O Linkedin é uma rede social fundamental para corretores de imóveis e imobiliárias que querem melhorar seu marketing de relacionamento, ganhar autoridade e aumentar as vendas. Quer saber tudo sobre o assunto? Então confira agora esse guia completo!

Se engana quem pensa que o Linkedin é uma “plataforma online de currículos”.

Isso porque essa rede social é a maior rede profissional do mundo e nela há uma ótima oportunidade para se relacionar, aumentar a autoridade, gerar leads e vender mais.

Para se ter um noção da quantidade de pessoas que fazem uso do potencial da rede, segundo o próprio Linkedin, já são 756 milhões de usuários em mais de 200 países e territórios em todo o mundo.

Diante desse cenário, não restam dúvidas que o Linkedin é peça fundamental dentro da sua estratégia de marketing imobiliário.

Quer saber o que é exatamente o Linkedin, suas principais características e ainda 7 dicas de como fazer o melhor uso dessa rede social? Então continue conosco no texto!

Neste post, você aprenderá:

O Que é o Linkedin?

O Linkedin é uma rede social tida como a maior rede profissional do mundo.

Para se ter uma ideia, o Linkedin, comprado pela Microsoft em 2016, conta com mais de 750 milhões de usuários no mundo.

E apesar de por muito tempo ser taxada como uma rede social apenas para conseguir emprego, hoje 79% dos profissionais de marketing acreditam que o Linkedin é importante para geração de leads.

Através da plataforma, é possível gerar leads imobiliários, aumentar o conhecimento da marca, mostrar-se como autoridade, relacionar-se com profissionais do mercado e potenciais compradores, além de, consequentemente, aumentar as vendas.

Sendo assim, o Linkedin aparece como uma rede social essencial e diferenciada para corretores de imóveis e imobiliárias utilizarem em seu plano de marketing imobiliário.

Características do Linkedin

O Linkedin talvez seja a rede social mais peculiar se comparada com as outras “gigantes”.

Foi por isso que, pensando em te ajudar, separei as principais características da plataforma. Vamos conhecê-las?

  • Profissionalismo: O Linkedin é uma rede social profissional. Dessa forma, qualquer coisa que fuja desse viés é mal vista pelos usuários. Por isso, use a rede para se relacionar profissionalmente, postar conteúdos ricos, gerar contatos em potencial e deixe a vida pessoal para o Instagram e o Facebook.
  • Relacionamento: Já imaginou se relacionar com as maiores referências do mercado nacional e mundial? Sim, é muito simples se conectar e conversar com esses executivos que muitas vezes não tem contas em outras redes sociais mas tem no Linkedin.
  • Conteúdo: Por se tratar de uma rede social profissional, o conteúdo compartilhado é de extrema relevância. Dessa forma, o Linkedin se apresenta como uma ótima plataforma para consumir e compartilhar informações.
  • Oportunidades: O Linkedin é, realmente, um ótimo espaço para a descoberta de oportunidades. É lá que as grandes empresas garimpam os melhores funcionários.
  • Negócios: Assim como em qualquer ambiente profissional, negócios também acontecem no Linkedin. É possível vender tanto para sua rede de networking quanto para novas pessoas através de anúncios imobiliários.

Dicas de Linkedin para Corretores de Imóveis e Imobiliárias

1 – Tenha uma Company Page

A company page nada mais é do que uma página voltada para empresas dentro do Linkedin.

E, assim como acontece no Facebook, a dúvida sempre que sempre fica é: devo ter um perfil pessoal ou uma company page?

A resposta para essa pergunta é: os dois!

Isso porque uma company page tem características e objetivos diferentes de um perfil pessoal.

Enquanto no seu perfil você irá exibir os conhecimentos e habilidades da sua carreira profissional, na página você irá mostrar as competências e diferenciais do seu negócio.

Além disso, só é possível criar todos os tipos anúncios imobiliários no Linkedin e analisar as métricas do seu público-alvo através de uma página empresarial.

Por isso, se você, dono/responsável de uma imobiliária ou corretor de imóveis autônomo, quer facilitar o contato com potenciais clientes e até funcionários, não deixe de criar uma company page.

Para criar uma pro seu negócio é só ir em na parte superior direita em “soluções”, depois em “criar uma company page” e por fim preencher todas as informações solicitadas.

Company Page - Linkedin

Ah! não esqueça de colocar imagens de qualidade na foto de capa e perfil, aprimorar a descrição da página com palavras-chave e compartilhar conteúdos de qualidade.

2 – Otimize o seu perfil pessoal

Imagino que você, corretor de imóveis ou profissional de imobiliária, já deve ter se perguntado como é possível ter destaque em meio a mais de 550 milhões de usuários ativos mensais no Linkedin, certo!?

Uma das principais formas, junto a criação de conteúdo de qualidade, é a otimização do perfil para os motores de busca do Linkedin.

Já imaginou a possibilidade de um funcionário de alto escalão ou até um recrutador pesquisar por “corretor de imóveis em São Paulo” no Linkedin e dar de cara com seu perfil todo atualizado e cheio de conteúdos valiosos?

Para que isso aconteça é preciso fazer uso de algumas técnicas simples porém que trarão relevância ao seu perfil.

Tenha uma boa foto de perfil

Essa é, talvez, a dica mais básica para um bom perfil no Linkedin.

Segundo dados, perfis com foto recebem 36 vezes mais mensagens e 21 vezes mais visualizações.

Por isso, tire um foto de qualidade que transmita identificação e profissionalismo.

Defina seu título profissional

O título profissional fica localizado logo abaixo do seu nome e é um dos elementos mais importantes do perfil.

Para otimizá-lo, coloque sua função ou habilidades e a empresa que trabalha ou o local que atende.

Exemplo: “corretor de imóveis na imobiliária X” ou “corretor de imóveis em São Paulo”.

Crie um resumo “matador”

No resumo você terá até 2.000 caracteres para contar sobre você e suas qualidades.

Porém, não esqueça de usar palavras-chave para melhorar o ranking do seu perfil.

Alguns exemplos de palavras-chave são: “consultor imobiliário”, “corretor de imóveis” e “especialista em imóveis”.

Personalize sua URL

Personalizar a URL é imprescindível para torná-la mais amigável e compartilhável.

Concorda que é muito mais fácil ir até uma URL como “www.linkedin.com/in/gabrielpassos” do que “www.linkedin.com/in/3A9136%9DF“?

Não tenha vergonha e solicite conexões

No Linkedin é comum ser aceito por pessoas que você não conhece mas tem interesses semelhantes.

Por isso, não tenha vergonha de solicitar conexão com as principais referências do mercado.

Essa prática é importante para o mecanismo de buscas porque resultados com conexões diretas aparecem 1º.

Solicite recomendações

As recomendações nada mais são do que comentários sobre seu trabalho ou reforço das suas habilidades por parte de outros usuários.

Uma boa forma de conseguir recomendações é exatamente recomendando alguém e esperando a reciprocidade dela.

Se isso não adiantar, nada impede que você faça um pedido formal para pessoas que conhecem suas competências ou trabalharam com você.

Não esqueça de interagir

A interação é um dos pontos mais importantes dentro do algoritmo do Linkedin.

Por isso, curta postagens, comente, faça parte de grupos, abra discussões neles, poste conteúdos relevantes no seu perfil e faça textos valiosos no Linkedin Pulse (falaremos dele mais a frente).

3 – Utilize as buscas avançadas

O Linkedin oferece uma imensidão de possibilidades quando a questão é a busca.

Portanto, se você quer encontrar possíveis clientes, novos parceiros ou até um emprego, é essencial conhecer os comandos básicos e avançados da busca gratuita do Linkedin.

Comandos básicos

Os comandos básicos são aqueles mais e simples e conhecidos pelos usuários em geral. São eles:

  • Firstname: São as pesquisas por nome. Exemplo: Gabriel.
Buscas do Linkedin - Firstname
  • Lastname: São as pesquisas por sobrenome. Exemplo: Passos.
Buscas do Linkedin - Lastname
  • Title: São as pesquisas por cargo. Exemplo: CEO.
Buscas do Linkedin - Title
  • Company: São as pesquisas por usuários de uma empresa. Exemplo: Company: “Ecocil”.
Buscas do Linkedin - Company
  • School: São as pesquisas por usuários que estudaram em uma determinada instituição de ensino. Exemplo: School: “Marista”.
Buscas do Linkedin - School

Comandos avançados

Os comandos avançados são caracterizados por usar o método booleano de pesquisa.

Ou seja, são comandos que excluem resultados indesejados, refinam suas buscas e fazem com que você encontre exatamente o que estava procurando.

Os comandos avançados da busca do Linkedin são:

  • Aspas: As aspas servem para você pesquisar um termo exato. Exemplo: “Corretor de Imóveis em São Paulo”.
Buscas do Linkedin - Aspas
  • AND: O conector AND serve para adicionar dois ou mais termos em uma pesquisa. Ou seja, a busca deve atender ao critério 1 E ao critério 2. Exemplo: CEO AND Corretor de Imóveis.
Buscas do Linkedin - AND
  • OR: O conector OR serve para alternativas. Ou seja, a busca deve atender ao critério 1 OU ao critério 2. Exemplo: CEO OR Diretor.
Buscas do Linkedin - OR
  • NOT: O operador NOT serve para eliminar um termo da pesquisa. Exemplo: Diretor NOT Gerente.
Buscas do Linkedin - NOT
  • Parênteses: O parênteses serve para pesquisas mais complexas ainda. Através dele é possível combinar vários comandas e termos. Exemplo: (“Ger.” OR “Gerente”) AND NOT (“Gestor” OR “Gestora”)
Buscas do Linkedin - Parênteses

Por fim, é importante frisar que todos esses conectores devem ser escritos em letras maiúsculas para que funcionem.

4 – Faça anúncios no Linkedin

Assim como no Google, no Facebook e no Instagram, através do Linkedin também é possível fazer anúncios imobiliários e impactar exatamente o seu público.

Para se ter uma ideia, você pode segmentar seus anúncios por localização, cargo, função, nome da empresa, setor da empresa, gênero, idade e muitas outras classificações.

Você consegue, por exemplo, anunciar um imóvel de alto padrão para mulheres que moram em São Paulo, com mais de 30 anos e que são donas de empresas com mais de 50 funcionários.

Um anúncio como esse do exemplo pode ser altamente personalizado, já que você sabe que são mulheres donas de empresa com mais de 30 anos, e assertivo, visto que você estará atingindo pessoas com capacidade financeira de adquirir seu empreendimento.

Outro ponto interessante são os formatos disponibilizados.

É possível fazer tanto um anúncio no feed do usuário quanto na barra lateral ou até mandar uma mensagem diretamente na caixa de mensagens dele.

Para criar os anúncios é bem simples: você vai na parte superior direita em “soluções”, depois em “veicular anúncio”.

Anúncios Imobiliários no Linkedin - Página Inicial

Após isso, dentro da gerenciador de campanhas do Linkedin, é só seguir o passo a passo na criação da conta, configuração da campanha e concepção do anúncio em si.

Anúncios Imobiliários no Linkedin - Gerenciador de Campanhas

Para saber mais sobre como anunciar no Linkedin, recomendo a leitura desse post da Resultados Digitais sobre o assunto.

5 – Use o Linkedin Pulse

O Linkedin Pulse é um recurso do Linkedin que funciona como uma espécie de blog e possibilita a criação de artigos por parte dos usuários.

Ou seja, você pode fazer posts sem nenhum limite de caracteres ou de imagens e ainda mais todas as suas conexões recebem um alerta informando sobre o artigo.

Essa é, sem dúvidas, uma ótima forma de ganhar visibilidade, autoridade e promover seus conteúdos na plataforma.

Porém, para que tudo isso aconteça, é preciso esquecer a ideia de falar sobre seu produto ou serviço e focar em criar um conteúdo realmente rico e relevante sobre o mercado.

Para criar um artigo no Linkedin Pulse é muito fácil: bastar clicar aqui, depois inserir uma imagem de destaque, um título, escrever toda a postagem e por fim ir em “publicar”.

6 – Crie e Participe de Grupos

Os grupos do Linkedin são espaços onde os profissionais da mesma área ou com interesses em comum discutem sobre assuntos pertinentes ao nicho.

Através deles, é possível compartilhar conteúdo, aprender novos temas, visualizar ou anunciar vagas de emprego, firmar parcerias e se estabelecer como autoridade no setor.

Dessa forma, não deixe de participar dos grupos mas sempre lembrando de distribuir apenas conteúdos relevantes e de não participar de discussões desnecessárias.

Além disso, você também pode criar o seu próprio grupo.

Nesse caso, será de sua responsabilidade moderar o grupo e levantar questões significativas.

Para criar um grupo, basta ir na parte superior direita em “soluções” e depois em “grupos”.

Grupos no Linkedin - Página Inicial

Após isso basta clicar “criar um grupo novo” e por fim é só completar todas as informações solicitadas.

Criar Grupo - Linkedin

7 – Analise as métricas

A análise de métricas é etapa essencial de qualquer estratégia de marketing imobiliário.

Afinal, o que não pode ser medido, não pode ser melhorado.

O Linkedin entende isso e conta com sua ferramenta própria de análises.

A partir dela é possível ver informações referentes aos visitantes, atualizações e seguidores.

Ou seja, você terá em mãos dados como o alcance, cliques nos links, dados demográficas, dados geográficos, taxa de crescimento dos seguidores e até os conteúdos que geraram mais engajamento.

Para ter acesso a todos esses relatórios, basta ir na sua company page e clicar em “análise”.

Análise de Métricas - Linkedin

Enquanto perfil pessoal também é permitido ter acesso a algumas métricas como curtidas, comentários, compartilhamentos, quem visitou seu perfil e quantas vezes o seu perfil apareceu nos resultados de busca.

Pronto! Depois desse guia completo eu tenho certeza que você aprendeu todo o potencial do Linkedin e as melhores práticas para ter sucesso nele.

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Postado por Gabriel Passos

Especialista em Marketing Digital com certificações no Google, Hubspot, Goobec, Rock Content, Resultados Digitais e Agência Mestre, além de mais de 10 anos de experiência em Marketing Imobiliário.