A internet mudou toda a dinâmica do Marketing Imobiliário e não dá mais para vender imóveis sem ela. Mas, como fazer isso da melhor forma? É o que respondo nesse post com 13 estratégias essenciais para quem quer vender imóveis pela internet. Confira!

A internet mudou totalmente o comportamento do consumidor de imóveis e, consequentemente, o marketing imobiliário.

Aquele potencial comprador, que antes precisava ir em várias imobiliárias ou construtoras, agora pode pesquisar diversos empreendimentos em minutos e com poucos cliques.

Prova disso é que 80% das buscas por imóveis começa na internet.

Essa nova realidade tornou obsoleta técnicas tradicionais de marketing.

Por outro lado, fez surgir diversas estratégias para impactar esse comprador cada vez mais digital.

Você quer saber quais são elas e como vender imóveis pela internet de forma efetiva?

Se a sua resposta foi “sim”, posso te garantir que esse é o lugar certo.

Pensando em te ajudar, preparei uma lista com 13 estratégias vitais de como vender imóveis pela internet. Vamos conferir?

Como Vender Imóveis Pela Internet?

1 – Trace um Plano de Marketing

O Plano de Marketing Imobiliário precisa ser a primeira estratégia a ser realizada por quem quer vender imóveis pela internet ou fora dela.

Afinal, apesar de ser um clichê, a famosa frase “para quem não para onde ir, qualquer lugar serve”, é totalmente verdadeira.

O plano de marketing imobiliário é um planejamento que descreve todas as estratégias e ações necessárias para se alcançar um ou mais objetivos.

Ou seja, é um documento que vai servir como um guia para você alcançar as suas metas.

Por exemplo: Se o seu objetivo é aumentar a geração de leads imobiliários qualificados em 15%, suas ações podem ser relacionadas à criar um site imobiliário, fazer anúncios imobiliários e outras descritas nesse artigo.

Para criar um bom plano de marketing imobiliário, porém, você precisará seguir algumas etapas importantes. Confira as 4 principais:

  • Objetivos de Marketing;
  • Persona;
  • Estratégias e Plano de Ação;
  • Métricas e Análise.

Ah! Também é importante frisar que o seu plano de marketing não precisar algo engessado e fixo.

Alterações podem ser feitas mas a ideia principal deve ser mantida: mostrar qual caminho seguir para atingir os seus objetivos.

Caso você precise de ajuda na elaboração, eu preparei um modelo pronto de plano de marketing imobiliário com explicações e exemplo sobre cada tópico.

Para ter acesso ao documento de forma gratuita, você só precisa colocar o seu email abaixo.

Modelo de Plano de Markerting Imobiliário Pronto

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2 – Crie um Site Imobiliário

O site imobiliário é estratégia obrigatória quando o assunto é venda de imóveis pela internet.

Afinal de contas, 80% das buscas por imóveis começam na internet e ele será como a sua “casa na web” para essas pesquisas.

Além disso, ter um site está intimamente ligado com resultados positivos.

Ou você conhece algum negócio de imobiliário de sucesso que não possua um site?

Como se não bastassem todos esses argumentos, ter um site ainda te ajuda a:

  • Ser encontrado;
  • Promover seus imóveis;
  • Ganhar autoridade;
  • Gerar leads;
  • Vencer a concorrência;
  • Vender mais.

A boa notícia para quem ainda possui um site imobiliário é que atualmente é possível criá-lo de forma simples e até gratuita.

Contudo, na hora de criar ou otimizar o seu, nunca esqueça de fazer uso das seguintes boas práticasexperiência do usuário, SEO e conversão.

3 – Faça Uso de Landing Pages

Você já entrou em uma página que não tinha menu, contava com pouco texto, pouca imagem e chamava sua atenção para comprar ou baixar algo?

Se sim, saiba que você esteve em uma landing page.

A Landing Page é uma página que possui um único objetivo: a conversão de visitantes em leads, oportunidades e vendas.

Ou seja, ela se utiliza diversas técnicas como, por exemplo, o desaparecimento do menu e os CTA’s (Calls To Action, para que usuário não fuja ou se distraia da oferta principal.

Nelas, o visitante só tem duas opções: converter ou sair.

No mercado imobiliário, essas páginas são usadas para aumentar a geração de leads de um ou mais imóveis específicos.

Afinal de contas, elas possuem taxas de conversão maiores do que as páginas “normais” de um site.

Sendo assim, pode ser uma excelente ideia promover suas landing pages nas campanhas de anúncios, de email marketing, no seu blog e nas redes sociais.

Confira um bom exemplo de landing page:

Exemplo de Landing Page do Mercado Imobiliário (MRV)

4 – Tenha um Blog Imobiliário

Já imaginou ter potenciais clientes entrando em contato com os seus conteúdos de forma gratuita e perene?

Para isso, você precisa ativar uma estratégia simples e efetiva: o Blog Imobiliário.

O Blog é onde o seu conteúdo fica armazenado na internet e uma das melhores formas de ser encontrado e ganhar autoridade.

Isso porque grande parte das pessoas que fazem pesquisas nos buscadores, acabam se deparando com postagens de blog.

Se quiser ver um bom exemplo disso, basta pesquisar por: “como fazer um financiamento imobiliário” no Google.

Importância do Blog Mostrada em Pesquisa no Google - Como Vender Imóveis na Internet

Além do mais, o blog é um canal exclusivamente seu com o público.

Algo totalmente diferente do que acontece nas redes sociais onde você é apenas usuário do canal e precisa lidar com constantes mudanças no algoritmo.

Apesar de ainda ser pouco utilizado no mercado imobiliário, ter um blog imobiliário é sinônimo de um ROI altíssimo.

5 – Utilize Técnicas de SEO

Ter o site imobiliário, landing page ou blog nas primeiras posições dos buscadores é o sonho de qualquer corretor de imóveis, imobiliária ou construtora.

Afinal, quem não quer ter mais visitas sem precisar gastar nada com isso?

Porém, para que isso realmente aconteça, não basta apenas estar no ambiente digital, é preciso investir em uma estratégia muito importante: o SEO.

SEO é a sigla para Search Engine Optimization e consiste em um conjunto de técnicas de otimização que visam fazer com que você ganhe posições orgânicas nos buscadores e, consequentemente, tenha mais visitas.

De acordo com alguns estudos, estima-se que existam mais de 200 dessas técnicas e fatores de rankeamento do Google.

Porém, o fator “0”, que está intimamente ligado à missão do Google, é, sem dúvidas, produzir conteúdos de qualidade focados na experiência do usuário.

Por isso, jamais tente agradar mais os “robôs” dos buscadores do que os usuários.

Assim como em tudo que você faz no Marketing Digital Imobiliário, o seu usuário precisa estar no centro de tudo.

6 – Faça Anúncios Imobiliários

Os anúncios imobiliários são estratégias que têm como objetivos aumentar e agilizar as vendas do seu imóvel.

A dinâmica deles é bem simples: você paga para plataformas de anúncios e elas expandem a exibição do seu conteúdo para te ajudar a gerar mais leads e, consequentemente, vender mais de forma rápida.

Até pouco tempo atrás, fazer anúncios era privilégio apenas de algumas empresas que tinham alto poder de investimento para promover seus imóveis na TV, rádio e revistas.

Porém, com a chegada da internet, até mesmo corretores autônomos conseguem fazê-los.

Nesse novo modelo, os anunciantes podem investir até R$ 1,00 e ainda escolhem em qual plataforma investir, por qual período e para qual público.

Ou seja, algo totalmente segmentado e assertivo.

Além disso, ainda é possível ver os resultados em tempo real e, dessa forma, fazer qualquer melhoria necessária de forma prática em questão de segundos.

Nos dias atuais, apesar de existirem diversas formas de anunciar um imóvel, os 3 principais e mais utilizados tipos de anúncios são: os buscadores, as redes sociais e os portais imobiliários.

7 – Utilize as Redes Sociais

Você sabia que mais da metade das pessoas do mundo estão conectadas às redes sociais?

Além disso, sabia que o Brasil é o 3º no ranking de países que passam mais tempo nelas?

Esses dois dados por si só são suficientes para confirmar a importância das redes sociais.

Afinal, eles são a constatação que o seu cliente está nas redes sociais e passa grande parte do seu dia nelas.

De toda forma, sair criando contas em todas as redes sociais não é o que vai te fazer vender mais imóveis.

Para isso, é essencial que você se atente para as duas principais e mais importantes regras: produza conteúdo relevante e esteja apenas nas redes que os seus clientes estão.

Algumas das opções podem estar entre as 5 redes sociais mais usadas por corretores de imóveis, imobiliárias e construtoras:

Antes de entrar em qualquer uma delas, lembre-se: não saia criando conta em redes sociais que você não vai conseguir manter a qualidade dos seus conteúdos.

Além disso, também é essencial que você não caia na “síndrome do objeto brilhante”.

Ou seja, sempre antes de aderir à uma rede social que acabou de surgir, verifique se ela tem o perfil do seu público.

8 – Faça Uso de Email Marketing

email marketing imobiliário é toda comunicação feita por corretores, imobiliárias e construtoras com os seus potenciais e atuais clientes através de email.

Apesar de ser constantemente diagnosticada como uma estratégia “morta”, o email marketing, quando feito da maneira certa, é uma das estratégias com os melhores resultados a um baixo custo.

Para se ter uma ideia, estudos apontaram que o ROI (Retorno Sobre o Investimento) do Email Marketing é de 3800%.

Todo esse resultado não é em vão, afinal o email não sofre com a ação dos algoritmos e é utilizado por 92% dos adultos online e por 4,03 bilhões de usuários de email em todo o mundo.

Contudo, para que sua estratégia de email não ganhe o “atestado de óbito”, você precisa conhecer muito bem as boas práticas e anatomia perfeita de um email marketing imobiliário.

Afinal, imagino que você não queira que seus emails caiam na caixa de spam e não tragam nenhum resultado. Estou certo!?

9 – Utilize o Inbound Marketing Imobiliário

Inbound Marketing Imobiliário é uma estratégia de marketing que visa atrair o interesse das pessoas por meio de conteúdo relevante, para conquistar sua permissão e criar um relacionamento duradouro.

Ou seja, ao invés de interromper sua programação com propagandas, como acontece em canais tradicionais (TV, rádio e revista), no Inbound a comunicação só acontece se o usuário autorizar.

É por isso que essa estratégia é conhecida como “o marketing que as pessoas amam”.

Além disso, no Inbound Marketing não é você que vai atrás dos clientes. São eles que vão até você.

Isso, logicamente, sempre lembrando que o foco inicial não é vender logo de cara.

A ideia aqui é entregar um conteúdo valioso para que você ajude o potencial cliente, a confiança aumente e, consequentemente, a venda aconteça.

Algumas empresas do mercado imobiliário já se atentaram para o potencial do Inbound e começaram a colocar em prática.

É o caso da MRV e da Casa Mineira, por exemplo.

10 – Use Automação de Marketing

A Automação de Marketing consiste em utilizar softwares para automatizar ações e processos de Marketing.

Sabe aqueles emails instantâneos e customizados que chegam quando você se inscreve ou compra algo? E as postagens que são publicadas no horário desejado?

São os softwares de automação os responsáveis por realizar essas e muitas outras tarefas.

Fazer o uso deles, inclusive, vai te dar acesso a vantagens importantes:

  • Aumento da produtividade;
  • Redução do ciclo de vendas;
  • Aumento na geração de leads qualificados.

Com relação aos leads qualificados, isso acontece porque a Automação de Marketing foca em nutrir, de forma automática e personalizada, os leads para que eles avancem no funil de vendas e se tornem clientes.

Muito embora essa tecnologia pareça ser acessível apenas para médias e grandes empresas imobiliárias, hoje já existem planos simples que “cabem no bolso” de corretores autônomos ou pequenas imobiliárias.

11 – Faça Vídeos Imobiliários

Você sabia que um minuto de vídeo vale 1,8 milhão de palavras?

Indo além do clichê, esse dado nos mostra o quão fácil e rápido é consumir esse tipo de conteúdo.

E em um mundo cada vez mais mais atarefado e “bombardeado” por mais informações do que as pessoas conseguem absorver, essa simplicidade é muito valorizada.

Contudo, esse fácil consumo é apenas um dos motivos que fazem os vídeos imobiliários serem fundamentais para quem quer vender mais imóveis pela internet.

Eles ainda ajudam a aumentar o engajamentomelhorar o SEO, gerar um excelente ROI e ainda têm potencial de viralização.

Como se não bastasse, a estratégia de vídeos, apesar de já ser comprovadamente de sucesso, continua como uma das principais tendências do marketing imobiliário para os próximos anos.

No mercado imobiliário, as empresas e profissionais já se atentaram para isso e estão utilizando os mais variados tipos de vídeos.

Um bom exemplo é o da Souza Gomes, que faz vídeos com o intuito de gerar valor para os seus potenciais clientes. Confira um deles:

12 – Utilize Ferramentas

As ferramentas são a melhor forma de corretores de imóveis, imobiliárias e construtoras aumentarem a sua produtividade e terem mais resultados.

E quando falo em ferramentas, não estou tratando das simples e improdutivas que durante muito tempo acompanharam o mercado imobiliário.

Ou seja, nada de pastas, fichários, agendas de papel e planilhas.

Estou falando das melhores e mais tecnológicas ferramentas do mercado.

Aquelas que se você não fizer uso, corre o risco de ficar para trás e deixar “dinheiro na mesa”.

Por exemplo: CRM, softwares de Automação de Marketing, aplicativos de produtividade e muito mais.

Inclusive, pensando em te ajudar, preparei uma lista completíssima com 240 ferramentas e aplicativos.

Para fazer o download gratuito é simples: basta colocar o seu email aqui embaixo.

240 Ferramentas e Aplicativos Para Corretores de Imóveis e Imobiliárias

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13 – Acompanhe as Métricas

A análise de métricas é a última e uma das etapas mais importantes para quem quer vender imóveis pela internet.

Isso porque é somente através dela que é possível identificar o que deu certo e o que pode ser melhorado na sua estratégia.

Além disso, você também conseguirá realizar uma tomada de decisão baseada em dados.

Ou seja, muito mais assertiva.

Apesar de todo esses benefícios, muitas empresas e profissionais se desinteressam pelo poder de mensuração do Marketing Digital Imobiliário e acabam fazendo decisões no “escuro”.

Para que isso não aconteça com você, o primeiro passo é definir quais são os seus KPI’s.

Ou seja, quais as métricas que tem relação com o seu objetivo.

Além disso, é importante traçar uma periodicidade para as análises.

Dessa forma, verifique quais os KPI’s demandam acompanhamento diário, semanal e mensal e crie uma rotina de observação.

O que achou das estratégias apresentadas? Você já conhecia ou aplicou/aplica alguma delas?

Saiba que mais importante do que ler e entender, é botá-las em prática.

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Postado por Gabriel Passos

Especialista em Marketing Digital com certificações no Google, Hubspot, Goobec, Rock Content, Resultados Digitais e Agência Mestre, além de mais de 10 anos de experiência em Marketing Imobiliário.