A consultoria de marketing imobiliário é essencial para imobiliárias e construtoras que querem aumentar seus resultados. Confira agora o que é, motivos e vantagens de contratar uma consultoria.

Existe algo mais angustiante do que entender a essencialidade do Marketing Imobiliário, mas não saber como ou não conseguir aplicar as suas principais estratégias?

Por mais frustrante que seja, essa é a realidade de diversas construtoras e imobiliárias do Brasil.

Muitas delas não tem tempo, não sabem por onde começar, não tem equipe ou não tem investimento alto a fazer.

Nesse cenário, surge uma pergunta: o que fazer para sanar esses problemas, e ter resultados positivos?

Uma das principais respostas para esse questionamento é: contratando uma consultoria de marketing imobiliário.

Se você quer saber o que é, quais os motivos de contratar e as principais vantagens de uma consultoria, te convido a continuar comigo nessa leitura.

Aqui, você aprenderá:

O que é uma Consultoria de Marketing Imobiliário?

A consultoria de marketing imobiliário é um serviço que tem como objetivo ajudar construtoras, imobiliárias e corretores de imóveis a realizar as melhores e mais assertivas estratégias de marketing imobiliário.

Isso acontece porque, ao contratar uma consultoria de marketing imobiliário, você tá contratando profissionais especializados e experientes no setor.

Ou seja, profissionais que já validaram diversas ações imobiliárias, e sabem quais delas vão te trazer o melhor resultado.

De modo geral, a consultoria é solicitada quando a empresa ou profissional não conta com um time de marketing.

Contudo, nada impede que ela também seja buscada quando a área de marketing estiver precisando de ajuda.

Quais são os motivos para contratar uma Consultoria de Marketing Imobiliário?

Você ainda não tem claro se precisa contratar uma consultoria?

Então confira agora os principais motivos que fazem empresas e profissionais contratar uma consultoria de marketing imobiliário.

Ausência de ações de marketing

É comum vermos construtoras, imobiliárias e corretores de imóveis sem se atentar para a essencialidade das estratégias de marketing.

Para se ter uma ideia, segundo o Benchmark Imobiliário, estudo feito pela Universal Software, 54% das imobiliárias do Brasil não possuem nenhuma pessoa responsável pelo Marketing.

Ou seja, são empresas que não executam, ou executam de forma nada estratégica, ações de marketing.

Se o seu negócio se encaixa nesse cenário, mas você quer potencializar seus resultados, contratar uma consultoria de marketing imobiliário pode ser uma ótima solução.

Afinal, você terá um time pronto para planejar, e até executar, as melhores ações de marketing.

Falta de profissionais especializados

A falta de profissionais especializados também é um dos principais motivos que fazem as pessoas procurarem uma consultoria.

Isso acontece porque não é fácil encontrar um profissional com as características desejadas e a vivência necessária no mercado imobiliário.

Quando se encontra, esse profissional pode sair bem custoso.

Há ainda a possibilidade de contratar bons profissionais sem prática no setor imobiliário.

Nesses casos, por sabermos a peculiaridade do nosso nicho, os resultados podem demorar um pouco a aparecer.

No entanto, a consultoria age exatamente no equilíbrio dessas duas opções: você terá ao seu lado profissionais especializados com total experiência no nosso ramo.

Ausência de resultados

Você tem um time interno ou uma agência de marketing, mas os resultados não estão conforme o esperado?

Ou ainda, precisa de resultados mais rápidos?

Se a sua resposta foi “sim” para qualquer uma dessas perguntas, saiba que contratar uma consultoria em marketing imobiliário pode te ajudar.

Ao estabelecer a consultoria, você passa a contar com profissionais que já deram resultados para outras empresas.

Isto é, profissionais que já validaram várias estratégias, e sabem exatamente quais delas podem te levar ao alcance dos seus objetivos.

Necessidade de economia

Você está precisando economizar ou, nesse momento, não consegue fazer um grande investimento?

Apesar dos resultados garantidos, o fato é que contratar bons profissionais de marketing imobiliário pode acabar necessitando de um investimento alto.

Como alternativa à esse contexto, algumas empresas optam por contratar uma consultoria de marketing imobiliário.

Através dela, você terá os mesmos profissionais especializados, com foco semelhante, só que por um valor mais baixo.

Isso só é possível porque o consultor não vai ter vínculo empregatício com você, e não necessariamente vai usar as instalações da sua empresa.

Sobrecarga de trabalho

A maioria das pequenas e médias construtoras e imobiliárias operam com um time bem enxuto.

Para se ter uma noção, segundo a mesma pesquisa da Universal Software, o Benchmark Imobiliário, 50% das imobiliárias tem até 10 pessoas na equipe.

Desse modo, com poucas pessoas no time e uma demanda crescente, é natural que o trabalho fique pesado e o tempo disponível para pensar em estratégias de marketing seja menor ou inexistente.

Porém, a partir do momento que essa responsabilidade é dada aos consultores de marketing, você ganha tempo para focar em outras áreas da sua empresa.

Isso sem falar nos resultados reais que uma consultoria pode trazer ao seu negócio.

Treinamento de equipe

Você tem um time de marketing qualificado, mas sente que eles ainda precisam de ajuda nas estratégias ou na vivência do setor imobiliário?

Se sim, saiba que a consultoria de marketing também pode atuar treinando a sua atual equipe.

Nessa metodologia, os consultores vão entender todas as estratégias e processos realizados para indicar melhorias.

Dessa forma, é bem provável que algumas ações sugeridas nunca tenham sido utilizadas por você e que elas sejam completamente novas para a sua equipe.

Em outras palavras, o seu time desenvolve novas habilidades e, consequentemente, o resultado cresce.

Quais são as vantagens de contratar uma Consultoria de Marketing Imobiliário?

A sua realidade se encaixa em um dos motivos citados anteriormente?

Então confira agora quais são as vantagens e como a consultoria de marketing imobiliário pode ajudar o seu negócio.

Contar com especialistas

O marketing imobiliário é amplo, complexo e demanda muito conhecimento para ser executado.

Para se ter uma ideia, hoje já existem diversos tipos de marketing imobiliário, e dominar todos eles requer muito aprendizado.

Nesse cenário, a partir do momento que você tenta implementar ações sem a expertise necessária, seus investimentos tendem a ser negativos.

Por outro lado, ao contratar uma consultoria de marketing imobiliário, você passa a contar com um time de especialistas que sabem exatamente quais são as melhores estratégias para o seu negócio.

Isso porque estamos falando de profissionais altamente capacitados que estudam e validam as melhores práticas para o mercado.

A consequência desse processo é a maior possibilidade de um retorno sobre o investimento (ROI) positivo.

Dispor de um time experiente

Um dos principais diferencias de uma consultoria de marketing imobiliário é a sua experiência.

Afinal, por meio dela você vai dispor de um time de profissionais que já passaram por outras empresas imobiliárias e, por isso, sabem quais estratégias se alinham melhor ao comportamento do comprador de imóveis.

Portanto, se você já se viu em situação de querer criar uma ação de marketing mas não saber nem por onde começar ou não ter certeza do retorno, uma ótima opção pode ser contratar uma consultoria.

A equipe entenderá os seus objetivos e fornecerá todo o passo a passo para colocar em práticas as melhores e principais estratégias de marketing imobiliário.

Ter foco no seu negócio

A consultoria de marketing imobiliário tem um único objetivo: fazer com que você aumente os seus resultados.

Para alcançar essa meta, os consultores farão uma verdadeira imersão focada no seu negócio.

O resultado disso é uma maior eficiência no setor de marketing e mais produtividade para os gestores e donos de construtoras e imobiliárias.

Ou seja, mais tempo para focar em outras áreas da empresa.

Ao contratar uma consultoria, as únicas atividades da gestão serão passar os objetivos e informações das campanhas e aprová-las após terem sido planejadas.

Possuir a opção mais rentável

A rentabilidade tem a ver com o percentual de remuneração obtido a partir da quantia que você investiu.

Ou seja, qual será o teu retorno sobre o investimento feito.

Quando o assunto é executar estratégias de marketing imobiliário, as empresas e profissionais têm, basicamente, 4 opções: não fazer nada, montar um time interno, colocar uma agência de marketing imobiliário ou contratar uma consultoria.

A escolha de não fazer nada é a que tem menor rentabilidade.

Afinal, o custo de não realizar nenhuma ação é muito alto e pode significar o fim do teu negócio.

A opção do time interno é excelente, visto que você terá foco total nas suas demandas, rapidez nas entregas e controle dos processos.

Contudo, os custos são altos e é difícil encontrar profissionais qualificados.

Isso sem falar na necessidade de estrutura e possíveis “buracos” deixados com demissões.

A preferência de colocar um agência também tem seu pontos positivos.

Afinal de contas, você contará com um time de especialistas que são experientes na área e uma estrutura completa trabalhando ao seu favor.

No entanto, a agência divide o foco dela com outras tantas empresas e, por isso, as entregas são mais lentas.

Já a consultoria é um equilíbrio de todos os pontos positivos citados.

Você tem foco, qualidade e rapidez a um custo acessível.

Ter uma visão neutra e geral

Você concorda que é muito mais difícil reconhecer um erro quando se convive com ele todos os dias?

Uma das principais dificuldades de donos e gestores de empresas imobiliárias é justamente conseguir se afastar um pouco de tantas atividades e rotinas de trabalho para avaliar o cenário por uma perspectiva mais ampla.

Nesse contexto, a consultoria vem para trazer um “olhar de fora”.

Ou seja, uma visão mais neutra e geral do seu negócio.

Sem nenhum vínculo com a empresa, os consultores conseguem deixar de lado aspectos como paixão, ego e apego que são comuns a quem criou a estratégia.

Renovar os conhecimentos

A consultoria em marketing imobiliário é realizada em uma espécie de parceria com os donos e gestores de imobiliárias e construtoras.

E como acontece em toda a relação, há naturalmente uma troca muito interessante de conhecimentos.

Dessa forma, a consultoria promove o aprendizado, e o empreendedor ainda pode levar suas dúvidas mais específicas aos consultores.

Por meio das informações, ferramentas e dicas compartilhadas pela consultoria, todos os profissionais se tornam mais completos e capacitados para lidar com os desafios atuais e futuros do negócio.

Melhorar a produtividade

Uma das principais atividades da consultoria em marketing imobiliário é a identificação dos processos da empresa.

Ou seja, o reconhecimento de problemas que podem atrapalhar o desenvolvimento, maneiras de diminuir custos e oportunidades de negócio.

A partir do momento que se entende tudo isso e há um ajuste nos processos, a empresa, naturalmente, ganha muito em produtividade e eficiência.

Se somarmos à isso o foco no marketing e os conhecimento adquiridos, pontos que citei nos tópicos anteriores, temos um ganho ainda maior.

Aumentar os resultados

A consultoria de marketing imobiliário vai entender as dores, desejos e objetivos da sua empresa para criar um plano de marketing imobiliário totalmente personalizado.

E tudo isso com o que já falei aqui: especialização, experiência e foco.

Dessa forma, a soma de todos esses elementos só pode ter uma conclusão: o aumento nos resultados.

O que achou da consultoria em marketing imobiliário? Você acha que ela faz sentido para você?

Se sim, me manda uma mensagem por aqui que posso te ajudar!

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Postado por Gabriel Passos

Especialista em Marketing Digital com certificações no Google, Hubspot, Goobec, Rock Content, Resultados Digitais e Agência Mestre, além de mais de 10 anos de experiência em Marketing Imobiliário.