O Instagram é uma rede social essencial para corretores de imóveis, imobiliárias e construtoras que querem vender mais imóveis. Continue neste post e saiba mais!

O Instagram é a rede social que mais cresce, já possui 1,22 bilhões de usuários ativos por mês, conta com 15 vezes mais interações que outras plataformas sociais e ainda é a mais utilizada pelas empresas.

Todos esses fatos e números só mostram a importância de inserir o Instagram na sua estratégia de marketing imobiliário.

Mas antes de tudo, você sabe o que é exatamente essa rede social? Quais são as suas principais características? E como vender imóveis pelo Instagram?

Se você tem alguma dessas dúvidas, seu lugar é aqui. Vamos lá!?

Neste post, você aprenderá:

O que é Instagram?

O Instagram é uma rede social online e gratuita de compartilhamento de imagens e vídeos que já conta com mais de 1,22 bilhões de usuários ativos em todo o mundo (mais de 50 milhões somente aqui no Brasil).

Apesar de ainda perder em número de usuários para o Facebook, Youtube e WhatsApp, o Instagram é a rede social com o maior engajamento de todas. Ou seja, é a que as pessoas mais gostam e usam.

Esse alto engajamento, inclusive, é fator decisivo para o uso da plataforma por parte das empresas. Não é à toa que 78% das organizações estão dentro dela (superando os 57% das empresas no Linkedin que se caracteriza por ser uma rede profissional).

Diante de todos esses dados, um fato fica bem claro: o Instagram é uma ótima plataforma de negócios para todos os corretores de imóveis, imobiliárias e incorporadoras que querem vender mais.

Características do Instagram

Cada rede social tem suas particularidades que a diferem das demais e com o Instagram não é diferente.

Veja abaixo quais são as principais características do “Insta”:

  • Visual: O Instagram é um rede social quase que 100% visual. A legenda “visível” é composta apenas por 3 linhas e todo o resto é foto ou vídeo.
  • Criativo: Essa característica complementa a anterior. Exatamente por ser visual, você precisa de algo no conteúdo que chame a atenção do usuário. Uma das melhores formas de fazer isso é através da criatividade. Por isso, capriche na hora de contar sua história.
  • Interativo: O usuário pode interagir com seu conteúdo de diversas formas: curtindo, compartilhando, comentando, mandando mensagens diretas, respondendo suas enquetes no stories, clicando nas suas marcações de local ou até nas suas hashtags.

Como vender imóveis pelo Instagram

1 – Tenha um Perfil Comercial

Ter um perfil comercial no Instagram já é quase que obrigatório tanto para profissionais autônomos (corretores de imóveis) quanto para empresas (imobiliárias e construtoras).

Isso porque através dele é possível inserir botões de contato, anunciar no em todos os formatos do Instagram e ainda verificar todas as métricas do seu negócio.

Para criar um perfil comercial é muito simples: acesse as configurações de perfil da sua conta, clique em “cadastrar-se para um perfil comercial” e aí só integrar com sua fanpage do Facebook e concluir.

Porém, para criar um bom perfil comercial, é preciso se atentar para alguns pontos: o nome e a imagem, a biografia e os botões de contato.

Nome e Imagem

Seja simples e objetivo na hora de escolher o nome da sua “página”.

Quanto mais curto e direto você for, melhor para os usuários te acharem nas buscas.

Já com relação a imagem, é preciso ficar atento aos limites de tamanho (180x180px). Exatamente por ser pequena, escolha uma imagem que transmita os valores da sua marca.

Ou seja, utilize uma foto pessoal demonstrando seriedade se você for corretor de imóveis e o logotipo quando se tratar de imobiliárias ou construtoras.

Biografia

A biografia é onde você, em apenas 150 caracteres, vai mostrar o objetivo do seu negócio.

Por isso, escreva sobre você ou sua empresa de forma bem resumida, mostre as principais informações e não deixe de inserir um link para o seu site imobiliário ou blog imobiliário.

Botões de Contato

Os botões de contato são funcionalidades que facilitam conexão dos usuários com seu negócio por meio de uma única ação: o clique.

Através dela, as pessoas podem fazer ligações, mandar um email e descobrir o caminho para seu estabelecimento.

2 – Produza conteúdos de qualidade

Conseguir a atenção do público é a missão de todos os profissionais e empresas.

E uma das poucas formas de atingir esse objetivo é fornecendo conteúdos relevantes e de valor.

No Instagram não é diferente. Por possuir mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês e ser uma rede social altamente visual, é preciso focar em produzir fotos e vídeos mas também em textos de qualidade.

Fotos

A máxima de que “uma imagem vale mais do que mil palavras” se aplica perfeitamente ao Instagram.

Por esse motivo, é essencial tirar fotos de imóveis com qualidade e clareza sobre o que é cada cômodo ou item de lazer, além de editá-las de forma que valorize ainda mais o espaço e traga mais informações.

Veja um bom exemplo de foto com qualidade de imagem e edição postada no “insta” da MRV Engenharia:

Post - MRV (Como vender imóveis pelo instagram)

Vídeos

Os vídeos ocupam 80% de todo o tráfego da internet e o Instagram segue essa tendência.

A plataforma, que no começo só aceitava vídeos com 15 segundos, passou a aceitar vídeos de 1 até minuto no feed e de até 1 hora no IGTV (falaremos no 5º tópico sobre essa funcionalidade).

Dessa forma, é imprescindível postar vídeos imobiliários em diversos seus mais diversos formatos: desde vídeos de apresentação de imóveis até os de acompanhamento das obras.

Tudo isso sem esquecer, é claro, de colocar todas as boas práticas em ação: fazer um roteiro detalhado, captar boas imagens e utilizar técnicas de edição.

Texto

Por mais visual que o Instagram seja, a legenda também tem o seu valor. Afinal, ela é o complemento da postagem e incentiva as pessoas a realizarem ações.

Para uma bom texto, utilize uma linguagem mais humanizada, insira hashtags e sempre chame o usuário para realizar alguma ação, seja acessar seu site ou ligar para você.

Um relatório da Quintly, que analisou mais de 10 milhões de post, ainda revelou que os textos devem conter até 150 caracteres e fazer uso moderado de emojis.

3 – Faça anúncios imobiliários no Instagram

Até Junho de 2016 o Instagram funcionava de forma cronológica, sem nenhum algoritmo agindo sobre ele. Ou seja, quem ia postando por último, ia ficando em cima do feed.

Porém, após verificar que 70% dos posts não estavam sendo visualizados, o Instagram acabou adotando um algoritmo que leva em conta: os interesses, a cronologia e o relacionamento.

Dessa forma, com a queda da entrega orgânica, os anúncios, que já eram relevantes para atingir novos públicos ou até o público-alvo que não era seguidor da “página”, passaram a ter ainda mais importância.

Os anúncios imobiliários no instagram se caracterizam pelo alto poder de segmentação.

É possível segmentar os seus anúncios por:

  • Clientes que já compraram seu empreendimento;
  • Pessoas semelhantes a esses clientes;
  • Localização
  • Idade
  • Gênero
  • Dados demográficos
  • Interesses
  • Comportamentos

Outra funcionalidade bem interessante nos anúncios do Instagram, e também do Facebook, é o formato do Facebook Lead Ads. Através dele, você capta os contatos dos usuários na própria plataforma, sem precisar levá-lo para um site.

4 – Faça benchmarking dos seus concorrentes e das grandes empresas do mercado

O benchmarking, de forma simples e resumida, é o ato de analisar as práticas dos grandes players do mercado e concorrentes, com o intuito de verificar o que está dando certo ou não e o que pode ser incorporado ou melhorado na sua estratégia.

No Instagram, assim como acontece no Facebook, é possível ver as postagens, informações e até os anúncios que os perfis estão veiculando.

Isso mesmo! Você consegue ver se o anúncio é um post de feed e/ou stories, qual a imagem que está sendo utilizada, a copy/texto e também o tipo de anúncio.

Utilizando esse mecanismo, fica muito mais fácil modelar a estratégia de qualquer empresa e potencializar os seus resultados.

Para acessar essa funcionalidade, basta ir no perfil desejado, clicar nos “três pontinhos” localizados na parte superior direita, ir em “sobre esta conta” e depois em “anúncios ativos”.

5 – Use o Instagram Stories

O Instagram Stories é um recurso, lançado em 2016, que permite o compartilhamento de fotos e vídeos que somem depois de 24 horas.

Essa funcionalidade, utilizada por mais de 500 milhões de usuários, é um meio importante de se conectar com o potencial comprador de imóveis.

Isso porque ela oferece um alto alcance, está posicionada na parte superior da ferramenta, possibilita a comunicação quase que em tempo real e facilita a interação com os usuários.

Dessa forma, você pode postar fotos e vídeos do imóvel que está visitando, falar sobre a localização do empreendimento, mostrar o seu dia a dia enquanto corretor de imóveis, compartilhar conhecimentos do mercado imobiliário e até exibir os cursos profissionalizantes que está fazendo.

6 – Utilize o IGTV

O IGTV é a plataforma de vídeos, semelhante ao YouTube, criada pelo Instagram que permite o compartilhamento de conteúdos com até 1 hora de duração.

Criado em Junho de 2018, o IGTV está de acordo com as últimas tendências de vídeos, como, por exemplo, a necessidade de postar os conteúdos gravados na vertical.

A plataforma se mostra ideal para compartilhar os seus vídeos imobiliários, assim como os postados no YouTube, só que sem fazer com que o usuário precise sair do Instagram.

Para acessar o IGTV é bem simples, basta abrir o instagram e clicar no ícone que está ao lado do símbolo do “direct” (parte superior direita).

7 – Faça Lives

A Live é um recurso do Instagram para fazer vídeos ao vivo.

Ou seja, ao invés de gravar e postar, você faz um vídeo em tempo real que as pessoas podem entrar e interagir.

Essa funcionalidade é ideal para quem quer divulgar um empreendimento, aumentar o engajamento com seus seguidores e gerar autoridade dentro do mercado. Tudo isso a um baixo custo.

Portanto, não deixe de fazer lives mostrando o imóvel, tirando dúvidas dos compradores, fazendo entrevistas, exibindo os detalhes dos eventos de lançamento de imóveis e até debatendo alguma notícia do mercado imobiliário.

Para fazer um vídeo ao vivo no Instagram, basta abrir a câmera do próprio aplicativo (deslizando a tela para a direita) e clicar na parte inferior em “ao vivo”.

8 – Utilize #Hashtags

As hashtags são espécies de palavras-chave acompanhadas do símbolo # que servem para categorizar o conteúdo e facilitar o busca do usuário em direção a marca.

Isso porque atualmente muitas pessoas fazem buscas por hashtags e até as seguem no Instagram.

Dessa forma, você pode criar uma hashtags com seu nome ou da sua imobiliária/construtora, com o nome do imóvel e com assuntos relacionados.

Nas redes sociais da Imob Marketing, por exemplo, eu utilizo bastante as hashtags de #MarketingImobiliário, #ImobMarketing e algumas sobre o assunto abordado que, no caso, é o #InstagramImobiliário ou #ComoVenderImóveisPeloInstagram.

Porém, é preciso tomar cuidado para não utilizar muitas hashtags (o ideal são, no máximo, 5) e nem escolher alguma muito longa ou muito específica que ninguém vai usar.

9 – Interaja com seus seguidores

Os focos principais de todas as redes sociais são a interação e o relacionamento.

Por isso, não seja um mero publicador de posts e sempre interaja com seus seguidores.

Ou seja, responda seus comentários nos posts e perguntas no direct, curta algumas publicações, siga perfis de pessoas que são seu público-alvo e crie postagens que estimulem a participação deles.

10 – Agende seus posts com antecedência

Durante muito tempo foi um desafio encontrar uma forma eficiente de agendar postagens no Instagram.

Isso porque para ter acesso a esse mecanismo, era preciso contratar ferramentas externas que, dependendo do volume de publicações, eram até pagas.

Porém, apesar da demora, se comparada ao mesmo recurso que já havia nas postagens do Facebook, a rede social lançou, em Agosto de 2019, o agendamento de postagens no feed, stories e IGTV do Instagram por meio do Estúdio de Criação.

Essa novidade, além de permitir que você agende seus posts de forma gratuita, significa um ganho de tempo para focar em outras estratégias mais relevantes para o seu negócio.

Para saber como fazer o agendamento das suas postagens no Instagram, basta conferir o tutorial abaixo.

11 – Analise as métricas

Ter um perfil comercial te possibilita evoluir da visualização das métricas simples (curtidas, comentários e visualização) para a análise de métricas diferenciadas (impressões, alcance, cliques no site e etc).

Dessa forma, fica muito mais fácil conhecer o seu público e, consequentemente, entregar o melhor conteúdo para ele.

As principais métricas do Instagram são:

Informações sobre o conteúdo: Métricas sobre os posts do feed, stories e promoções/anúncios.

Informação de Atividades: Visitantes do perfil, cliques no site, emails enviados, alcance e impressões.

Informações de Audiência: Localização dos seguidores, idade, gênero e melhores horários para postar.

Para acessar esses relatórios, basta ir no seu perfil, clicar nas três barrinha da parte superior direita e depois ir em “informações”. Caso queira, você também pode ir em cada postagem e clicar em “visualizar informações”.

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Postado por Gabriel Passos

Especialista em Marketing Digital com certificações no Google, Hubspot, Goobec, Rock Content, Resultados Digitais e Agência Mestre, além de mais de 10 anos de experiência em Marketing Imobiliário.