O Podcast Imobiliário é uma das melhores formas de se aprender sobre o mercado e uma estratégia de marketing em franco crescimento para pessoas e empresas. Quer saber mais? Então confira agora post completo!

Você sabia que os últimos anos foram os “anos dos podcasts” no Brasil?

Apesar dessa frase já ter sido dita em outros anos, os podcasts apresentaram um crescimento absurdo neste ano e as perspectivas para o futuro são as melhores possíveis.

Prova disso são os mais de 34,6 milhões de brasileiros que já ouviram podcasts e o Google que já mostra episódios em seus resultados de busca.

Tanto sucesso abriu os olhos de pessoas e empresas que passaram a colocar os podcasts em suas estratégias de marketing imobiliário.

Quer entender melhor o que é podcast, porque ele é o formato do momento para pessoas e empresa e quais os melhores podcasts imobiliários? Então continue comigo nesse post!

O Que é Podcast Imobiliário?

Podcasts são uma série de conteúdos em áudio e transmitidos online.

Se formos fazer uma rápida analogia, seria como um programa de rádio só que feito sob demanda.

Ou seja, o ouvinte pode consumir aonde e quando quiser.

Além disso, diferente do que acontece em um texto ou até em um vídeo, os podcasts não necessitam de atenção plena.

Isso quer dizer que você pode escutar quando estiver no trânsito, fazendo exercícios físicos, esperando algum compromisso ou em qualquer outro momento que estiver fazendo outra atividade.

Toda essa facilidade no consumo do conteúdo fez os podcasts se tornarem o formato “queridinho” de muitas pessoas e, consequentemente, de muitas empresas.

Para se ter uma ideia, segundo uma pesquisa do Ibope, cerca de 34,6 milhões são ouvintes de programas de podcast.

Além disso, o Google já mostra episódios nos seus resultado de busca.

Caso você esteja pensando em criar o seu podcast, saiba que é preciso:

  • Definir o seu objetivo;
  • Conhecer a sua persona/público-alvo;
  • Definir os temas a serem abordados;
  • Estabelecer os tipos/formatos (Entrevistas, painel, individual ou informativo);
  • Fazer os roteiros;
  • Ter bons equipamentos (microfone, computador e etc);
  • Produzir os conteúdos;
  • Editar os podcasts;
  • Hospedar os episódios (Soundcloud, Spotify, Anchor e etc);
  • Divulgar os conteúdos (redes sociais, email marketing, site e etc).

Agora, caso esteja pensando em apenas ficar por dentro dos melhores podcasts imobiliários, te convido a conferir a lista abaixo.

Quais os 7 Principais Podcasts Imobiliários?

1 – Vem Pra Mesa

O Vem Pra Mesa é uma das principais referências quando o assunto é podcast imobiliário.

Criado e mediado por Sergio Langer, especialista de Marketing Imobiliário, o podcast aborda assuntos sobre marketing, tecnologia e vendas.

Isso tudo adotando o formato de entrevistas com os principais nomes do mercado.

Confira alguns deles: Rubens Menim (MRV), Mariana Ferronato (GrupoZAP), Lucas Vargas (GrupoZAP), Guilherme Sawaya (Cyrela), Marcelo Dadian (OLX), Gustavo Zanotto (Café Imobiliário) e outras “feras” do mercado.

Confira o podcast: Vem Pra Mesa

2 – ImobiCast

O ImobiCast é o podcast do GrupoZAP, uma das maiores e principais empresas do mercado imobiliário.

O podcast, que já está na sua 3ª temporada, conta com mais de 26 mil ouvintes e traz conteúdos sobre tecnologia, gestão, vendas, marketing e tendências com os convidados mais renomados do mercado.

Confira algumas das referências já entrevistadas: Elie Horn (Cyrela), Alexandre Frankel (Vitacon), Guilherme Blumer (Brasil Brokers) e João Appolinário (Polishop).

Outro coisa bem bacana do ImobiCast é a consistência e a frequência: em cada temporada saem novos episódios toda semana.

Confira o podcast: ImobiCast

3 – Café Imobiliário

O Café Imobiliário é um projeto idealizado por Gustavo Zanotto e Guilherme Carnicelli, dois profissionais muito experientes e especialistas em marketing imobiliário.

A iniciativa, além de contar com o podcast, ainda dispõe de um blog, consultorias e eventos.

Com relação ao podcast, exclusivamente, os episódios nem sempre são de entrevistas e trazem debates bem cotidianos e interessantes à tona.

Por exemplo: construtechs, proptechs, o suposto fim das imobiliárias, o novo comprador de imóveis e outros temas relacionados à inovação, tecnologia, marketing e vendas.

Confira o podcast: Café Imobiliário

4 – SGCast

O SGCast é o podcast da Souza Gomes Imóveis, uma das imobiliárias mais e disruptivas do mercado imobiliário brasileiro.

Isso porque, além do podcast, a empresa conta com com diversas outras ações pioneiras e inovadoras como a biblioteca compartilhada e os conteúdos valiosos do blog e do youtube.

Quanto ao podcast, ele foi criado, segundo a própria empresa, para quem quer aprender tudo sobre compra, aluguel e venda com uma linguagem informal e de modo descomplicado.

Confira os principais temas abordados: financiamento, prazos, documentação, escolha do imóvel, MCMV, problemas no aluguel, tendências e muito mais sobre o mercado imobiliário.

Confira o podcast: SGCast

5 – ConstruCast

O ConstruCast é o podcast de três gigantes empresas: OLX, CashMe e MoneyLab (laboratório de criação do InfoMoney).

A grande ideia da iniciativa é contar as inspirações, motivações, histórias de sucesso e até fracassos na trajetória de grandes CEOs do mercado imobiliário.

Tanto é que por lá já passaram nomes como o de Elie Horn (Cyrela) e Alexandre Frankel (Vitacon).

Os episódios vão ao ar toda segunda-feira, às 6h, e são mediados por três profissionais muito experientes: Marcelo Dadian (OLX), Juliano Bello (CashMe e Cyrela) e Ricardo Reis (Reis Real Estate).

Confira o podcast: ConstruCast

6 – Ligação Surpresa Corretor Conteúdo

O Ligação Surpresa é o podcast que faz parte do “programa” Corretor Conteúdo da IBREP.

O objetivo desse podcast é informar e discutir, com convidados da área, as novidades, peculiaridades das diversas regiões, curiosidades, histórias e opiniões sobre o mercado.

Os episódios do Ligação Surpresa são postados todas as quintas-feiras, às 20h.

Confira o podcast: Ligação Surpresa

7 – Matx Podcast

O Matx é o podcast que nasceu de uma parceria entre a Matx Academy e a ADIT Brasil.

A ideia deles é trazer, em cada episódio, informações práticas e lições aprendidas pelos principais players dos mercados imobiliário e turístico do Brasil.

Tudo isso com o melhor sobre gestão e desenvolvimento pessoal.

Conheça alguns dos entrevistados que já passaram pelo podcast: Peixoto Accyoli (RE/MAX), João Paulo Pacífico (Grupo Gaia), José Romeu Ferraz Neto (FIABCI Brasil) e Caio Calfat (ADIT).

Confira o podcast: Matx Podcast

Agora que você sabe o que é, o motivo dos profissionais e empresas estarem usando o podcast imobiliário em suas estratégias de marketing e os 7 principais do mercado, por que não continuar aprendendo?

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Postado por Gabriel Passos

Especialista em Marketing Digital com certificações no Google, Hubspot, Goobec, Rock Content, Resultados Digitais e Agência Mestre, além de mais de 10 anos de experiência em Marketing Imobiliário.