O marketing imobiliário é a ciência e arte de entender as dores, desejos e necessidades do comprador de imóveis para criar estratégias e ações com foco em satisfazê-las e, consequentemente, gerar uma troca de valor tanto para o cliente (Exemplo: o imóvel) quanto para corretores de imóveis, imobiliárias e construtoras (Exemplo: a venda).

Você sabia que a cada mês, em média, 2 mil novos corretores de imóveis ingressam no mercado?

Esse aumento na concorrência somado à crise econômica e ao ideal de que a compra do imóvel é a melhor opção de moradia ou investimento fez surgir uma nova realidade: o profissional do mercado imobiliário precisa se diferenciar.

Uma das principais formas de fazer isso é através do marketing imobiliário.

Mas, você sabe qual o conceito de marketing imobiliário? Como funciona? Como fazer? Quais são os principais tipos, dicas e estratégias? Quais são os melhores livros, cursos e eventos para se aperfeiçoar no tema? E as melhores ações já feitas?

Se alguma dessas dúvidas te trouxe até aqui, devo dizer que você encontrou o lugar certo.

Preparei um guia completo e definitivo com tudo que você precisa saber sobre o assunto.

Neste post, você aprenderá:

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Conceito: O que é Marketing Imobiliário?

O primeiro passo para entender o que é marketing imobiliário é esclarecer o conceito de marketing.

Apesar de ser um termo incorporado a todos os idiomas, a palavra marketing é originária da língua inglesa e pode ser fielmente traduzida como “mercadologia”.

Porém, a real definição do conceito de marketing é explicado pela American Marketing Association (AMA).

Segundo a AMA, “O Marketing é uma atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral.”

Ou seja, o marketing é um conjunto de ações e estratégias focadas em entender e atender as necessidades do consumidor em troca de algo de valor para ambas as partes.

Mas então o que é marketing imobiliário?

A partir do conceito de marketing, podemos concluir que:

O marketing imobiliário é a ciência e arte de entender as dores, desejos e necessidades do comprador de imóveis para criar estratégias e ações com foco em satisfazê-las e, consequentemente, gerar uma troca de valor tanto para o cliente (Exemplo: o imóvel) quanto para corretores de imóveis, imobiliárias e construtoras (Exemplo: a venda).

Tipos de Marketing Imobiliário

Você sabia que existem, em média, 83 tipos de marketing?

Conhecer todos eles é fundamental para saber qual se aplica melhor a sua realidade.

Porém, pensando em ser mais assertivo e te ajudar, separei os 5 principais e mais usados tipos de marketing imobiliário. Vamos aprendê-los!?

Inbound Marketing Imobiliário:

O Inbound Marketing é, sem dúvidas, uma das principais e mais conceituadas metodologias criadas nos últimos anos.

Não é a toa que houve um grande aumento nas buscas pelo termo no Google. Veja o que o próprio buscador mostra:

Aumento de Pesquisas do Termo Inbound Marketing

Mas que estratégia é essa que todos estão falando?

O inbound marketing é qualquer estratégia de marketing que visa atrair o interesse das pessoas.

No inbound, não é você que vai atrás do clientes. São os clientes que vão até você.

E como fazer os clientes irem até mim?

As principais estratégias para fazer isso são: SEO, marketing de conteúdo e estratégia em redes sociais.

É importante deixar claro que o foco não é vender o imóvel logo de cara e sim entregar um conteúdo relevante para que você ajude o potencial cliente, a confiança aumente e, consequentemente, a venda aconteça.

Por exemplo: Quando você faz um comercial de TV, é você que está interrompendo o seu potencial cliente para entregar a comunicação do seu empreendimento. Já quando você faz um blog post como esse, foi ele que pesquisou sobre o termo, te encontrou e começou o relacionamento com você.

Outbound Marketing Imobiliário

O outbound marketing é exatamente o oposto do inbound marketing.

Ou seja, enquanto em um os clientes vão até você, no outro é você faz a prospecção ativa e vai atrás deles.

As ações mais conhecidas de outbound são: propagandas de TV e rádio, outdoors, malas diretas, PAP (porta a porta), telemarketing e etc.

Apesar de muitos considerarem que esse tipo de estratégia morreu, ela ainda se mostra eficiente e continua sendo muito usada no mercado imobiliário.

Porém, diante do atual cenário digital e do novo comportamento do consumidor, o inbound emerge com grande força e faz com que o outbound, sozinho, não seja mais suficiente.

Marketing Digital Imobiliário

Marketing digital imobiliário nada mais é do que um conjunto de estratégias e ações que visam promover sua marca, empreendimento ou serviços imobiliários nos meios digitais.

Ou seja, através de sites imobiliários, anúncios imobiliários, email marketing imobiliário, redes sociais e etc.

Dizer que a utilização dessa estratégia no mercado imobiliário cresceu é clichê. Porém, isso não aconteceu sem motivo: segundo o IBGE, mais de 82% dos brasileiros estão conectados à internet.

Além disso, utilizar uma estratégia de marketing digital imobiliário traz diversos benefícios em relação ao marketing offline que estamos acostumados:

  • Interação: No marketing digital, a comunicação acontece em via de mão dupla. Ou seja, se em um comercial de TV é só você que fala, na internet há uma conversa entre empresa e cliente.
  • Segmentação: É possível segmentar o público de diversas maneiras. Já imaginou escolher mostrar sua comunicação apenas para pessoas que tem renda para comprar seu empreendimento ou que já demonstraram interesse nele?
  • Investimento: O custo de investimento para fazer uma campanha offline, como um anúncio na TV, por exemplo, se tornou muito alto. Diferente do que ocorre no meio digital que, por mais que exija um investimento mínimo, o custo é bem menor.
  • Oportunidades: Esse menor custo de investimento também gera uma maior oportunidade para corretores de imóveis, imobiliárias e construtoras de menor porte que antes não tinham a capacidade de investir na mídia offline.
  • Análise: É muito difícil saber quantas pessoas visitaram o stand ou compraram o empreendimento por causa de um panfleto, por exemplo. Com o marketing digital, é possível saber exatamente quantas pessoas clicaram no seu anúncio, converteram e viraram clientes. E mais: tudo isso em tempo real!

Marketing de Relacionamento

Você sabia que conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais do que manter um antigo?

É por isso que o marketing de relacionamento é tão importante.

Segundo os especialistas, marketing de relacionamento são todas as estratégias e ações que visam criar e manter um relacionamento positivo com o cliente.

Agora você pode até estar pensando: “São raras as vezes que o mesmo cliente compra mais de um imóvel”.

Sim, de fato são poucas vezes.

Porém, se você não criar um relacionamento e fidelizar o cliente, ele não vai nem comprar mais com você e nem te indicar para ninguém.

Por isso, crie uma cultura centrada no cliente para ajudá-lo a resolver todos os seus problemas.

Marketing Pessoal Imobiliário

Marketing pessoal não é nada mais do que um conjunto de estratégias e ações que irão aumentar a percepção de valor em relação a sua imagem pessoal.

Tenho certeza que quando você leu isso pensou nas regras de etiqueta dos corretores de imóveis, não é mesmo?

Algumas estratégias de marketing pessoal, por mais difíceis que sejam, fazem uma grande diferença.

As principais dicas para impulsionar o marketing pessoal dos profissionais do mercado imobiliário são:

  • Adeque a sua vestimenta;
  • Tenha empatia;
  • Saiba ouvir;
  • Seja pontual;
  • Seja proativo;
  • Atualize seus conhecimentos;
  • Acompanhe as notícias do mercado e do mundo.

Plano de Marketing Imobiliário

Toda ação de marketing dentro do mercado imobiliário precisa ser muito bem planejada. Afinal, a falta de planejamento pode significar o fracasso no alcance do seu objetivo.

E é aí que entra a importância do plano de marketing imobiliário.

O plano de marketing imobiliário é um planejamento com todas as estratégias e ações que visam alcançar um ou mais objetivos.

Ou seja, é um documento que vai mapear todas as ações necessárias para atingir o seu objetivo.

Mas como fazer um bom plano de marketing imobiliário?

Para isso, você precisa elaborar os seguintes pontos:

  • Objetivos de Marketing;
  • Persona;
  • Estratégias e Plano de Ação;
  • Métricas e Análise.

Objetivos de Marketing

O plano de marketing imobiliário começa com a descrição dos objetivos.

Alguns objetivos comuns de marketing são:

  • Aumentar a quantidade de vendas;
  • Aumentar a quantidade de leads imobiliários qualificados;
  • Aumentar a autoridade dentro do mercado imobiliário;
  • Aumentar o conhecimento de marca;
  • Educar o mercado imobiliário.

Persona

Após definir o objetivo, o próximo passo é definir quem é seu público. Ou seja, com quem você vai se comunicar.

Nesta parte, é primordial utilizar a concepção de persona para que sua comunicação seja eficaz.

A persona é a representação semifictícia do seu cliente ideal. Ou seja, é um “pessoa”, baseada em dados reais, com detalhes sobre dores, hábitos e desejos que representam o seu consumidor ideal.

Uma persona pode ser: João Victor Bastos, 45 anos, morador de Belo Horizonte, advogado, casado e com 2 filhos. Gosta de aproveitar a folga do trabalho para viajar. Seu objetivo de vida é melhor a condição financeira para morar em um apartamento maior e mais perto do trabalho. Tem medo que a situação atual do país complique seus planos.

Para criar personas basta perguntar para os seus atuais clientes.

Caso você não tenha, é possível fazer pesquisa de mercado, entrevistar seus potenciais clientes e até estudar as principais métricas do seu site imobiliário ou das suas redes sociais.

Estratégias e Plano de Ação

Depois de definir os objetivos e a persona, é hora de definir como vai ser a comunicação.

Ou seja, é aqui que você colocará quais ações e estratégias serão realizadas para comunicar com sua persona e atingir seu objetivo.

Algumas das estratégias e ações mais comuns de marketing imobiliário são:

Nesta esta etapa você também deve informar quem fará as atividades, como serão feitas, em quanto tempo e com que investimento.

Métricas e Análise

A última etapa é a de analisar se as estratégias estão funcionando e se os objetivos serão/foram alcançados.

Aqui, é primordial definir quais os principais KPI’s serão avaliados.

Alguns dos KPI’s relacionados ao marketing imobiliário são:

  • ROI (Retorno Sobre o Investimento);
  • CAC (Custo de Aquisição de Clientes);
  • Taxa de conversão no funil de vendas;
  • Quantidade de leads gerados;
  • Quantidade de oportunidades geradas;
  • Custo por lead/contato;
  • Custo por oportunidade.

É preciso ser objetivo nesta parte.

Não saia medindo tudo, meça apenas o que tem relação com o seu objetivo.

Por fim, lembre-se: o plano de marketing imobiliário não precisa ser algo engessado.

É importante sempre estar atualizando e revisando para se manter no caminho certo.

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Estratégias e Dicas de Marketing Imobiliário

Uma estratégia de marketing imobiliário nada mais é do que um plano para alcançar seus objetivos de marketing.

Ou seja, a falta dela pode significar o fracasso no alcance das suas metas e resultados.

Para que isso não aconteça com você, selecionei as 4 principais estratégias e dicas de marketing imobiliário. Vamos conhecer!?

Tenha um Site Imobiliário

Ter um site imobiliário deixou de ser um diferencial e passou a ser essencial em qualquer estratégia de marketing imobiliário.

Isso tudo porque 80% das buscas por imóveis começa na internet.

Logo, se você não está presente no meio digital, principalmente com um site, não aparece para essas pessoas.

E não é “só” ser encontrado por potenciais compradores de imóveis. Você também pode preparar seu site para conseguir capturar mais contatos de pessoas interessadas que, posteriormente, podem se tornar clientes.

Para fazer isso, é essencial que se atente a três pontos importantes na hora de criar um site imobiliário:

  • Foque na Experiência do Usuário: Se você não faz um bom atendimento ao seu potencial cliente, ele procura outro corretor de imóveis, certo? Na internet é a mesma coisa. Se seu site não oferece uma boa experiência ao usuário, ele sai e nunca mais volta. Por isso, tenha um site rápido, seguro e que abra em qualquer tela (celular, tablet e desktop).
  • Otimize Para o Google (SEO): Estratégias de SEO são primordiais para alcançar a primeira posição do Google. E, por mais que existam milhares de técnicas para posicionar bem seu site, a número 1 sempre será focar nas pessoas. Isso porque a missão do Google é ajudar pessoas. Logo, se você também pensa nelas e as ajuda, seu site subirá nos resultados de pesquisa.
  • Foque em Conversão: Você preparou o seu site focando na experiência do usuário, otimizou para o Google, tá gerando tráfego mas e agora? Se você não preparar seu site para conversão, os usuários nunca deixarão seus contatos e você terá apenas visitantes.

Utilize as Redes Sociais

A pergunta mais comum que se faz quando o assunto é redes sociais é: “Em quais redes sociais preciso estar?”

A resposta é muito simples: nas redes sociais que seu cliente estiver.

Por exemplo: Imagine que você venda salas comerciais de altíssimo padrão e que sua persona/público alvo sejam grandes empresários. Muito provavelmente essas pessoas não estarão no Facebook e sim no Linkedin, certo!?

Por mais que o Facebook seja a maior rede social do mundo, seria desperdício, neste caso, focar nela e esquecer do Linkedin.

Além disso, não tente “abraçar o mundo” e nem caia na “síndrome do objeto brilhante”.

Ou seja, não esteja em todas as redes sociais se não pode entregar um conteúdo relevante e nem entre em todas as redes sociais novas que surgirem.

Foque apenas em estar onde seu cliente está.

De toda forma, existem as principais redes sociais e é sobre elas que vou comentar abaixo para te ajudar. Vamos juntos!?

Facebook

O Facebook é a maior rede social do mundo e é bem difícil que seu cliente não esteja lá.

Só para se ter uma ideia, existem mais de 130 milhões de usuários cadastrados no Brasil e mais de 2,85 bilhões de usuários em todo o mundo.

Muito embora a rede social tenha passado por um escândalo e também tenham muitas críticas sobre o algoritmo que entrega sua postagens orgânicas para menos de 2% do seu público, existem boas práticas que te ajudam a ter bons resultados.

As principais dicas para o Facebook são:

  • Crie um página empresarial;
  • Faça posts com fotos, vídeos, links e teste qual é o que dá mais resultado;
  • Faça anúncios segmentados de acordo com sua persona/público alvo;
  • Faça benchmarking com as grandes empresas do setor e concorrentes;
  • Faça vídeos ao vivo com conteúdo relevante;
  • Utilize o Stories do Facebook;
  • Use chatbots;
  • Interaja com seu público e sempre os responda;
  • Participe de grupos relacionados ao mercado imobiliário;
  • Agende suas publicações com antecedência;
  • Analise seus resultados.

Instagram

Se o Facebook é a maior rede social, o Instagram é a que mais cresce.

Com mais de 1,22 bilhões de usuários ativos em todo o mundo, o Instagram é uma rede social sensacional para compartilhar conteúdo relevante, divulgar seus produtos e serviços e se relacionar com o público.

As principais dicas para o Instagram são:

  • Crie um página empresarial;
  • Faça posts com fotos e vídeos de qualidade;
  • Utilize o instagram stories;
  • Faça anúncios segmentados de acordo com sua persona/público alvo;
  • Utilize hashtags;
  • Interaja com seu público e sempre os responda;
  • Agende seus pots com antecedência;
  • Faça uso do IGTV.

WhatsApp

Por mais que exista uma discussão sobre se o whatsapp é ou não uma rede social, eu resolvi incluí-lo na lista pela sua importância e uso no mercado imobiliário.

Tamanha relevância é fácil de ser vista.

Hoje é comum que muitos sites imobiliários ofereçam a opção de contato pelo whatsapp e que os corretores tentem contato com os potencias clientes pela plataforma.

Porém, exatamente por ser uma plataforma útil para profissionais imobiliários, é preciso fazer um bom uso dela.

As principais dicas para o whatsApp são:

  • Responda as dúvidas dos seus clientes de forma rápida;
  • Informe seu público com conteúdos relevantes;
  • Faça uso de arquivos multimídia: fotos, vídeos, áudios e etc;
  • Faça uso das listas de transmissão (Porém, segmente sua base);
  • Cuidado com a linguagem e ortografia;
  • Não seja inconveniente.

Youtube

Você sabia que os vídeos online ocupam 80% de todo o tráfego da internet?

Além disso, sabia que o Youtube é o segundo maior buscador do Brasil, perdendo apenas para o Google?

Essas duas informações trazem uma mensagem bem clara: se você não faz uso de vídeos e não usa a “rede social dos vídeos”, pode estar ficando para trás.

As principais dicas para o Youtube são:

  • Faça vídeos apresentando todos os detalhes do empreendimento;
  • Faça vídeos com conteúdo relevante: entrevistas, depoimentos e etc;
  • Faça vídeos com qualidade de imagem e áudio;
  • Utilize palavras-chave no título e descrição;
  • Engaje seu público nos primeiros minutos do vídeo;
  • Analise seus resultados.

Linkedin

Se você pensa que o Linkedin é uma rede social apenas para quem está procurando emprego, sinto te dizer que está completamente enganado.

O Lindkedin é a maior rede social profissional do mundo e é lá que os empresários com alto poder aquisitivo estão ativamente.

Porém, exatamente por ser um rede profissional, é preciso ter muito cuidado com o que você posta.

As principais dicas para o Linkedin são:

  • Tenha uma company page;
  • Faça posts com conteúdo relevante e foque em educar seu público e gerar autoridade;
  • Anuncie no Linkedin Ads;
  • Use o Linkedin Pulse;
  • Otimize o seu perfil pessoal;
  • Se conecte e se relacione com seus potenciais clientes, parceiros e profissionais do mercado;
  • Participe de grupos relacionados ao mercado imobiliário;
  • Analise os seus resultados.

Faça Anúncios Imobiliários

Você concorda que não adianta ter um site imobiliário bem estruturado, páginas de captura ativas e redes sociais com conteúdo relevante se ninguém te encontra?

Por mais que as estratégias de marketing digital imobiliário gerem um resultado orgânico, eles só aparecem em longo prazo.

Imagino que você não queira e nem possa ficar esperando isso acontecer, certo?

Então, se você quer resultados rápidos no marketing digital, precisa investir em anúncios imobiliários.

Para te ajudar, separei e comentei as funcionalidades dos 3 principais tipos de anúncios imobiliários. Vamos lá!?

Anúncios Imobiliários em Redes Sociais

Os anúncios em redes sociais, como Instagram, Facebook e Linkedin, são primordiais para quem quer aumentar o alcance dos seus conteúdos, gerar leads dentro das próprias plataformas e fazer retargeting/remarketing.

O principal diferencial das plataformas de anúncios das redes sociais é a possibilidade inigualável de segmentação.

No Facebook e no Instagram é possível, por exemplo, segmentar seus anúncios quem tem interesse em imóvel, é advogado ou médico e mora em um determinado bairro. Já no Linkedin é possível, por exemplo, segmentar anúncios apenas para donos de empresas com mais de 100 funcionários.

Apesar de todo esse potencial é preciso ficar atento ao momento de compra do usuário.

Nas redes sociais, os anúncios aparecem naturalmente no momento de lazer das pessoas. Ou seja, quando elas estão vendo fotos e vídeos das empresas e pessoas que seguem. Por esse motivo, existe a probabilidade desses usuários não estarem exatamente no momento de compra.

Anúncios Imobiliários nos Buscadores

Anúncios imobiliários nos buscadores, como o Google, Bing e até o Youtube, são essenciais para quem quer impactar pela primeira vez ou novamente o usuário no momento em que ele está fazendo uma busca ou até em outros sites na internet.

E é esse o grande diferencial dos anúncios nos buscadores: atingir a pessoa certa, na hora e no lugar certo.

Por exemplo: Se uma pessoa pesquisa no Google por “Apartamentos de 3 Quartos em João Pessoa” e você tem “esse” empreendimento na sua carteira, é possível anunciar para essa palavra-chave específica.

Desta forma, seu site aparecerá topo da página de resultados e, consequentemente, as chances desse usuário clicar no seu anúncio aumentam.

Atualmente, o principal buscador é o Google.

Só para se ter uma ideia, 96% das buscas no Brasil são feitas na plataforma.

Anúncios Imobiliários em Portais

Os portais imobiliários são sites e aplicativos que fazem a conexão de quem está buscando imóveis com quem está negociando imóveis.

Os anúncios em portais, como a Viva Real, Zap e OLX Viva, são essenciais para quem quer e atingir somente os potenciais compradores de imóveis.

Afinal, se uma pessoa está dentro de um portal imobiliário é porque ela pesquisa por imóveis.

Além disso, existem duas características bem interessantes na hora de escolher os portais imobiliários para anunciar: facilidade na criação do anúncio e a gratuidade em alguns deles.

Use estratégias de Email Marketing Imobiliário

O email marketing imobiliário é qualquer comunicação feita por corretores, imobiliárias e construtoras com os seus clientes e potenciais clientes através de email.

Essa estratégia é comumente acompanhada do estigma de que email já morreu e de que email é spam.

Porém, o que muitos não sabem é que, quando bem feito, o email marketing é a melhor maneira de nutrir os seus contatos e promover seus produtos.

Além disso, existem dados provam o contrário: 92% dos adultos online usam email.

Para te ajudar a utilizar da melhor maneira a estratégia de email marketing imobiliário, separei as melhores práticas na hora de fazer sua campanha. Confira:

  • Não Compre Listas: Ninguém gosta de receber um email e se perguntar: “Aonde essa pessoa conseguiu meu email?”. Por mais que você compre listas que tenham pessoas com o perfil desejado, elas não vão abrir seu email. Por isso, construa a sua própria lista com pessoas que permitiram o seu contato com elas.
  • Não Envie Spam: Sabe aquele email que é igual a um panfleto? Esse é uma forma clássica de spam. Esse tipo de email dá uma sensação de que quem recebe é só mais um e isso não engaja o receptor da mensagem.
  • Segmente Sua Lista: Se você tem uma lista de pessoas com o perfil de alto padrão, por que mandar a mesma mensagem para uma lista de pessoas com o perfil de minha casa, minha vida? Não faz nenhum sentindo, concorda? Por isso, segmente sua base e seja assertivo com a sua mensagem.
  • Escolha Bem o Assunto: Já parou para pensar que o assunto é o principal responsável pela abertura de um email? Mandar um email com o assunto: “Promoção” é diferente de mandar um email com o assunto: “Olha o que preparei para você, Gabriel!”, concorda? Por isso, pense em um assunto que desperte o interesse de quem vai receber o email e faça com que ele leia sua mensagem.
  • Use a Pessoalidade: Sabe aquele email marketing que você tem certeza que foi escrito só para você? Pois saiba que muitas vezes ele é automático. Quando for enviar um email, coloque o nome do destinatário no assunto e durante o conteúdo.
  • Seja Simples e Direto: Muitas pessoas lêem o email direto do celular durante suas rotinas corridas. Por isso, seja o mais simples e direto possível. Quanto mais você “enrolar”, menos pessoas vão ler todo o seu email.
  • Analise os Resultados: Analisar os resultados é essencial para ver o que pode ser melhorado e o que deve continuar sendo feito. Por exemplo: se você tá tendo uma baixa taxa de abertura, talvez seja a hora de mudar o assunto do email.

Produza Vídeos Imobiliários

Como já foi dito aqui nesse artigo, os vídeos online ocupam 80% de todo o tráfego da internet.

Além disso, não existe mais aquela dificuldade e necessidade de grandes investimentos para produzir um vídeo. Muito pelo contrário, até com o seu próprio smartphone é possível realizar boas produções.

Como se não bastasse, os vídeos ainda têm alto poder de engajamento, melhoram o SEO e possuem forte potencial de viralização.

Diante desse cenário favorável, resolvi separar algumas dicas para te ajudar a obter bons resultados com seus vídeos imobiliários. Vamos lá?

  • Roteiro: A etapa do roteiro, apesar de muitas vezes ser negligenciada, é essencial para a produção. Afinal, sem planejamento existem grandes chances da necessidade de regravação. Nesse estágio, você precisa definir o seu objetivo, o público-alvo/persona, o local da gravação e o tipo de vídeo a ser gravado (veja 8 possíveis tipos de vídeos nesse artigo aqui).
  • Câmera: Vamos combinar que ninguém assiste um vídeo com baixa qualidade de imagem, correto? Por esse motivo, a escolha da câmera é essencial. Algumas das possibilidades de câmera são: smartphone, câmera DSRL (profissionais), drone com câmera, câmera 360º, action cam (GoPro, por exemplo) ou até webcam. A escolha da melhor opção de câmera vai depender do seu objetivo e tipo de vídeo.
  • Iluminação: Outro fator para a boa qualidade de imagem do vídeo é a iluminação. Uma boa iluminação é essencial, principalmente, para eliminar sombras e criar uma luz uniforme. Por mais que existam luzes artificias, prefira horários com boa iluminação natural: de 06h às 08h ou de 14h às 17h.
  • Som: A qualidade do som também é fator decisivo para a permanência do espectador no seu vídeo. Para que sua produção não fique com ruídos, vozes ao fundo, eco e outros sons que distraiam a atenção de quem está assistindo, escolha um bom equipamento para captação do áudio. As possibilidades são: microfone da câmera, microfone de lapela, smartphone, gravador de áudio portátil ou uma trilha sonora.
  • Edição: Por último, e não menos importante, vem a etapa da edição. É aqui que você vai deixar seu vídeo fluido e dinâmico. Por mais complexa que pareça ser, existem ferramentas gratuitas e simples para deixar seu vídeo pronto para a audiência.

Cursos de Marketing Imobiliário

Ficar “parado” em uma área tão dinâmica quanto a do marketing imobiliário é sinônimo de ficar para trás.

Os cursos, por sua vez, são ótima opções para se atualizar e aprender a aplicar as melhores técnicas do mercado.

Pensando em te ajudar, elegi os 2 melhores cursos de marketing imobiliário. Tá preparado?

BrokerHunter:

Se você não aguenta mais ligar para listas frias e desengajadas, de ir para plantões intermináveis ou de se arriscar em “piratas”, precisa conhecer o curso BrokerHunter.

O BrokerHunter é um método, com aulas 100% online, criado por Rodrigo Lucena com o intuito de te transformar em um “atirador de elite”. Isso mesmo, você vai aprender a conseguir apenas o contato de pessoas com real potencial de se tornar um cliente.

Tudo através de estratégias completas de marketing digital imobiliário ensinadas de modo simples e didático. É como se ele “pegasse na sua mão” e mostrasse como botar tudo em prática.

E ainda tem mais: além do conteúdo do curso, existe um super bônus:  o acesso a gravação das palestras do BrokerHunter Live 2016, evento que mudou o rumo de diversos corretores.

Por fim, e não menos importante, o Rodrigo garante, caso você não goste do curso, a devolução do seu dinheiro e, caso você coloque em prática e não retorne o triplo do valor investido, ele não só devolve seu dinheiro como ainda dá mais R$ 1.000,00 ou uma consultoria de 5 dias.

Com todo esse conteúdo, bônus e garantias, tenho certeza que não restarão dúvidas se vale a pena ou não fazer esse curso.

Veja o depoimento da Áurea Daróz que fez o curso BrokerHunter:

Saiba mais sobre o “Curso BrokerHunter”

Marketing Imobiliário de Alto Impacto e Baixo Custo

O Curso “Marketing Imobiliário de Alto Impacto e Baixo Custo”, ministrado por Bruno Lessa, é inspirado no livro que é considerado a obra mais completa já publicada sobre marketing imobiliário (falaremos mais a frente sobre o livro).

No curso, Bruno Lessa, especialista em marketing imobiliário, CEO de uma agência de marketing voltada para o mercado imobiliário e fundador do portal VGV, compartilha as principais estratégias de marketing imobiliário que você pode fazer sem a necessidade de um alto investimento.

Se você tá em dúvida se esse curso é para você, dá uma olhada no depoimento do João Pimenta:

Saiba mais sobre o curso “Marketing Imobiliário de Alto Impacto e Baixo Custo”.

Livros de Marketing Imobiliário

Por mais que existam diversos conteúdos de qualidade disponíveis na internet, os livros ainda são opções essenciais para o aprendizado.

Para aqueles que querem aprender ainda mais e que não abrem mão de um bom livro, selecionei os 4 principais livros de marketing imobiliário. Veja quais são:

Marketing Imobiliário de Alto Impacto e Baixo Custo

O livro “Marketing Imobiliário de Alto Impacto e Baixo Custo” é leitura obrigatória para quem atua no mercado imobiliário e quer alavancar seus resultados.

No livro, o autor Bruno Lessa aborda absolutamente tudo sobre o universo do marketing imobiliário: desde o que é marketing imobiliário até as melhores, mais acessíveis e mais inovadoras estratégias de marketing para profissionais do mercado imobiliário.

Saiba mais sobre o livro “Marketing Imobiliário de Alto Impacto e Baixo Custo”

Marketing de Relacionamento no Mercado Imobiliário

Já imaginou vender novamente para seus clientes ou fazer com que eles se tornem divulgadores do seu serviço?

Se você quer saber como fazer isso dentro do ramo imobiliário, não pode deixar de ler o livro “Marketing de Relacionamento no Mercado Imobiliário”.

Nesta obra, o autor Bruno Lessa ensina técnicas testadas que compravam a importância do marketing de relacionamento em uma era onde apenas aquisição de novos clientes é visada e o trabalho da atual base de clientes é esquecido.

Saiba mais sobre o livro “Marketing de Relacionamento no Setor Imobiliário”

A Jornada de Compra do Imóvel

Conhecer todas as etapas que o cliente percorre até a compra do imóvel e o perfil desse consumidor, é primordial para vender imóveis de forma rápida e eficaz.

Na obra “A Jornada de Compra do Imóvel”, o escritor Bruno Lessa baseia-se em dados de um estudo nacional para, além de responder sobre a temática que dá título ao livro, fazer com que você saiba:

  • Quais as mídias mais eficazes em cada fase da jornada;
  • Qual tempo médio até a assinatura do contrato;
  • Como o cliente enxerga o corretor de imóveis e a empresa em todo esse processo.

Saiba mais sobre o livro “A Jornada de Compra do Imóvel”

A Chave da Venda de Imóveis

A ideia do livro “A Chave da Venda de Imóveis” é que, através de sua leitura, você possa abrir a porta para o sucesso no mercado imobiliário.

Assim, ele se apresenta como um guia completo com práticas e dicas para corretores de imóveis alavancarem seus resultados.

A obra conta com a coautoria de 20 profissionais do mercado que contam suas experiências nele.

Por meio de uma linguagem simples, o livro explica a dinâmica do mercado tanto para os mais experientes, quanto para os mais novos no ramo.

Saiba mais sobre o livro “A Chave da Venda de Imóveis”

Eventos Imobiliários

Em uma área com tão rápidas transformações como é a do marketing imobiliário, participar de eventos é a melhor e mais rápida forma de se atualizar.

Além disso, Os eventos são essenciais para fazer networking, parcerias, vender seus serviços, encontrar soluções de negócio, saber em qual estágio você está perante o mercado, se autopromover e até se divertir.

Com tantos benefícios, acredito que você tenha ficado curioso sobre os principais eventos imobiliários, certo?

Pensando nisso, reuni os 2 principais eventos imobiliários para você conhecer e participar. Confira abaixo!

Conecta Imobi

O Conecta Imobi é o maior e mais completo evento de marketing imobiliário do Brasil.

Criado em 2014, o evento recebe mais de 4.000 profissionais do mercado imobiliário para uma atualização completa com os maiores nomes do mercado brasileiro.

Além de se atualizar com o conteúdo apresentado, você pode aproveitar o conecta para conhecer novos profissionais do mercado, fazer parcerias, fechar negócios e ficar por dentro das mais modernas soluções do ramo.

Esse evento é, sem dúvidas, obrigatório para qualquer profissional do mercado imobiliário.

Veja como foi a edição de 2020:

QR Summit

Como o próprio nome já diz, o QR Summit (#QuebreAsRegas), é o evento tido como o mais disruptivo do mercado imobiliário.

Criado por Guilherme Machado, um dos maiores especialistas em vendas e marketing imobiliário, o evento se baseia nos 5 pilares do metodologia QR: pessoas, estratégia, processos, tecnologia e vendas.

Se você quer um treinamento com conteúdo prático e cases reais, não pode ficar de fora do QR Summit.

Veja como foi a edição de 2019:

Ações de Marketing Imobiliário

Ações de marketing imobiliário bem elaboradas são primordiais para o sucesso da sua campanha e o alcance dos seus objetivos.

Partindo deste ponto, selecionei as que, para mim, são as 4 melhores ações de marketing imobiliário já realizadas no Brasil. Vamos conferir?

Autoridade (Cyrela)

No ano de 2012, o mercado imobiliário sofreu uma grande recessão se formos comparar com os anos anteriores.

Por esse motivo, muitos investidores ficaram inseguros sobre o retorno dos seus investimentos imobiliários.

Para sanar esse problema, a Cyrela criou o Cyrela Invest, um programa de dicas com Ricardo Amorim, um dos maiores conhecedores de economia e mercado imobiliário do Brasil.

Já imaginou o quão persuasivo é ouvir de um dos maiores especialistas e autoridade no assunto falando que ainda era seguro investir em imóveis?

Veja o vídeo de uma das edições do Cyrela Invest:

Personalização (Carvalho Hosken)

A Carvalho Hosken executou, em 2012, uma ação de personalização fantástica.

A ação consistiu em adaptar o apartamento decorado das visitas que fossem agendadas pelo Facebook. Ou seja, quando o visitante chegava no decorado, dava de cara com suas próprias fotos.

O resultado: 48% das pessoas compartilharam sua experiência no Facebook e 28% das visitas realizadas viraram vendas. 

Vale a pena conferir essa ação:

Realidade Aumentada (Rossi)

A realidade aumentada é a mistura do real com o virtual. Ou seja, o uso de objetos virtuais no mundo real.

Para explorar essa inovação, a Rossi, em 2010, realizou a maior ação de realidade aumentada do mundo.

A ação consistiu na instalação de uma “lona” que ao ser lida apresentava a fachada do empreendimento que ia ser construído no local.

Veja o vídeo da ação e entenda melhor:

Influenciadores Digitais (Rossi)

A Rossi, em 2013, resolveu aproveitar a eficiência das estratégias com influenciadores digitais com uma boa “dose” de humor.

Na ação, os personagens do canal do Youtube Porta dos Fundos, que na época estava em amplo crescimento, chegam até o stand de vendas e fecham a compra de um imóvel de forma bem engraçada.

Veja o vídeo:

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Postado por Gabriel Passos

Especialista em Marketing Digital com certificações no Google, Hubspot, Goobec, Rock Content, Resultados Digitais e Agência Mestre, além de mais de 10 anos de experiência em Marketing Imobiliário.