O CRM Imobiliário é uma metodologia/ferramenta que vai alavancar suas vendas, seu marketing e seu relacionamento com os clientes. Quer saber mais sobre o assunto? Então confira esse post completo!

Você conhece algum corretor de imóveis, imobiliária ou construtora que sobrevive sem vender?

Por melhor que seja o produto, se o seu negócio não vende, ele fecha as portas.

Para que isso não aconteça com você, se faz necessário desenvolver algumas estratégias e habilidades.

Por exemplo: ser produtivo, conhecer o perfil do consumidor, melhorar o relacionamento com os clientes, gerir os leads e controlar o processo de vendas.

A boa notícia é que existe uma metodologia/ferramenta que pode te ajudar exatamente com tudo isso: o CRM.

O CRM vem para acabar com todas as suas planilhas no excel e transformar as suas vendas, seu marketing imobiliário e seu relacionamento com os clientes.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue comigo nesse post!

Aqui, você aprenderá:

Qual o significado de CRM Imobiliário?

CRM é a sigla para Customer Relationship Management ou, traduzido para o português, Gestão do Relacionamento com o Cliente.

Em sua definição, CRM é uma estratégia que foca na gestão 360º de vendas, marketing e atendimento com o seu principal ativo: os potenciais e atuais clientes.

Ou seja, é uma técnica totalmente centrada no cliente.

Apesar de ter um significado amplo, é bem comum encontrarmos softwares para imobiliárias e corretores de imóveis e chamá-los de CRM.

Isso de forma alguma está errado e é até comum.

Veja abaixo a diferença na quantidade buscas para as palavras “estratégia CRM” (em vermelho) e “sistema CRM” (em azul).

Diferença entre Sistema CRM e Estratégia CRM - CRM Imobiliário

Porém, é preciso entender que CRM é estratégia e os softwares de CRM são ferramentas que fazem ela acontecer.

Ná prática, o CRM Imobiliário vai te ajudar a controlar todo o seu processo de vendas, gestão de leads e relacionamento com o cliente em um só lugar.

Ou seja, nada de planilhas, calendários do celular post-its e outras ferramentas improdutivas.

Como fica evidente, os benefícios do uso de um CRM Imobiliário impactam tanto corretores de imóveis quanto imobiliárias e construtoras.

Para o corretor de imóveis, significa mais produtividade, mais conhecimento do perfil do consumidor e, consequentemente, mais vendas.

Para imobiliárias e construtoras, é sinônimo de maior controle dos processos, análises assertivas de métricas e, consequentemente, mais vendas.

Quais as vantagens de um CRM Imobiliário?

Conhecer melhor o perfil do consumidor

Já imaginou ver todas as informações de contato dos seus leads imobiliários, de qual canal ele veio, as páginas que ele visitou no seu site e o que exatamente aconteceu nas vezes que você se “conectou” com ele?

Através de um CRM Imobiliário completo é possível ter acesso a essas e outras informações que vão te fazer conhecer melhor o perfil do consumidor.

Com isso em mãos, o time de vendas consegue fazer um atendimento personalizado e melhorar a experiência do potencial comprador de imóveis.

Além do mais, a partir do entendimento dos melhores canais e da jornada do lead até a compra, o time de marketing também é capaz de criar estratégias assertivas.

Mais produtividade

O CRM Imobiliário conta com todo o controle de processos e informações em um só lugar.

Ou seja, você não vai mais precisar ficar criando planilhas e utilizando os lembretes do celular.

Quer lembrar tudo que foi conversado um lead há muito tempo atrás? O CRM guarda um histórico completos das conversas.

Quer ver a quantidade de vendas de um período específico? O CRM te mostra com um clique.

Quer lembrar de uma visita que vai ocorrer no futuro? O CRM faz isso de forma simples.

Além disso, o CRM automatiza uma série de tarefas e te dá tempo para focar na coisa que mais importa: o seu cliente.

Visão estratégica

O CRM Imobiliário é capaz de centralizar e compartilhar todas as informações e processos de um negócio.

Ou seja, com muita rapidez e simplicidade, você consegue analisar todas as métricas do negócio.

Por exemplo: é possível ver a quantidade de vendas, entender o funil de vendas, analisar o desempenho do time de vendas e muito mais.

Esse acompanhamento de perto possibilita que empresas e profissionais imobiliários tenham uma ampla visão estratégica.

Assim, fica muito mais fácil saber qual rumo seguir, identificar possíveis problemas e tomar decisões mais conscientes.

Melhoria no relacionamento com os clientes

A melhoria no relacionamento com os clientes está intimamente ligada com o conhecimento de cada um deles e com o atendimento personalizado.

Afinal, qual é o cliente que não gosta de se sentir importante?

Com todas as informações dentro do CRM em tempo real e em apenas um único lugar, fica simples tornar os atendimentos mais pessoais.

Inclusive, estima-se que conversas pessoais, relevantes e atualizadas são responsáveis por gerar 45% de aumento na satisfação dos clientes.

A melhoria nesse relacionamento não só representa mais vendas, é principalmente sinônimo de fidelização.

Algo que é vital para todo e qualquer negócio.

Afinal de contas, manter um cliente custa de 5 a 7 vezes menos do que conquistar um novo.

Mais vendas

Um estratégia e sistema que traz como vantagem tudo isso que falei acima, não tem como não impactar nas vendas.

Segundo pesquisas, negócios que usam CRM aumentam em 37% sua receita de vendas.

Além disso, empresas e profissionais dessa mesma pesquisa informaram ter uma melhora de 43% no ROI.

Quais os melhores sistemas de CRM do mercado?

1 – Hubspot

A Hubspot é uma das maiores empresas de marketing e vendas do mundo.

Foram eles, inclusive, que aperfeiçoaram a estratégia e criaram o termo “Inbound Marketing“.

Exatamente por ser uma gigante, a sua solução de CRM, o Hubspot CRM, é uma das melhores do mercado.

Para se ter uma ideia, a versão gratuita conta com:

  • Gerenciamento de pipeline;
  • Notificações e rastreamento de email;
  • Modelos de e-mail e agendamentos;
  • Compartilhamento de documentos;
  • Chamadas direto do CRM e rastreamento de chamadas;
  • Agendamento de reuniões;
  • Integração do Gmail e Outlook;
  • Chat ao vivo.

É praticamente tudo que uma empresa ou profissional precisa dentro de um CRM totalmente gratuito.

A sua versão paga tem cerca de 30 funcionalidades a mais, entre eles o lead scoring e automação de vendas, e é necessário um investimento de $400/ mês.

Saiba mais: Hubspot CRM

2 – Pipedrive

O Pipedrive é um dos CRM’s mais conceituados e utilizados do mercado.

Para se ter uma noção, são mais de 90.000 empresas em 179 países usando.

Tanto sucesso é fruto da simplicidade no gerenciamento do pipeline de vendas e na análise das métricas.

Através do Pipedrive, é possível:

  • Gerir o funil de vendas;
  • Gerenciar as atividades e metas;
  • Analisar as métricas;
  • Fazer mais de 100 integrações.

A ferramenta não conta com uma versão gratuita mas seus planos vão de $12,50 a $99.

Saiba mais: Pipedrive

3 – Salesforce

A Salesforce é líder mundial quando o assunto é CRM.

Através dela, é possível automatizar tarefas, integrar e apoiar a gestão das áreas de vendas, marketing e atendimento ao cliente.

Ou seja, você consegue acompanhar todas as informações de vendas e as interações com seus clientes em um só lugar de forma fácil e com relatórios personalizados.

Algumas de suas funcionalidades são:

  • Gestão de leads e contatos;
  • Gerenciamento da rede parceiros;
  • Chamadas direto do CRM;
  • Integração com ferramentas de email;
  • Compartilhamento de arquivos e documentos;
  • Análises de métricas com relatórios customizáveis;
  • Previsão de vendas.

Essa ferramenta também não conta com uma versão gratuita e seus planos vão de $25 a $300.

Saiba mais: Salesforce

4 – RD Station CRM

A maior empresa de soluções em Automação de Marketing da América Latina lançou recentemente o seu próprio CRM: o RD Station CRM.

A ferramenta já possui mais de 3.000 clientes e vem com a ousada proposta de ter um plano free para sempre e sem limite de usuários.

Esse plano, inclusive, conta com funções bem interessantes e suficientes para muitos profissionais e empresas. São elas:

  • Gestão do funil de vendas;
  • Lembretes de tarefas;
  • Disparos de emails;
  • Telefone virtual;
  • Relatório de resultado;
  • Integração com WhatsApp.

Caso você queira uma solução ainda mais completa, é possível contratar o plano basic por R$ 39,90/mês por usuário e ter acesso a mais relatórios, integrações, modelos de emails e etc.

Saiba mais: RD Station CRM

5 – SuaHouse

O HouseCRM, software do SuaHouse, é um dos principais e mais completos CRM’s voltados para o mercado imobiliário.

Prova disso são as grandes empresas imobiliárias que são clientes da solução: Cury, Direcional, Camargo Corrêa, Brasil Brokers e muito mais.

Ele é essencial para você gerenciar seus leads, mídias em todos os canais, stands e sua equipe de vendas do início ao fim.

Confira algumas de suas funcionalidades:

  • Gestão do funil de vendas;
  • Gestão dos leads;
  • Registro e tagueamento de chamadas (Housephone);
  • Identificação automática dos leads;
  • Chat ao vivo;
  • Campanhas de oferta ativa;
  • Aplicativo mobile.

Outro ponto bem importante do HouseCRM é o suporte rápido e online.

Além de tudo isso, ainda existem outras soluções complementares ao HouseCRM que podem aumentar significativamente os seus resultados.

Para uma cotação do sistema, é bem simples: basta agendar uma demonstração no site deles e esperar o contato de um consultor.

Saiba mais: HouseCRM

6 – Hypnobox

O Hypnobox também é outro gigante quando o assunto é CRM Imobiliário.

Para se ter uma noção, alguns dos seus clientes são: Tegra, Lopes, Tenda, Even, MRV, Gafisa e Tecnisa.

A ideia do Hypnobox é fechar mais vendas com menos trabalho através da organização, controle e crescimento do seu funil de vendas.

As suas principais funções são:

  • Gerenciamento da carteira de clientes;
  • Chat online;
  • Integrações;
  • Análise de métricas.

Uma outra solução muito interessante do Hypnobox é o ChatBox, o primeiro Chatbot do mundo customizado por produto para o mercado imobiliário, utilizando a inteligência artificial.

Essa pode ser uma ótima solução para fazer uso do marketing conversacional e estar presente 24/7 para o seu futuro cliente.

Para saber do valor de investimento do Hypnobox, basta ir até o site, preencher o formulário e aguardar o contato do time de vendas.

Saiba mais: Hypnobox

7 – InGaia

O InGaia Imob é um CRM Imobiliário completo para corretores de imóveis, imobiliárias e construtoras.

Já são mais 5.000 agências, 30.000 profissionais e as maiores redes e franquias utilizando o sistema.

As suas principais funcionalidades são:

  • Gestão do funil de vendas;
  • Gestão de leads;
  • Envio automático de emails para clientes;
  • Chat online;
  • Cadastro de imóveis;
  • Agenda e roteiro de visitas;
  • Gestão de propostas;
  • Integrações;
  • Análise de métricas.

Além de tudo isso, o InGaia ainda conta com um site otimizado para SEO que integra com 55 portais imobiliários.

Os planos de contratação da ferramenta vão de R$ 349/mês até R$ 569/mês.

Saiba mais: InGaia

8 – Universal Software

O Universal Software é um CRM com 28 anos no mercado e mais de 1.300 imobiliárias atendidas em 24 estados do Brasil.

O propósito da Universal Software é bem claro e direto: “ajudar imobiliárias tradicionais a se transformarem em imobiliárias digitais e se tornarem líderes nas suas regiões”.

É por esse motivo que os principais focos do CRM Imobiliário deles é na previsibilidade e recorrência de vendas, além da automatização de tarefas.

Confira algumas de suas funções:

  • Gestão do funil de vendas;
  • Gerenciamento dos leads;
  • Gestão de estoque;
  • Inteligência de mercado;
  • Automatização de processos;
  • Integrações com portais e outros softwares;

Para saber mais sobre o CRM da Universal, o Imoview, basta preencher o formulário no site deles e fazer um teste gratuito.

Saiba mais: Universal Software

9 – Jetimob

O Jetimob é um CRM Imobiliário completo que ainda conta Sites Imobiliários e Landing Pages para profissionais e empresas do mercado.

A ideia de ter um site imobiliário dentro da solução é exatamente a de poder captar mais clientes.

Nesse caso, o CRM ficaria encarregado de fazer a gestão inteligente desses contatos.

E por falar em inteligência e tecnologia, o Jetimob conta com diversas funcionalidades nesse sentido. São elas:

  • Gerenciamento do funil de vendas;
  • Gestão dos leads;
  • Site otimizado para SEO;
  • Criação de landing pages;
  • Envio de emails automáticos;
  • Integração com 50 portais imobiliários;
  • Chat online;
  • Análise de métricas.

Para contratação, a Jetimob oferece dois planos: o Starter e o Pro.

O Starter é R$ 69/mês em um plano anual e R$ 89/mês em plano mensal.

Já o Pro é R$ R$ 109/mês em um plano anual e R$ 149/mês em plano mensal.

Saiba mais: Jetimob

10 – Vista Software

O Vista Software é um sistema que conta com várias soluções: CRM, Sites Imobiliários, App e Integrações.

Com relação ao CRM, o foco do Vista é em potencializar a gestão da imobiliária em uma plataforma única para que empresas e profissionais do mercado não percam mais nenhuma oportunidade de negócio.

Para isso, o CRM possui algumas das seguintes funções:

  • Gestão do funil de vendas;
  • Gerenciamento de leads;
  • Análises de métricas;
  • Integração com WhatsApp;
  • Publicações automáticas em portais imobiliários.

O Vista Software conta com mais de 2.000 clientes e planos que vão de R$ 129/mês a R$ 1.350/mês.

Saiba mais: Vista Software

11 – Rankim

A Rankim possui uma gama de serviços e o CRM é somente um deles.

Para se ter uma ideia, é possível, dentro da plataforma, integrar com o Facebook, receber leads por email e WhatsApp, além de poder contratar a empresa para fazer anúncios nas redes sociais.

Com relação ao CRM, as principais funcionalidades são:

  • Gestão do funil de vendas;
  • Gerenciamento dos leads;
  • Integração com portais imobiliários;
  • Validação de leads;
  • Chat online;
  • Plantão virtual.

A Rankim possui mais de 4.500 usuários espalhados pelo Brasil, Portugal e Estados Unidos e seus planos vão desde o gratuito até o pago de R$ 349/mês.

Saiba mais: Rankim

12 – Imobzi

O Imobzi promete, com apenas um único sistema, ser CRM e Site Imobiliário à Gestão de Locação e Financeiro.

Além de tudo isso, o Imobzi ainda conta com um rede social de negócios e um chat online com outros corretores que facilita a realização de parcerias.

Falando mais sobre o CRM, as suas principais funções são:

  • Gerenciamento do funil de vendas;
  • Gestão de leads;
  • Envio de emails;
  • Agendamento de tarefas;
  • Integração com portais imobiliários;
  • Análise de métricas.

E o melhor: você pode começar a usar o Imobzi de forma gratuita.

Saiba mais: Imobzi

13 – Tecimob

O Tecimob é aplicativo, site imobiliário e CRM.

Tudo isso para que corretores de imóveis, imobiliárias e construtoras foquem todo o seu tempo no que importa: vender mais.

Bateu a curiosidade? Então confira algumas funcionalidades do CRM da Tecimob:

  • Gestão do funil de vendas;
  • Gerenciamento de leads;
  • Perfil do imóvel;
  • Perfil do cliente;
  • Rede de parceiros;
  • Agendamento de tarefas;
  • Integração com portais imobiliários;
  • Análise de métricas.

Sobre a contratação do Tecimob, você pode fazê-la sem taxa de instalação e sem contrato de fidelidade.

Ou seja, para cancelar, basta deixar de pagar.

Ah! E os planos são totalmente personalizados e começam a partir de R$ 69/mês.

Saiba mais: Tecimob

14 – Contact2Sale

O Contact2Sale é um CRM que está simplificando a gestão de leads, e revolucionando as imobiliárias do Brasil.

Apesar de nova no mercado, a ferramenta é capaz de aumentar suas vendas e produtividade de forma inteligente e ágil.

Além disso, ela também promove um controle robusto das métricas do seu negócio.

Confira algumas funções do Contact2Sale:

  • Gerenciamento do funil de vendas;
  • Gestão de leads;
  • Agendamento de tarefas;
  • Script de vendas;
  • Integração com o WhatsApp;
  • Aplicativo para IOS e Android;
  • Análise de métricas.

Para saber mais informações sobre esse CRM, basta preencher o formulário no site deles e solicitar um contato comercial.

Saiba mais: Contact2Sale

15 – Fleeg CRM

O Fleeg CRM é um sistema com diversas soluções para o mercado imobiliário: integrações, CRM, construção de páginas de site e automações de disparo de e-mail. 

O principal foco do CRM é potencializar a capacidade do time de corretores, automatizando tarefas simples e repetitivas e centralizando toda a comunicação da equipe de vendas.

O Fleeg ainda possui:

  • Gestão do funil de vendas;
  • Acompanhamento visual das oportunidades através do kanban de vendas;
  • Integração com LinkedIn e outras ferramentas de vendas e marketing através do Zapier;
  • Acompanhamento de indicadores de vendas no dashboard;
  • Construção de páginas de captura.

Atualmente, a utilização do Fleeg sai por R$35/usuário.

Saiba mais: Fleeg CRM

Agora que você já sabe tudo sobre CRM, que tal conhecer mais outras ferramentas para corretores de imóveis e imobiliárias?

Preparei uma lista completíssima com 240 ferramentas e aplicativos que para fazer o download gratuito é simples: basta colocar o seu email aqui embaixo.

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Postado por Gabriel Passos

Especialista em Marketing Digital com certificações no Google, Hubspot, Goobec, Rock Content, Resultados Digitais e Agência Mestre, além de mais de 10 anos de experiência em Marketing Imobiliário.