Existem diversos tipos de marketing mas nem todos são aplicáveis ao nosso mercado. Confira agora uma lista completa com os 15 principais e mais usados tipos de marketing imobiliário.

Você sabia que existem, em média, 83 tipos de marketing?

Essa imensa quantidade é decorrente das mudanças constantes no comportamento do consumidor e, consequentemente, no marketing.

O fato é que cada um deles atende a um objetivo, canal, público e tipos de negócio.

No Marketing Imobiliário, alguns são mais usados e já foram validados por corretores de imóveis, imobiliárias e construtoras.

Enquanto outros tem pouca aplicação ou ainda não tem relação com o comportamento geral do comprador de imóveis.

Pensando em otimizar o seu tempo, resolvi elencar e comentar os 15 mais usados tipos de marketing imobiliário.

Vamos aprender mais sobre cada um deles?

Tipos de Marketing Imobiliário

1 – Marketing Digital Imobiliário

O Marketing Digital é toda e qualquer estratégia de marketing executada de forma online.

A sua importância é tanta que faz surgir máximas do tipo: “quem não está na internet, não existe”.

Frases similares à essa podem ser comprovadas em dados como os de que 82% dos brasileiros estão conectados à internet80% das buscas por imóveis começa nela.

Com vantagens relacionadas ao alcance, interatividade, baixo investimento, alta segmentação e análise de métricas em tempo real, o Marketing Digital é essencial para quem quer gerar leads imobiliários qualificados e vender mais.

Para alcançar esses e outros objetivos, são utilizadas estratégias essenciais como: sites imobiliários, blog, SEO, anúncios imobiliários, email marketing imobiliário, redes sociais, inbound marketing imobiliário e outras.

2 – Marketing Tradicional

O Marketing Tradicional é aquele que envolve todas as ações de marketing fora da internet.

Ou seja, TV, rádio, jornal, revista, brindes, folders, panfletos e até eventos.

Com foco em atingir uma grande quantidade de pessoas, o Marketing Tradicional ja dominou o mercado imobiliário.

Ele era – e ainda é – utilizado por empresas que tinham como objetivo fixar uma marca na cabeça do consumidor e/ou oferecer produtos e serviços de forma mais ativa.

E por mais que esse pareça ser um tipo de marketing defasado, suas estratégias ainda são efetivas e podem ser potencializadas quando mescladas com o digital.

3 – Inbound Marketing Imobiliário

O Inbound Marketing é o conjunto de estratégias de marketing que visam atrair e converter clientes por meio de conteúdos relevantes.

Conhecido também como “marketing de atração”, o Inbound ganhou esse nome pelo seu caráter passivo.

Ou seja, não é você que vai até os seus potenciais clientes, são eles que vão até você.

Além disso, a comunicação é totalmente pautada na permissão.

Isto é, diferente do que acontece nos canais baseados na interrupção (Exemplo: TV, rádio, jornais e revistas), aqui ela só existe se o usuário conceder a autorização.

Essas características permissivas e passivas fizeram com que o Inbound fosse apelidado também de “o marketing que as pessoas amam”.

Denominação muito justa, afinal ele é totalmente adaptado ao novo comportamento de um consumidor cada vez mais empoderado, inteligente e exigente.

Como se não bastassem todas essas qualidades, o Inbound ainda é acessível, te faz alcançar o público certo, diminui o seu ciclo de vendas, aumenta sua autoridade, educa os seus leads e estreita o relacionamento com eles.

Percebendo todo o potencial dessa estratégia, algumas empresas do mercado imobiliário já começaram a colocá-la em prática.

São os casos, por exemplo, da MRV e da Casa Mineira.

4 – Outbound Marketing

O Outbound Marketing tem forte relação com o Marketing Tradicional e é exatamente o oposto do Inbound Marketing.

Enquanto no Inbound são os clientes que vão até você de forma passiva e permissiva, no Outbound é você que vai atrás deles de forma ativa e interruptiva.

Conhecido justamente como “marketing de interrupção”, esse tipo de marketing muitas vezes “empurra” produtos e serviços para pessoas que talvez nem estejam procurando por aquela solução no momento.

Dessa forma, ainda que gere resultados à curto prazo, o Outbound acaba criando uma percepção negativa no consumidor.

Algumas de suas ações mais comuns são: TV, cold calling (ligações como as de telemarketing), outdoors, cartazes e outros.

5 – Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo consiste na criação de conteúdo relevante e focado em resolver uma dor ou problema do usuário, para que ele seja atraído, educado e tenha uma percepção positiva da sua marca.

Uma das principais consequências dessa estratégia é justamente a atração de tráfego orgânico.

Isso porque ao produzir conteúdo de qualidade sobre assuntos pertinentes ao seu negócio, suas chances de ser encontrado nos mecanismos de busca aumentam.

Para se ter uma ideia, empresas e profissionais que utilizam Marketing de Conteúdo tem, em média, 1,3 vezes mais visitas em seus sites, gerando 1,4 vezes mais leads.

Além disso, um conteúdo de valor ainda é capaz de educar o mercado, gerar autoridade e aumentar o conhecimento da sua marca.

Para oferecer esses conteúdos, você pode utilizar formatos como: blog posts, ebooks, infográficos, vídeos, webinars, podcasts e até postagens nas redes sociais.

6 – Email Marketing Imobiliário

O Email Marketing é toda comunicação por email entre profissionais ou empresas e seus clientes ou potenciais clientes.

Essa estratégia, apesar de constantemente diagnosticada como “morta”, ainda é uma das que tem o melhor ROI.

Para se ter uma noção, estudos apontaram que o ROI (Retorno Sobre o Investimento) do Email Marketing é de 3800%.

Todo esse resultado se dá por dois fatores importantes: o Email Marketing não sofre com a ação dos algoritmos e a adesão por parte dos usuários é imensa.

Estima-se que ele seja utilizado por 92% dos adultos online e por 4,03 bilhões de usuários de email em todo o mundo.

No entanto, para ter sucesso com essa estratégia, é essencial conhecer as boas práticas e sua anatomia perfeita.

7 – Marketing de Busca

O Marketing de Busca, também conhecido como SEM (Search Engine Marketing), é toda estratégia de marketing dentro dos buscadores (Exemplo: Google e Bing).

O objetivo principal desse tipo de marketing é fazer com que sua marca seja encontrada sempre que o usuário pesquisar por algo que você oferte.

Isso seja o seu próprio produto/serviço ou algum conteúdo focado em resolver dores e problemas do seu potencial cliente.

Dessa forma, o Marketing de Busca pode ser dividido em duas vertentes: a busca orgânica e os links patrocinados.

A busca orgânica é o segmento focado no bom posicionamento orgânico nos resultados de busca.

É aqui que entram fortemente as estratégias de SEO.

Já os links patrocinados são a categoria que tratam dos anúncios/resultados pagos.

Busca Paga e Orgânica - Google

8 – Vídeo Marketing

O Vídeo Marketing pode ser entendido como qualquer estratégia de marketing que utiliza vídeos para atrair, converter e reter clientes.

Esse tipo de marketing, apesar de já ser uma realidade para empresas e profissionais imobiliários que querem resultados, continua como uma das principais tendências de marketing imobiliário para o futuro.

Para se ter uma ideia, os vídeos ocupam 80% de todo o tráfego da internet.

Todo esse sucesso é decorrente da facilidade no consumo que os vídeos oferecem, do potencial de viralização e do alto engajamento que promovem.

Além do mais, os vídeos ainda melhoram o SEO e tem um ROI altíssimo.

No nosso mercado, muitos profissionais e empresas já entenderam a importância dos vídeos imobiliários e estão utilizando os seus mais variados tipos.

9 – Marketing de Redes Sociais

O Marketing de Redes Sociais, ou Social Media Marketing, é caracterizado pelas estratégias de marketing nas redes sociais.

Esse tipo de marketing é essencial porque é exatamente nas redes sociais que os seus clientes estão.

Para se ter uma noção, mais da metade das pessoas estão conectadas à elas e o Brasil é o 3º no ranking de países que passam mais tempo nelas.

Contudo, se você quiser ter sucesso com o Marketing de Redes Sociais, não basta apenas fazer uma conta e garantir a famosa “presença digital”.

É preciso criar conteúdo realmente relevante e estar apenas naquelas em que os seus atuais e potenciais clientes estão.

Algumas das opções podem estar entre as 5 redes sociais mais usadas por corretores de imóveis, imobiliárias e construtoras: Facebook , Instagram, WhatsApp, YouTube e Linkedin.

10 – Remarketing

O Remarketing, ou retargeting, foca em impactar novamente o seu potencial cliente.

Sabe aqueles anúncios que parecem te perseguir logo depois que você visita a página de um produto?

Então, eles fazem parte de uma estratégia de Remarketing.

Esse tipo de marketing é principalmente utilizado quando o usuário chega bem perto de realizar uma ação que você deseja, mas, por algum motivo, ele “abandona” o seu ambiente digital.

Nesse cenário, o Remarketing entra para quebrar possíveis objeções e dar aquele “empurrãozinho”.

Essa estratégia é essencial para aumentar as suas taxas de conversão.

11 – Marketing de Relacionamento

O Marketing de Relacionamento é focado em cultivar um relacionamento positivo com os consumidores antes, durante e, principalmente, após a venda de um imóvel.

Aqui, o grande objetivo é satisfazer e fidelizar o seu cliente para que ele possa tanto comprar novamente com você, quanto indicar o seu negócio para amigos e familiares.

Ainda que o período entre a compra de um imóvel e outro seja longa, manter um relacionamento favorável e duradouro significa mais vendas a um baixo custo.

Afinal, como mostram os estudos, conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais do que manter um antigo.

No entanto, é preciso reforçar que sem relacionamento, fidelização e satisfação, não existe recompra ou indicação.

12 – Marketing de Indicação

O Marketing de Indicação se baseia em gerar novas vendas utilizando apenas os seus clientes atuais.

Também conhecido como Referral Marketing, esse tipo de marketing já impactou, mesmo que você nem tenha noção, o seu negócio.

Isso porque a indicação é um uma atitude inerente ao ser humano.

Todavia, para que ela ocorra de forma efetiva e estruturada, é importante que se crie um programa de indicações.

Inclusive, foi através de um bom programa de indicações que o Uber, Dropbox e o NuBank crescerem em seus mercados.

Case Nubank - Dicas Para Corretores de Imóveis e Imobiliárias Captarem Clientes

Para ter sucesso com o Marketing de Indicação, é preciso que os seus níveis de satisfação e relacionamento com o cliente estejam em alta.

Afinal, baixos índices serão sinônimo de indicações negativas.

No mercado imobiliário, a construtora Tenda tem um case interessante com 6 mil indicações em seu programa e 800 vendas através do Marketing de Indicação.

13 – Marketing Pessoal

O Marketing Pessoal é conjunto de estratégias usado para gerar e aumentar a percepção de valor em relação à sua imagem pessoal.

No mercado imobiliário, esse tipo de marketing costuma ser resumido ao manual de vestimenta dos corretores de imóveis.

Porém, o Marketing Pessoal é mais completo e vai muito além disso.

Ações como ser pontual, ter empatia, saber ouvir, ser proativo e ter conhecimento de mercado são essenciais para criar autoridade e uma impressão positiva sua.

14 – Marketing de Experiência

O Marketing de Experiência foca em gerar experiências e sensações positivas no contato com a marca.

Para isso, são aplicadas diversas estratégias, entre elas uma de destaque é a utilização do sensorial.

Ou seja, ações para estimular os cinco sentidos do corpo humano (tato, olfato, paladar, visão e audição).

Nesse tipo de marketing, o maior benefício não está relacionado à divulgação de um produto ou serviço.

A ideia aqui é conectar a marca e seu público para que ela se torne viva e amigável.

No mercado imobiliário, já existem empresas fazendo uso do Marketing de Experiência.

É caso da Tegra que criou a “Casa Tegra”, um espaço para exposições, shows e workshops que tem como objetivo reforçar o seu posicionamento de marca íntegra e integradora.

Casa Tegra Hall

15 – Marketing de Influência

Marketing de Influência consiste em utilizar a autoridade ou liderança de criadores de conteúdo para formar uma ponte entre a sua marca e o público influenciado.

Além de ser uma forte tendência de marketing imobiliário, essa estratégia já mostra sua importância em dados com os apresentados por uma pesquisa da Edelman.

Segundo o estudo, 63% dos consumidores confiam mais nas opiniões dos influenciadores sobre as marcas do que naquilo que elas dizem sobre si mesmas.

No setor imobiliário, algumas ações com esse tipo de marketing ficaram conhecidas.

Um bom exemplo foi o da parceria que aconteceu entre a Rossi e o Porta dos Fundos em 2013.

Confira o resultado:

O que achou dos tipos de marketing mais utilizados no mercado imobiliário? Você já aplicou algum deles?

Para continuar aprendendo sobre marketing imobiliário, te convido a se cadastrar na minha newsletter.

Te enviarei semanalmente conteúdos como esse direto na sua caixa de entrada.

Já são mais de 4.000 pessoas recebendo conteúdos como esse nos seus emails

Inscreva-se na nossa newsletter e não perca nada! Basta colocar seu email abaixo:

Postado por Gabriel Passos

Especialista em Marketing Digital com certificações no Google, Hubspot, Goobec, Rock Content, Resultados Digitais e Agência Mestre, além de mais de 10 anos de experiência em Marketing Imobiliário.