A partir do momento que você cria conteúdos qualificados de forma recorrente, os buscadores reconhecerão sua relevância e te “premiarão” com bons rankings.

Com mais usuários te encontrando, os seus canais digitais terão mais tráfego, e sua marca será mais conhecida.

Se tornar uma autoridade

A partir do momento que seus conteúdos ajudam e educam os leitores, sua credibilidade e confiança com eles aumenta a ponto de te tornar uma autoridade no ramo.

Dessa forma, é interessante criar artigos educativos e informativos que tirem as principais dúvidas dos seus clientes.

Afinal, quando eles precisarem do seu produto/serviço, logo lembrarão de quem os informou e os ajudou a tomar decisões.

Com o tempo, o seu blog ainda pode ser fonte de referência em pesquisas sobre o assunto abordado.

Estreitar o relacionamento e conhecer o seu público

O blog imobiliário é uma ferramenta essencial para você estreitar o relacionamento com a sua audiência.

Isso porque ele te ajuda a criar uma conversa de mão dupla através de comentários, curtidas, newsletters e formulários de contato.

Dessa forma, você passa também a conhecê-los, e entender como eles chegam ao seu blog, quais são as principais palavras-chave utilizadas e os temas mais relevantes para eles.

Vencer a concorrência

Um dos principais benefícios de se ter um blog é não ficar para trás.

Segundo a Content Trends, 67,3% das empresas já adotam estratégias de Marketing de Conteúdo em Blogs.

E ainda que pouco utilizado no nosso mercado, o seu concorrente provavelmente tem um blog e se aproveita de oportunidades melhores do que quem não possui.

Caso eles ainda não tenham, essa se torna uma ótima chance de largar na frente.

Ter um ROI elevado

ROI é a sigla em inglês para a expressão em inglês “Return Over Investment” ou “Retorno Sobre Investimento”.

Basicamente, essa métrica te permite saber quanto dinheiro você perde ou ganha com os investimentos feitos.

Diante do fato de que você pode criar um blog com custo mínimo (ou até zero) e ter altos ganhos, o seu ROI tende a ser elevadíssimo.

Vender mais

A soma de todas as vantagens citadas nos tópicos anteriores não podia dar outro resultado: mais vendas.

Além disso, o blog é ferramenta crucial do Inbound Marketing Imobiliário, uma das principais e mais efetivas estratégias da atualidade.

Na prática, por meio do blog imobiliário será possível educar o mercado, melhorar a percepção da marca, conseguir o contato dos seus visitantes e conduzí-los a comprar o seu imóvel.

Como Criar um Blog Imobiliário

A criação de um blog, assim como a de um site imobiliário, é simples e pode ser feita com pouquíssimo investimento.

Confira agora os 6 passos para criar um blog imobiliário de sucesso.

Defina um objetivo

O primeiro passo na criação do seu blog imobiliário é a definição do objetivo pretendido.

Apesar de parecer que o único objetivo possível está relacionado à venda do seu imóvel, nem toda pessoa ou empresa usa o blog para isso.

O foco pode estar em, por exemplo, gerar conhecimento de marca ou ganhar autoridade no mercado.

Confira os principais objetivos de um blog:

  • Ganhar autoridade: Tornar sua empresa, marca ou nome como uma referência do mercado através das respostas aos problemas/dores do público;
  • Educar o mercado: Responder todas as dúvidas do público sobre temas do seu mercado que eles não conhecem;
  • Gerar Conhecimento de Marca: Contribuir para que mais pessoas reconheçam sua marca ou conheçam os produtos e/ou serviços que você oferece;
  • Gerar Leads: Conseguir o contato e informações de potenciais clientes através de formulários e materiais ricos (Ebooks, vídeos e etc);
  • Vender: Guiar todos os leads gerados para o momento de compra.

Escolha o seu domínio

Definido o objetivo, agora é hora de colocar a “mão na massa” e escolher o domínio do seu blog.

Ou seja, a sequência de caracteres que vão identificá-lo (Exemplo: imobmarketing.com.br).

Contudo, antes de fazer a aquisição, é preciso se atentar a alguns fatores. São eles:

  • Evitar palavras confusas;
  • Usar uma combinação de palavras que faça sentido e seja fácil de lembrar;
  • Manter o objetivo do blog sempre em vista (Exemplo: comocomprarumapartamento.com.br).

Levando isso tudo em consideração, é preciso ir até um site de registro de domínio (Exemplo: Registro.br) ou ir direto na plataforma de hospedagem para checar se o domínio desejado está disponível.

Caso a resposta seja positiva, basta adqurí-lo.

Aqui, caso você já tenha um site, a melhor prática é criar um subdomínio ou subdiretório.

Contrate uma hospedagem

Com o domínio em mãos, é chegada a hora de contratar um plano de hospedagem.

A hospedagem é um serviço online que permite a publicação do seu blog na internet.

É nela que ficam armazenados todos os arquivos e dados necessários para o bom funcionamento do blog imobiliário.

Nesse sentido, você pode tanto usar o plano de hospedagem do seu site ou fazer uma contratação do zero.

Para a segunda opção, você escolher entre hosts como o GoDaddy e HostGator.

Decida qual será a sua plataforma de CMS

O CMS, sigla para Content System Management ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, refere-se à plataforma utilizada para estruturar todo o seu blog.

É ela que permitirá modificar a aparência do seu blog, elaborar artigos, criar páginas, inserir imagens e muito mais.

Dentre as melhores opções, se destacam: WordPress, Blogger, Drupal, Joomla, SquareSpace e WIX.

No entanto, a mais indicada e usada por 28% de todos os sites/blogs da internet, inclusive esse aqui, é o WordPress.

Além de ser fácil de utilizar, o WordPress oferece diversos temas e plugins.

Escolha o seu tema

O tema nada mais é do que o próprio layout do seu blog imobiliário.

Existem milhares de temas pagos e gratuitos disponíveis para você escolher o que mais se encaixa com o seu objetivo e identidade visual.

Com o tema escolhido e baixado, basta instalá-lo dentro do WordPress e fazer as mudanças de aparência de acordo com a identidade sua marca.

Baixe os melhores plugins

Os plugins são funcionalidades que você instala no próprio WordPress para “turbinar” o seu blog imobiliário.

Você pode, por exemplo, baixar plugins que deixam o seu blog mais rápido, adicionam formulários, permitem a análise de métricas e até que te ajudam com o SEO.

O melhor de tudo é que esses plugins, em sua grande maioria, são gratuitos e podem ser instalados com apenas um clique.

Caso queira saber quais os melhores deles, confira essa lista com mais de 60 plugins de WordPress para usar em seu blog.

Boas Práticas de um Blog Imobiliário

De nada adianta criar um blog imobiliário apenas porque “tá na moda” ou para manter sua presença digital.

Para se beneficiar de todas as vantagens que ele traz, e ter resultados positivos, é preciso utilizar diversas estratégias.

Confira agora as principais e melhores boas práticas de um blog imobiliário.

Faça uma boa pesquisa de palavras-chave

As palavras-chave são os termos pesquisados pelas pessoas nos buscadores para encontrar respostas para suas dúvidas.

A partir do momento que você fornece essas respostas através dos conteúdos do seu blog, os usuários vão te encontrar e conhecer a sua marca.

Veja o exemplo da palavra-chave “como fazer um financiamento imobiliário”.

Importância do Blog Mostrada em Pesquisa no Google - Como Vender Imóveis na Internet

A maioria desses sites/blogs vão ser acessados por essas pessoas que anseiam por resolver o problema demonstrado na palavra-chave buscada.

Considerando que as palavras-chave são “ouro” para você entender quais temas abordar, o grande desafio se torna saber quais são as principais relacionadas à sua marca.

Para isso, é preciso, principalmente, realizar uma boa pesquisa de palavras-chave.

Nesse sentido, você vai precisar utilizar algumas ferramentas que te indicarão a concorrência a incidência de busca dos termos.

Confira as mais relevantes delas:

Autosuggest Google
Autosuggest do Google

Além disso, também é importante observar as palavras-chave da concorrência e analisar as dúvidas das pessoas nas redes sociais.

Utilize técnicas de de SEO

SEO é a sigla para Search Engine Optimization ou Otimização pra Motores de Busca, e consiste em um conjunto de técnicas de otimização que visam fazer com que você ganhe posições orgânicas nos buscadores.

Ou seja, são essas técnicas que vão fazer com que seus blog posts alcancem primeira página do Google de forma gratuita e, consequentemente, tenham mais visitas.

De acordo com estudos, estima-se que existam 200 dessas técnicas e fatores de rankeamento do Google.

Visando facilitar o entendimento geral, todos esses fatores são divididos em dois grandes grupos: SEO On Page e SEO Off Page.

  • SEO On Page: Os fatores on page são aqueles que devem ser trabalhados dentro do seu blog, e são essenciais para que os mecanismos de busca percebam que seu conteúdo está relacionado aos termos buscados pelos usuários.
  • SEO Off Page: Os fatores off page são os externos ao seu site, e tem relação direta com a autoridade do seu conteúdo. Ou seja, o quanto ele é indicado e compartilhado pela internet.

Ainda que existam toda essa infinidade de técnicas, a principal, que inclusive está intimamente ligada à missão do Google, é produzir conteúdos de qualidade focados na experiência do usuário.

Jamais tente agradar os “robôs” do Google mais do que os seus leitores.

Para se ter uma ideia, há pouco tempo atrás existia uma técnica chamada de “Keyword Stuffing”.

Ela consistia, basicamente, em repetir várias vezes a palavra-chave desejada.

Apesar de ser péssimo para o usuário, funcionava muito bem com os buscadores.

Diante do avanço da inteligência artificial dos motores de busca, essa estratégia passou a ser considerada como “black hat”, e sites/blogs que fazem uso dela são duramente penalizados.

Crie conteúdos de qualidade

O conteúdo rico e relevante é o “rei” da estratégia do seu blog imobiliário.

Porém, ainda existe um grande questionamento com relação à quantidade desse conteúdo qualificado.

A pergunta feita geralmente é: “Devo prezar pela quantidade ou qualidade?”.

O fato é que o ideal é encontrar um equilíbrio entre qualidade e quantidade.

Ou seja, criar o máximo de conteúdos desde que a qualidade não seja afetada.

Quando você foca apenas na qualidade, o seu blog acaba ficando com uma baixa frequência de posts e poucas páginas indexadas/disponíveis nos buscadores.

Quando você foca apenas quantidade, você afasta o público e o Google devido à sua baixa relevância.

Pense no tamanho do seu conteúdo

Outra grande dúvida dos redatores e responsáveis por blogs imobiliários tem ligação com o tamanho do conteúdo a ser escrito.

Esse é, de fato, um questionamento muito pertinente.

Afinal, o tamanho de um blog post tem relação direta com o rankeamento orgânico nos buscadores.

Apesar de não existir uma regra, estudos mostram que conteúdos com mais de 2.000 palavras estão mais presentes na primeira página do Google.

Tamanho de Blog Posts por Posição no Google
Quantidade de Palavras de Blog Posts x Posição no Google

No entanto, isso não quer dizer que todos os seus conteúdo devam ter 2.000 palavras ou mais.

Antes definir o seu tamanho ideal, é preciso entender: se a sua persona prefere conteúdos longos ou curtos, a concorrência da palavra-chave desejada, o objetivo do seu post e se ele responde a dúvida das pessoas.

De forma geral, os tamanhos dos conteúdos obedecem à em três grandes faixas: 500 palavras, 1.000 palavras e 2.000 ou mais palavras.

  • 500 Palavras: Tamanho essencial para um alto volume de postagens com palavras-chave bem específicas, dúvidas mais específicas, conteúdos básicos e volume de buscas/concorrências menores.
  • 1.000 Palavras: Tamanho ideal para conteúdos mais abrangentes e detalhados que ficariam muito superficiais se escritos em 500 palavras.
  • 2.000+ Palavras: Tamanho perfeito para conteúdos bem detalhados e completos (Exemplo: guias, tutorias e listas grandes), e para palavras-chave concorridas e com alto volume de buscas

Ainda que existam essas divisões, é preciso voltar a frisar: o tamanho ideal de um conteúdo sempre vai ser o que responde toda a dúvida do usuário.

Estruture bem o seu conteúdo

Um conteúdo relevante focado na experiência do usuário é aquele com uma boa estrutura.

Ou seja, é o que tem os seus principais elementos muito bem pensados em fazer o leitor chegar até o final do texto e realizar a ação que você deseja.

Apesar de existirem várias formas de se estruturar um conteúdo, as melhores delas tem relação com:

  • Bons títulos: O título é o primeiro componente do seu texto que os leitores entrarão em contato. Por isso, você deve investir um tempo na sua criação e focar em despertar a curiosidade dos usuários.
  • Boas introduções: A introdução funciona como uma espécie de escorregador. Ou seja, ela é muito importante para fazer com que o leitor continue no seu conteúdo. Sendo assim, você precisa criar um conexão com o usuário e mostrar todos os benefícios que o texto trará.
  • Boa Escaneabilidade: A escaneabilidade consiste em técnicas para facilitar a leitura do seu texto. Algumas de suas principais ações tem ligação com usar parágrafos curtos, utilizar intertítulos, inserir outras mídas (imagens, vídeos e etc), negritar trechos importantes e fazer listas.
  • Conclusão sedutora: A conclusão serve para você resumir e fechar as ideias do post. Além disso, ela também é fundamental para que você instigue o leitor a fazer a ação proposta com o seu CTA.
  • CTA’s que convertem: O Call-To-Action (CTA) é qualquer chamada que leve o leitor a realizar alguma ação. No seu conteúdo, você pode indicar a leitura de blog posts mais avançados, download de materiais ricos (ebooks, vídeos e etc), assinatura da newsletter ou até o contato com o time comercial.

Divulge o seu blog imobiliário

A divulgação do seu blog imobiliário tem total relação com o sucesso dele.

Afinal, é através de uma boa divulgação que os seus conteúdos vão chegar à mais pessoas.

Sendo assim, você deve traçar uma estratégia de divulgação considerando, pelo menos, os seguintes canais:

  • Parcerias: As parcerias consistem fazer co-marketing ou guest posts. Ou seja, em se juntar com produtores para criar conteúdos em conjunto ou em escrever em outros blogs.
  • Comentários em blogs e comunidades: Comentar em blogs com conteúdo relacionado e em comunidades referentes aos seus temas, pode te ajudar com a divulgação. Afinal, lá vão estar apenas leitores com interesses pertinentes aos tratados no seu blog.
  • Anúncios: Diante do fato de que o alcance orgânico nas redes sociais é limitado, e que o SEO é um estratégia de longo prazo, os anúncios aparecem como solução para aumentar o alcance e acelerar os resultados do seu conteúdo.
  • Influenciadores Digitais: O Marketing de Influência é uma ótima forma de disseminação do seu blog. No entanto, garanta que o influenciador atinja uma audiência com interesse em seus temas, e que divulgação se dê de forma natural.

Análise as métricas

Um blog imobiliário de sucesso não existe sem uma boa análise de métricas.

Nessa etapa, que é a última, você precisa acompanhar e entender tudo o que acontece no seu blog para saber o que está dando certo na sua estratégia e o que pode ser melhorado.

Aqui, o ideal é que você defina os seus KPI’s.

Ou seja, as métricas que têm relação com os seus objetivos.

De toda forma, deixo abaixo uma lista com as principais métricas de um blog:

  • Tráfego por Canal de Aquisição: Número de pessoas que chegando por meio de redes sociais, email, buscadores, tráfego direto ou outros sites/blogs;
  • Assinantes da Newsletter: Quantidade de pessoas que se inscreveram para participar da sua newsletter. Esse número te mostra se as pessoas se interessam pelo seu conteúdo e querem mais dele.
  • Engajamento: Número de comentários, compartilhamentos e curtidas. Essa métrica também te ajuda a entender a qualidade do seu conteúdo.
  • Tempo de Permanência: Revela quanto tempo as pessoas passam no seu conteúdo. Um alto tempo de permanência é indício de um texto qualificado.
  • Bounce Rate: Número de pessoas que acessaram seu blog e saíram sem clicar em nada. Se o resultado dessa métrica for alto, é sinônimo que seu conteúdo não engaja.
  • Páginas por Visita: Mostra quantas páginas do seu blog, em média, o usuário visita. Esse número mostra se o seu conteúdo desperta o interesse deles em continuar explorando.
  • Número de Leads: Quantidade de leads gerados pelo blog e quais estratégias de captura estão dando mais resultados.
  • Número de Palavras-Chave: Quantidade de palavras-chave que estão rankeando nos buscadores.
  • ROI: Quanto do investimento nas estratégias do seu blog imobiliário estão voltando para você.

Por fim, aqui vai uma última dica: verifique quais dessas métricas demandam acompanhamento diário, semanal e mensal, e crie uma rotina de acompanhamento.

Dicas de Conteúdos Para Blogs Imobiliários

O seu blog imobiliário não é lugar de fazer a venda direta dos seus imóveis.

Nele, você deve postar conteúdos ricos e relevantes que sanem as dores do seu leitor e o levem até o momento de compra.

Confira agora uma lista com as melhores dicas de conteúdos para blogs imobiliários.

Decoração

Os temas relacionados à decoração são um dos mais utilizados pelos blogs imobiliários.

Afinal, muitos compradores de imóveis pesquisam como podem compor seus futuros ambientes internos.

Além disso, esse é um tema também muito buscado por pessoas que querem personalizar seu atuais imóveis.

Sendo assim, ao criar conteúdos de decoração você consegue tanto agregar valor para quem comprou recentemente, quanto ganhar conhecimento de marca e credibilidade com potencias futuros consumidores.

Percebendo todo a capacidade desse tipo de conteúdo, blogs imobiliários como o da Lopes e da Tecnisa criam textos sobre decoração cotidianamente.

Caso você ainda não tenha se convencido sobre os benefícios de criar conteúdos sobre decoração, confira a média de pesquisas mensais e facilidade de rankeamento da palavra-chave: “como decorar um apartamento pequeno”.

Pesquisa de Palavra-Chave - Como Decorar um Apartamento Pequeno

A palavra-chave tem uma média de 720 buscas mensais e é “fácil” de posicionar um artigo na primeira página dos buscadores.

Mercado Imobiliário

Os conteúdos sobre mercado imobiliário são vistos em quase todos os blogs de construtoras, imobiliárias e corretores de imóveis.

Blogs imobiliários como o da Casa Mineira, Lopes, Tecnisa e Salute, já criam textos sobre o assunto e colhem resultados.

Abordar essa temática é essencial para gerar confiança na aquisição de um imóvel e te posicionar como uma autoridade do mercado.

Aqui, você pode tanto postar dicas relacionadas ao mercado, quanto compartilhar as últimas notícias positivas.

Confira, por exemplo, qual é a incidência e dificuldade de rankear para a palavra-chave: “notícias do mercado imobiliário”.

Pesquisa de Palavra-Chave - Notícias do Mercado Imobiliário

A palavra-chave citada tem uma média de 320 buscas mensais e é considerada “fácil” de rankear nas primeiras posições do Google.

Venda e Aluguel

As dicas de venda e aluguel são um dos temas mais importantes para ter no seu blog imobiliário.

Afinal, esse tipo de conteúdo é essencial para fazer com que o seu leitor avance na jornada de compra.

Se você comercializa imóveis, um bom blog para fazer benchmarking sobre esse assunto é o Como Comprar um Apartamento.

Lá você vai ver várias dicas sobre financiamento, gestão financeira, investimentos e muito mais.

Caso você trabalhe também ou apenas com locação, recomendo o blog da Casa Mineira para tirar insights valiosos.

Caso queira ter uma ideia do potencial dos temas sobre venda e aluguel, veja os resultados para a pesquisa da palavra-chave: “como comprar um imóvel”.

Pesquisa de Palavra-Chave - Como Comprar Um Imóvel

A palavra-chave conta com um volume médio mensal de 390 buscas, e é considerado como “fácil” para posicionar bem nos motores de busca.

Bairros

Os conteúdos sobre bairros são ideais para você valorizar o entorno do seu imóvel e mostrar todos os benefícios de morar nele.

Nesse tipo de conteúdo, vale falar dos restaurantes, escolas, universidades e shoppings que existem próximos ao empreendimento.

Dois bons exemplos de conteúdos sobre bairro são esses da Casa Mineira que mostram “7 Apartamentos à venda no Bairro Santo Agostinho entre R$ 300 e R$ 700 mil” e “4 bairros mais valorizados de BH“.

Além deles, esse da Salute Imóveis que fala dos “7 motivos para investir na Praia Brava” também é um excelente modelo a ser seguido.

Para mostrar todas as vantagens de tratar desse assunto, confira a análise da palavra-chave: “melhores bairros para morar em sp”.

Pesquisa de Palavra-Chave - Melhor Bairro Para Morar em SP

A palavra-chave é considerada como “muito fácil” de rankear, e tem uma incrível média de 880 buscas mensais.

Além disso, caso você queira aumentar o alcance de um possível blog post sobre o tema, também não é caro anunciar para esse termo.

Turismo e Lazer

As dicas de turismo e lazer da cidade que você atua te ajudam a atrair pessoas que pretendem morar nela.

Além disso, esse tipo de conteúdo também reforça o orgulho de pertencer àquela região.

Dessa forma, pense em criar textos que tratem de opções gastronômicas, pontos turísticos e curiosidades sobre a sua cidade.

A Loft por exemplo, criou um blog post analisando as características de morar em SP sob uma perspectiva cultural e de lazer.

Continuando com esse exemplo, veja o comportamento da palavra-chave desejada pela empresa: “vantagens de morar em sp”.

Pesquisa de Palavra-Chave - Vantagens de Morar em SP

Trata-se de uma palavra-chave com média de 70 buscas mensais, e com alta facilidade de posicionar nos buscadores de forma orgânica.

Treinamento para Corretores de Imóveis

Conteúdos de treinamento para corretores de imóveis te ajudam a estreitar o relacionamento com o mercado e a vender mais.

Isso acontece porque a partir do momento que você ensina os profissionais imobiliários, além de aprenderem as melhores técnicas de vendas que você vai ensinar, eles se sentirão gratos pelo auxílio.

Sendo assim, pense em textos completos que falem sobre vendas e marketing imobiliário.

Inclusive, é o que estão fazendo empresas como a Loft e Quinto Andar em alguns de seus blog posts.

Aqui, caso você não queira misturar conteúdos para corretores de imóveis com os para seus potenciais e atuais clientes, é possível criar um blog para cada objetivo.

Para te incentivar a apostar nesse tipo de conteúdo, confira os resultados para a palavra-chave: “dicas para corretores de imóveis”.

Pesquisa de Palavra-Chave - Dicas Para Corretores de Imóveis

Estamos falando de uma palavra-chave com um volume médio mensal de 90 pesquisas, e considerada “fácil” de rankear nos buscadores.

O que achou desse guia completo sobre blogs imobiliários?

Agora que você já sabe tudo sobre o assunto, é hora de criar o seu ou melhorar o que já tem.

Caso queira continuar aprendendo ainda mais sobre marketing imobiliário, te convido a fazer parte da minha newsletter.

Já são mais de 4.000 pessoas recebendo conteúdos como esse diretamente em suas caixas de entrada.

Já são mais de 4.000 pessoas recebendo conteúdos como esse nos seus emails

Inscreva-se na nossa newsletter e não perca nada! Basta colocar seu email abaixo:

Postado por Gabriel Passos

Especialista em Marketing Digital com certificações no Google, Hubspot, Goobec, Rock Content, Resultados Digitais e Agência Mestre, além de mais de 10 anos de experiência em Marketing Imobiliário.