O email marketing imobiliário é uma estratégia, muito utilizada e eficaz, que consiste em toda e qualquer comunicação por email entre profissionais ou empresas do mercado imobiliário e seus clientes ou potenciais clientes.

O email marketing é constantemente diagnosticado como uma estratégia de marketing imobiliário morta e ultrapassada.

Tudo isso porque ainda existem profissionais e empresas do mercado imobiliário que mandam emails marketing sem contexto, personalização e para pessoas que não pediram para receber o conteúdo.

Porém, o que muitos não sabem é que, se bem feito, o email marketing imobiliário é uma ótima forma de mandar a mensagem certa, na hora certa e para as pessoas certas.

Além disso, só para se ter uma ideia, 90,3% dos adultos online usam email. Acredito que seu público está incluído nessa estatística, certo?

Se você quer saber tudo sobre como o email marketing imobiliário pode potencializar sua estratégia de marketing e aumentar suas vendas, esse post é pra você.

Aqui você aprenderá:

O que é Email Marketing Imobiliário?

O email marketing imobiliário é toda comunicação por email entre profissionais ou empresas do mercado imobiliário e seus clientes ou potenciais clientes.

A história do email como ferramenta de marketing começou por volta de 1970 mas foi só nos anos 1990, com o crescimento da internet, que a estratégia tomou grandes proporções.

Naquele momento, o email era visto apenas como uma versão digital dos panfletos entregues nas ruas e nas residências.

Essa modalidade de envio fez surgir o conceito de spam e, consequentemente, regras para proteger os usuários dessas práticas.

Dessa forma, para uma estratégia de email marketing ser eficiente e não cair na caixa de spam do destinatário, é preciso seguir algumas boas práticas e, principalmente, colocar o usuário em primeiro lugar.

Qual a Importância do Email Marketing Imobiliário?

Quando falamos de marketing digital imobiliário, o email marketing é, sem dúvidas, um dos mecanismos que mais traz resultados.

Isso porque se trata de uma estratégia altamente pessoal, escalável e rentável.

Quer saber mais sobre a importância do email marketing imobiliário? Então vem comigo que vou te mostrar alguns dos motivos.

Amplo Alcance

Segundo a Statista, em 2021, 4,03 bilhões de pessoas em todo o mundo usam o e-mail e os especialistas esperam que esse número aumente até 4,48 bilhões até 2024. Para se ter uma ideia, esse número representa quase metade da população mundial.

Além disso, 90,3% dos adultos online usam email e 61% deles utilizam diariamente.

Esses dados deixam claro que nenhum outro canal de marketing é adotado de maneira tão universal e em grande escala.

Ausência de Algoritmos

O email é um canal de sua propriedade.

Quando você faz um post no Facebook ou Instagram, existem algoritmos que impedem o envio do conteúdo para todos os usuários que te seguem nessas redes sociais.

Já no email não existem esses algoritmos agindo por trás. Ou seja, você envia um email para 300 pessoas e essas 300 pessoas irão receber o conteúdo em suas caixas de entrada (a menos que existam problemas técnicos nesse caminho).

Segundo a Radicati Group, uma mensagem é 5x mais provável de ser vista no email do que em redes sociais.

Grande Retorno Financeiro

Uma estratégia de email marketing imobiliário precisa apenas de:

  • Domínio: É ideal que seja um domínio profissional. Por exemplo: @imobmarketing.com.br.
  • Ferramenta de email marketing: Existem ferramentas paga e gratuitas. O MailChimp, uma das ferramentas mais usadas e famosas no mundo, é grátis para até 2.000 contatos. Sensacional, não?
  • Pessoa: Alguém que coloque as estratégias e boas práticas para rodar.

Diante da necessidade de pouco investimento, o email marketing se torna uma das estratégias com maior retorno financeiro.

De acordo com a DMA, o email marketing possui um ROI (Retorno Sobre o Investimento) de 3800%.

Como Construir uma Lista de Emails?

O primeiro passo para ativar a estratégia de email marketing é ter uma lista de emails apenas com as pessoas que pediram pelo seu conteúdo ou permitiram o contato.

Tudo isso porque quando falamos em email marketing, a regra número um é nunca comprar uma lista de contatos (trataremos desse assunto mais para frente).

Por mais desafiador que seja construir sua própria lista, existem algumas ações que podem te ajudar. Confira!

Blogs e Sites Imobiliário

A principal estratégia para captação de emails/contatos é a de disponibilizar formulários de captura no seu blog imobiliário ou site imobiliário.

Os formulários de captura são espaços onde as pessoas deixam seus contatos em troca de algo.

Existem várias formas de colocá-los em seu blog ou site:

  • Caixa de Assinatura: Como a que tem no final desse post e na lateral do blog;
  • Banners: Levam o usuário para o cadastro no formulário;
  • Links Internos: Também direcionam o usuário. Exemplo: Envie-nos um contato;
  • Pop-ups: Não. Eles não morreram. Porém, precisam ter contexto e serem boas;
  • Chat Online: Solicite os contatos de quem quer entrar no seu chat online.

Porém, para que as pessoas realmente deixem seus contatos é preciso fornecer algo de valor para elas.

É possível, por exemplo, oferecer uma simulação de financiamento gratuita, o acesso a mais informações sobre o empreendimento, um ebook, um documento, planilha e etc.

Redes Sociais

Mais da metade das pessoas do mundo estão em uma ou mais redes sociais.

Por toda essa adesão e por saber que o seu cliente está lá, as redes sociais também se tornam uma canal importante para crescer sua lista de emails/contatos.

Algumas estratégias possíveis são:

  • Postagens: Faça postagens convidando as pessoas a se cadastrarem na sua lista;
  • Anúncios: Faça anúncios e capte os contatos das pessoas interessadas no seu conteúdo, produto ou serviço;
  • Mensagens: Pegue os contatos e a permissão das pessoas que comentaram sua postagens ou mandaram mensagens por inbox.

Offline

As pessoas que ligam ou visitam o seu escritório são pessoas interessadas no seu empreendimento, certo?

Dessa forma, é essencial pegar os contatos delas, pedir permissão e, só depois disso, inserir na sua base para enviar campanhas de email marketing.

Anatomia do Email Marketing Imobiliário Perfeito

Toda campanha de email marketing é composta, basicamente, de 4 componentes: remetente, assunto, corpo/texto do email e call-to-action.

No entanto, utilizar de forma correta esses elementos é o que vai diferenciar uma campanha de sucesso de uma sem resultados.

Por isso, com o intuito de te ajudar, vou falar um pouco sobre cada um deles e mostrar algumas boas práticas. Vamos lá?

Remetente

Você sabia que 68% das pessoas tomam a decisão de abrir o email com base no remetente?

Para que as pessoas não deixem de abrir seus emails por causa disso, é essencial utilizar um remetente pessoal. Ou seja, uma pessoa real com email real.

Pense comigo: o destinatário vai considerar abrir mais um email vindo de “[email protected]” ou vindo com seu email ou até com o email do presidente da imobiliária/construtora?

Assunto

O assunto é o primeiro contato do destinatário com as suas campanhas de email marketing.

Exatamente por esse motivo, ele é um dos principais fatores para a abertura ou não do email.

Outro fator, que também está relacionado ao assunto e ajuda no aumento da taxa de abertura, é o preheader. Ou seja, um pequeno trecho que aparece ao lado do assunto e é importante para introduzir sua mensagem.

Preheader de Email - Email Marketing Imobiliário

Para fazer um bom assunto é preciso seguir algumas boas práticas:

  • Use o Senso de Urgência: Criar escassez e urgência é um gatilho mental poderoso. Isso porque bate nas pessoas aquele sentimento de estar perdendo algo.
  • Não Use Palavras Spams: Palavras como “grátis”, “promoção”, “desconto”, “compre” no assunto podem fazer com que os emails caiam diretamente na caixa de spam.
  • Personalize o Assunto: A personalização aumenta o interesse em abrir o email. É possível, por exemplo, colocar o nome da pessoa ou alguma característica dela.
  • Faça Perguntas: As perguntas instigam e aguçam a curiosidade e a atenção. Dessa forma, colocar uma pergunta na linha de assunto pode aumentar bastante a sua taxa de abertura.
  • Faça Testes: Não existe receita de bolo. Sempre teste essas boas práticas, crie outras e avalie qual delas te trouxe maior taxa de abertura.

Veja algumas ideias de assunto neste post para se inspirar!

Texto do Email

Após conseguir fazer com que o destinatário abrisse seu email, é hora de entregar sua mensagem.

A principal boa prática para o texto do email é ser simples, curto e direto.

Lembre-se que muitas pessoas lêem o email direto do celular. Por esse motivo, quanto menos objetivo você é, menos pessoas vão ler todo o conteúdo.

Além disso, estudos apontam que emails somente com imagens não são efetivos e podem ter dificuldade com a entregabilidade. O ideal é balancear com, no mínimo, 60% de texto e 40% de imagens.

O corpo do email também tem papel importante em direcionar o leitor ao próximo passo. Ou seja, a clicar no seu Call-To-Action (CTA).

Call-To-Action (CTA)

Call-To-Action (CTA) significa, em português, “chamada para ação”. Ou seja, é um elemento que indica para o usuário qual o próximo passo que você quer que ele faça.

Geralmente, esses CTA’s são em formatos de botões, banners ou links e vem com verbos no imperativo. Além disso, utiliza-se ua cor contrastante para chamar atenção.

Alguns exemplos de CTA’s que você já deve ter visto são: botões com o texto “baixe aqui seu ebook”, “ganhe 30% de desconto agora”, “receba sua simulação agora”, “faça o download gratuito”.

No exemplo acima, a Netflix deixa claro em seu CTA o que elas querem dos usuários (cadastro) e o que eles terão como benefício (um mês grátis).

Boas Práticas de Email Marketing Imobiliário

Que o email marketing tem um ROI (Retorno Sobre o Investimento) de 3800% você já sabe (falei no tópico de importância do email marketing imobiliário).

Mas como alcançar resultados tão expressivos desse jeito?

A resposta é simples: através do uso de boas práticas.

Por isso, para te auxiliar, reuni abaixo as principais boas práticas de email marketing. Vamos conferir?

Nunca Compre Listas de Email

Essa é a regra número um para boas práticas de email marketing.

Isso porque, ao comprar listas, você estará adquirindo email de pessoas que não escolheram receber suas mensagens e nem te deram permissão de entrar em contato com elas.

Acredito que você já tenha recebido um email e pensado: “Onde essa pessoa/empresa conseguiu o meu contato?”. Estou certo?

Além do baixo engajamento, essas listas costumam ter muitos emails inválidos, o que pode render uma penalização por parte dos provedores.

Ou seja, comprar listas de emails é uma ação totalmente prejudicial aos seus resultados e à sua imagem.

Segmente Seus Envios

A segmentação é uma das principais vantagens do marketing digital imobiliário e com o email marketing não é diferente.

Segmentar sua base de emails significa agrupar os seus contatos em algo que eles têm em comum como, por exemplo, interesses, comportamentos, questões demográficas e etc.

Exemplo: Vamos supor que você esteja criando campanhas para vender um apartamento com 4 quartos e de alto padrão. Concorda que não adianta de nada enviar para uma lista com emails de pessoas interessadas em minha casa, minha vida?

Para reforçar a importância da segmentação, segundo a eMarketer39% dos profissionais de email marketing constataram melhores taxas de abertura de email através da segmentação.

Personalize Sua Comunicação

A personalização é uma das principais boas práticas por garantir maior engajamento com os destinatários.

Só para se ter uma ideia, segundo a Experian, emails personalizados possuem taxas de conversão 6x maiores.

Dessa forma, é essencial personalizar a linha de assunto, segmentar sua base e até o corpo do email.

É possível, por exemplo, colocar o nome do destinatário no assunto e também no texto do email.

Ainda que os disparos de email sejam automatizados e as pessoas saibam disso, a personalização confere um sentimento de exclusividade em quem recebe a mensagem.

Afinal, ninguém quer de ler um email e ter a certeza de que ele foi enviado, sem cuidados, para várias pessoas, não é mesmo?

Higienize Suas Listas

Higienizar suas listas de emails significa mantê-las sempre limpas e atualizadas.

Ou seja, sempre exclua emails errados, inválidos, inativos e que não estão abrindo as suas campanhas.

Assim como na compra de email, uma base com muitos emails “ruins” pode resultar em punição dos provedores.

Não Envie Spam

Spam é um termo em inglês usado para se referir a emails enviados em larga escala, com conteúdo estritamente comercial e sem o consentimento do destinatário.

Além de gerar rejeição por parte dos usuários, fazer spam é prejudicial também para sua reputação com os provedores que vão jogar seu email na caixa de spam e te penalizar.

Por isso, jamais coloque muitos links no email, muitas imagens, muitas letras maiúsculas e, muito menos, faça uso de palavras como “grátis”, “desconto”, “novidade” e etc.

Faça Testes A/B

No marketing digital imobiliário não existe “receita de bolo” e por isso a necessidade de estar sempre testando.

Uma das principais formas de fazer experimentos é através de testes A/B.

Testes A/B são testes que comparam uma variável com outra no intuito de analisar qual gerou melhores resultados.

Exemplo: vamos supor que você tem uma base de 100 emails e quer verificar qual o assunto gera melhor taxa de abertura. Dessa forma, você divide a base e envia dois emails idênticos mudando apenas a linha de assunto para analisar qual deu mais resultado. Ou seja, nesse caso você envia o email 1 com o assunto 1 para 50 pessoas e o mesmo email 1 com o assunto 2 para as outras 50 pessoas.

Em testes A/B é importante deixar claro a necessidade de testar uma variável por vez. Afinal, se você testar muitas variáveis ao mesmo tempo não vai saber qual teve mais sucesso. Concorda?

Métricas de Email Marketing Imobiliário

A mensuração dos resultados é essencial para qualquer estratégia de marketing imobiliário. Afinal, o que não pode ser medido, não pode ser melhorado.

Dessa forma, avaliar as principais métricas de email marketing imobiliário será essencial para entender os resultados gerados e melhorar os próximos envios.

Pensando em te ajudar, separei as principais métricas de email marketing. Vamos vê-las?

Taxa de Emails Entregues

A taxa de emails entregues é calculada a partir da quantidade de pessoas que receberam o email em relação a quantidade de emails enviados.

Exemplo: Se você enviou 100 emails mas apenas 90 receberam, sua taxa de emails entregues é de 90%.

Os dois principais motivos para um email não chegar na caixa de entrada do destinatário são os soft e hard bounces (vamos abordar eles mais para frente).

Se você quer ter uma boa taxa de emails entregues, em torno de 98%, é essencial não comprar listas e enviar emails segmentados.

Taxa de Abertura

A taxa de abertura é calculada a partir da quantidade de pessoas que abriram o email em relação a quantidade de pessoas que receberam o email.

Exemplo: Se 100 pessoas receberam o seu email e 20 delas abriram, sua taxa de abertura é de 20%.

Para ter uma boa taxa de abertura, de no mínimo 15% (pode variar de acordo com o tipo de email), é essencial criar um assunto épico e longe de palavras classificadas como spam.

Taxa de Cliques

A taxa de cliques é calculada a partir da quantidade de pessoas que clicaram em algum elemento do email (imagem, gif, vídeo, link, botão ou outro call-to-action) pela quantidade de pessoas que receberam o email.

Exemplo: Se 100 pessoas receberam o seu email e 4 delas clicaram em alguma parte do seu email, sua taxa de cliques é de 4%.

Se você quer ter uma boa taxa de cliques, em média de 2% (pode variar de acordo com o tipo de email), é preciso ter uma ofertar algo que realmente interesse o destinatário e pensar em bons calls-to-action.

CTR

CTR é a sigla de click through rate e é bem semelhante à metrica de taxa de cliques.

O CTR é calculado a partir da quantidade de pessoas que clicaram em algum elemento do email (imagem, gif, vídeo, link, botão ou outro call-to-action) pela quantidade de pessoas que abriram o email.

Ou seja, enquanto a taxa de cliques considera os destinatários que receberam o email, o CTR considera apenas os destinatários que abriram o email.

Exemplo: Se 100 pessoas abriram o seu email e 15 delas clicaram em alguma parte do seu email, seu CTR é de 15%.

Conversão

A conversão é calculada a partir da quantidade de pessoas que fizeram a ação que você queria (exemplo: preencher o formulário de simulação de financiamento) vindas através da sua campanha de email marketing.

Exemplo: Se 100 pessoas chegaram na sua página por meio do seu email marketing e 10 delas concluíram a ação que você desejava, sua conversão é de 10%.

Para conseguir mensurar as conversões via email marketing, é preciso fazer marcações de links e analisá-los no Google Analytics.

Para aumentar a conversão, é preciso levar o destinatário para um ambiente totalmente focado em conversão. Ou seja, uma página do site com formulários de captura ou até páginas exclusivas de conversão (landing pages).

Bounce Rate

Bounce rate é a métrica correspondente a taxa de rejeição.

Ele é calculada a partir da quantidade emails não enviados em relação ao total de emails entregues.

Exemplo: Se você enviou 100 emails e 10 não chegaram ao destinatário, seu bounce rate é de 10%.

Existem dois tipos de rejeições que compõem o bounce rate: soft bounce e hard bounce.

  • Soft Bounce: Acontece quando a mensagem não é entregue por algum motivo temporário. Os motivos mais comuns são caixa de entrada lotada ou problemas com o servidor. Uma taxa de soft bounce saudável é abaixo de 5%
  • Hard Bounce: Acontece quando a mensagem não é entregue por algum motivo permanente. Os motivos mais comuns são email inválido/inexistente ou problemas definitivos com o servidor.

Para manter um bounce rate baixo é essencial sempre higienizar sua base de emails.

Taxa de Marcação de Spam

A marcação de spam é definida quando o destinatário manualmente marca seu email como spam.

Por esse motivo, é uma métrica muito relevante para os provedores na hora de fazer punições aos remetentes.

Além de tentar manter uma taxa de spam abaixo de 0,1%, é essencial parar imediatamente de enviar emails para essas pessoas.

Taxa de Descadastros

A taxa de descadastros é calculada a partir do número de pessoas que receberam seu email e clicara para se cadastrar, ou seja, para sair da sua lista e não receber mais seus emails.

Colocar a opção de se descadastrar da lista é fundamental porque, caso o destinatário fique insatisfeito, sua única ação possível será marcar seu email como spam – o que prejudica muito mais.

Uma taxa de descadastros “aceitável” é de no máximo de 1% e qualquer porcentagem acima dessa pode deflagar problemas na qualidade do conteúdo enviado.

Ferramentas de Email Marketing Imobiliário

Ferramentas de email marketing são recursos que facilitam o envio de emails em larga escala e ajudam na hora de colocar as boas práticas em ação.

As principais ferramentas são de: disparo de emails, higienização da base, entregabilidade e qualidade do email.

Vou falar abaixo sobre cada uma delas. Vamos lá?

Ferramentas de Disparo de Emails

As ferramentas de disparo de emails são as que você pode automatizar os seus envios, segmentar os seus contatos, criar os layouts dos emails e acompanhar os resultados das campanhas.

As principais ferramentas de disparo de emails são:

Ferramentas de Higienização da Base

As ferramentas de higienização da base de emails são essenciais para garantir uma lista de emails sempre saudável e livre de penalizações com os provedores. Ou seja, sem emails com hard bounces, soft bounces recorrentes, pedidos de descadastramento e marcações de spam.

Para analisar a sua base de email, basta subir a sua lista nas ferramentas e aguardar o relatório.

As principais ferramentas de higienização da base de emails são:

Ferramentas de Entregabilidade

As ferramentas de entregabilidade são as que avaliam o seu domínio e relatam possíveis problemas na entrega dos seus emails com os provedores.

Para fazer uso, basta colocar o seu domínio (exemplo: imobmarketing.com.br) nas ferramentas e aguardar o relatório.

As principais ferramentas de entregabilidade são:

Ferramentas de Qualidade do Email

As ferramentas de qualidade do email são aquelas que avaliam e dão pontuações referentes aos seus emails.

Para verificar a qualidade dos emails, basta enviá-lo para as ferramentas e elas darão as notas.

As principais ferramentas de qualidade do email são:

Exemplos de Email Marketing Criativo Para Imóveis

Depois de aprender toda a teoria por trás das estratégias de email marketing imobiliário, nada mais justo do que ver na prática como as empresas estão fazendo uso delas. Não é mesmo?

Dessa forma, separei e comentei 3 exemplos de email marketing criativo para imóveis. Vamos analisar?

Início do Atendimento

MRV - Email Marketing ImobiliárioA MRV mostrou que entende a importância do email marketing imobiliário e criou uma estratégia para dar boas-vindas aos seus leads imobiliários.

No email ao lado, é possível perceber diversas boas práticas, além da anatomia ideal de um email marketing imobiliário.

O email vem com o assunto: “Seja bem-vindo, Gabriel”. Ou seja, um assunto personalizado e pessoal.

Além disso, o email conta texto personalizado (mais uma vez o nome do lead/contato aparece), imagens e um call-to-action para o destinatário assistir o vídeo que fala um pouco mais sobre a história da construtora.

Por fim, o email ainda promove  o compartilhamento das redes sociais da empresa e dá a opção de se descadastrar da lista – o que é importante para higienizar a lista e conferir credibilidade aos usuários.

Novidades do Blog

Como Comprar Um Apartamento - Email Marketing Imobiliário

O “Como Comprar um Apartamento” é um blog da MRV para educar o mercado sobre a compra da casa própria.

Dessa forma, ao se cadastrar na newsletter deles, um email é enviado periodicamente com as novas notícias do portal.

No email ao lado, também é possível perceber várias boas práticas de email marketing imobiliário.

O assunto, por exemplo, por mais que não seja personalizado, instiga o destinatário a abrir o email. Afinal, as perguntas aguçam a curiosidade.

Além disso, o remetente é uma pessoa e não uma empresa. Perceba que é a Ana Flávia que está mandando o email e não, por exemplo, o “[email protected]”. Isso gera maior pessoalidade com quem está recebendo o email.

Por fim, o email conta com imagens e textos e um call-to-action para o destinatário ler o resto da notícia direto no blog.

Boas-Vindas

Casa Mineira - Email Marketing ImobiliárioA Casa Mineira, imobiliária de Belo Horizonte, também conta com um blog para educar o mercado local sobre a compra e aluguel de um imóvel.

Logo após se cadastrar na newsletter deles, um email de boas-vindas é enviado.

Nele, é possível visualizar o uso de boas práticas de email marketing imobiliário.

O email é enviado por uma pessoa, a Anaize Costa, e não um remetente padrão da empresa como “[email protected]”.

Além disso, existem vários calls-to-action, em formato de link, com o intuito de levar o usuário para o blog da imobiliária.

Pronto! Depois desse guia completo, tenho certeza que você aprendeu tudo sobre email marketing imobiliário. Agora é hora de botar a mão na massa e começar a criar suas campanhas.

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Postado por Gabriel Passos

Especialista em Marketing Digital com certificações no Google, Hubspot, Goobec, Rock Content, Resultados Digitais e Agência Mestre, além de mais de 10 anos de experiência em Marketing Imobiliário.